Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Qual seria a perda estimada neste acoplamento?
    Para que eu possa considerar no cálculo

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Caro JorgeAldo ...

    ... Hoje possuo o cartão R52Hn com dois PigTail MMCx para N-Macho de 50cm (RG178) acoplado diretamente a antena (que consequentemente possui N-Femea).

  2. #22

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    cara verificar que teu ruido esta alto nesse canal, no caso noise flor -91.. procura um canal que fique em torno de -95 -96

  3. #23

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Amigo, na prática o que está ocorrendo em seu link é um fenômeno conhecido como desvainecimento. O Desvainecimento é quando o espectro vai perdendo a "potencia"na medida em que avança no espaço. O motivo pode ser desde humidade até poeira no ar, gazes etc... Existem duas maneiras de resolver isso: 1º - Dividir esse link em dois, ou 2º - Aumentar a potência com uso de amplificadores, mas cuidado para não ultrapassar o limite aceito pela Anatel de 1W.

  4. #24

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    acho q o melhor para você seria trocar o rocket por RB433AH com o novo cartão r5shpn da mikrotik bem potente e robusto.

    Preciso muito saber quanto você consegui passar de banda nesse ponto a ponto com os rocket ?

    agradeço!!

  5. #25

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    tem como me ajudar nesse estudo ?


    ponto A -6.416423 -35.702710 tamanho da torre 16 metros
    ponto B -5.873151 -35.225564 tamanho da torre 83 metros
    banda maxima passente de 30 mb
    segui os dados dos ponto a ponto


    vou usar antenas
    rocket 34 + radio rocket M5 ou antena rocket de 34 +RB433AH os cartões estou em duvida entre (xr5 ou sr71 ou o novo r5shpn da mikrotik.

    mais agradeço muito se me ajudar no estudo do ponto a ponto,abraçãoooooo

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Devanecimento = fading, coloquei 10db no calculo para levar em conta o fading.

    Não é mero fading, e fading não é a perda dos gases. Fading é uma variação nas condições de propagação.

    No caso dele o que era mero fading, está passando do limite de sensibilidade do rádio e bloqueando o sinal completamente. Desconfio que seja inversão termica + diferença de altitude das torres (Uma acima da camada termica outra abaixo).

    Mas ai é com ele.

  6. #26

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Devanecimento = fading, coloquei 10db no calculo para levar em conta o fading.

    Não é mero fading, e fading não é a perda dos gases. Fading é uma variação nas condições de propagação.

    No caso dele o que era mero fading, está passando do limite de sensibilidade do rádio e bloqueando o sinal completamente. Desconfio que seja inversão termica + diferença de altitude das torres (Uma acima da camada termica outra abaixo).

    Mas ai é com ele.
    Amigo, tudo que impede a propagação do espectro contribui para o desvanecimento. Neste caso não acredito que esteja ultrapassando a sensibilidade do equipamento pois não está havendo corte completo do sinal e sim perda de alguns dB´s.

  7. #27

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Caro Jorge Aldo,


    Primeiramente gostaria de colocar que não estou aqui para desvirtuar nada e sim colaborar. Não estou aqui para falar palavriados de difícil entendimento para que os contribuintes do fórum digam: " É o cara" e nem tampouco me achar "o cara" e assinar: "Consultoria agora é paga, R$100,00 para conversar comigo". Isso é um fórum e não um escritório de consultoria. Acredito que as maioria dos usuários deste
    fórum são pessoas humildes e em busca do aprendizado e do "Faça você mesmo", senão não estariam aqui.
    Com todo respeito, se quiser prestar de consultoria, está se apresentando no lugar errado, se quiser colaborar, está no lugar correto e tenho certeza que temos muito a aprender com você, assim como você com nós.


    2º ponto - Desvainecimento é um tipo de atenuação, ou você como consultor não sabia disso???????? Vai aí as fontes e a "corroboção" do que eu disse:


    Fontes:
    Teleco
    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...g/pagina_2.asp

    Instituto Superior de Engenharia de Lisboa: http://www.deetc.isel.ipl.pt/sistema...anecimento.pdf


    "Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza." Benjamin Franklin

  8. #28

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Pessoal ... vamos apaziguar as coisas pois isso não nos levará a nada a não ser a inimizades o que não nos é vantajoso em nada. Deixem pra lá sempre terá alguém para nos atirar pedras, basta-nos saber utilizar essas pedras a nosso favor e não atira-la de volta.

    Eu vos conheço do Forun e os respeito muito, inclusive já recebi ajuda e foram muito úteis, portanto, não se diminuam com essas atitudes.

    Saudações

  9. #29

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Caro Jorge Aldo,

    Lhe informei e enviei as fontes (que por sinal inquestionáveis), que desvanecimento é um tipo de atenuação porque o sr. mesmo disse que não era, e sim um efeito específico, vamos recapitular tuas palavras.

    "Desvanecimento é um efeito específico.
    O termo que você quer se referir é atenuação pura e simples."

    Não precisa ficar nervoso, estamos aqui é para aprender mesmo...

    Aliás, não sou consultor e vamos parar com a briga ok? bandeira branca.




  10. #30

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    realmente não tem mais nada mesmo oque fazer nesse fórum aqui é para tirar duvidas e ajudar a quem esta com duvidas

    acho que o melhor a você fazer é abrir um escritório de consultoria e outra,os post não é lugar para fazer propaganda de negócios, se quiser fazer propaganda patrocine o o fórum amigo.

    fique com Deus.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Eu disse que não era ???!?



    "como uma variação da atenuação"

    Atenuação = Perda dos gases, perda do espaço livre.
    Devanecimento = Variação lenta ou abrupta da atenuação por variação das características de atenuação do meio por onde a onda passa.

