+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida em Projeto de Condomínio

    Bom dia a todos.

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer a comunidade underlinux pelo fórum fantástico e de conteúdo rico em detalhes.

    Bom pessoal, este é meu primeiro post no fórum, se eu estiver postando em área errada me desculpem mas realmente não sei exatamente onde postar essa dúvida, seguinte, eu moro em um residencial com vários prédios de 4 andares, eu fiz um projeto para distribuir o link de internet totalmente cabeado para todos os moradores com um preço fixo apenas para manter o link e a manutenção dos equipamentos, sem fins lucrativos, esse valor seria embutido na taxa de condomínio dos moradores.

    Minhas dúvidas são as seguintes