    Cara faz o seguinte ? Vai ver se eu to na esquina que eu não tenho absolutamente mais nada pra provar aqui nesse forum.

  11. #31

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Uma possibilidade para evitar esse tipo de problema é mudar o MCS para um com STC, os de 0 a 7, mantendo a antena de dupla polarização. Isso fará o rádio usar a melhor polarização de cada momento.

    Uma mais McGyver é colocar antenas na torre com diferença de altura para as atuais, e que tentaria compensar a propagação anômala; por exemplo, de um lado 2m abaixo e do outro lado 3m abaixo. Variações de tilt em relação às antenas principais também são interessantes. O objetivo seria ter um link que na maior parte das 24h do dia é ruim, mas que seja bom exatamente quando o link principal ficasse ruim.

    Eu resolveria primeiro o problema de disponibilidade colocando uma repetidora, que é a melhor solução para essa distância, mas conseguir montar esse tipo de solução com link diferenciado pode ser bem motivante.

  12. #32

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Você disse uma coisa e depois voltou atrás e isso gerou confusão para todo mundo. Não vamos mais discutir isso porque não vai levar a nada e já saímos do assunto principal deste post.

    A propósito, te procurei lá na esquina e não te encontrei! Falou mentira hen!

    Enfim, continuando o post...

    Como eu disse anteriormente o que está acontecendo neste link de de 86km é perda de sinal, seja por desvanecimento ou por qualquer outro motivo(eu acredito que seja desvanecimento) e a única maneira de resolver isso é dividindo esse link em 2 ou implementando maior potência no transmissor, dentro da margem permitida pela Anatel de 1W.

  13. #33

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Errou denovo.. Eu disse: "Amigo, tudo que impede a propagação do espectro contribui para o desvanecimento." Eu disse contrubui, não disse que é. Se você entendeu do seu jeito...

    Corrigindo pela última vez: "Logo, atenuação é atenuação, fading é fading."


    Fading é uma variação da atenuação, não apenas fading como você disse.


    Não irei mais dar continuidade neste tópico à duas respostas, acho que tudo que falei está muito bem respaudado nestes dois links:




    Teleco
    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...g/pagina_2.asp


    Instituto Superior de Engenharia de Lisboa: http://www.deetc.isel.ipl.pt/sistema...anecimento.pdf

  14. #34

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Como faço pra deixar de receber mensagens deste tópico ?


    Não suporto mais

  15. #35

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Citação Postado originalmente por rafaela900 Ver Post
    Como faço pra deixar de receber mensagens deste tópico ?


    Não suporto mais
    Ferramentas de Tópico -> Cancelar Acompanhamento

  16. #36

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    UUUffffaaaaaa.......

  17. #37

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Citação Postado originalmente por alexcolt Ver Post
    Pessoal, tenho um enlace com Rocket Dish 34db de 86km. 100% de visada, os dois pontos estão a mais de 650m e entre eles há um grande vale. O perfil de elevação do LinkPlanner não mostrou nenhum obstáculo que pudesse sequer chegar perto da zona de Fresnel (a região da zona mais proxima do solo fica a mais de 100m de distância do mesmo). Em cima da torre do ponto 1 é possivel até mesmo ver o contorno do morro do ponto 2. Ou seja, visada perfeita.

    Tive esse enlace rodando por mais de 7 meses sem ter problemas (ping 2-6ms, sinal -56 a -63, ccq 98-100%, airmax quality e capacity 97-100%). Porém neste ultimo mês comecei a notar uma oscilação anormal no enlace. O sinal sobe e começa a oscilar de forma estranha, chegando a perder o enlace por alguns segundos nos piores dias. Ai derrepente, o sinal volta ao normal.

    Ocorre principalmente durante a noite e bem cedo pela manha.

    Segue abaixo 2 videos mostrando o comportamento dos enlace. No primeiro o sinal até não está ruim mas o ping oscila muito, no segundo aparece a oscilação do sinal.





    Se alguem puder me ajudar fico agradecido.

    Obrigado.


    boa noite Alex,

    seu tópico me chamou muito atenção, estou com o mesmo problema que vc, tenho um enlace de 75km que hoje esta com -71 e -72, transmitindo em torno de 30 a 35mb, esta excelente, mas a noite e de madrugada todos os dias cai em media 2 vezes sem uma hora especifica, o mais interessante foi que começou a acontecer isso depois de 2 meses instalados.
    ja estudei todas as possibilidades para resolver e nada adiantou, a única coisa que não fiz ainda foi colocar uma repetidora, mas dai ficaria ruim para mim por questões de custo, pois repetir um sinal é caso complicado pois implica locação da aérea, energia e equipamentos.
    vi um comentaria aqui nesse post quanto a colocar equipamento RADWIN, dai o problema o meu é um RADWIN 2000 com uma antena de 34db é um excelente equipamento mas esta acontecendo a mesma coisa que vc que esta com um rocket M5.
    Gostaria de saber se vc conseguiu resolver!
    abraços
    Julio Garcia

  18. #38

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    Amigo, procure ler sobre Desvanecimento...isso acontece por troca de temperatura...ja aconteceu isso aqui comigo em um enlace de 52Km, só consegui resolver colocando uma torre no meio para aumentar o ganho de sinal, nesses casos é complicado resolver com rádios Ubiquiti, pois os mesmos nao possuem recursos para tal coisa, aconselho a colocar uma repetidora no meio, caso nao seja possivel vc vai ter que partir para algum rádio digital frequencia licenciada.

    Abraço.

  19. #39

    Padrão Re: Enlace 86km Rocket Dish 34db Oscilando

    o problema é humidade, tanbem sofro com isso num ptp de 63km..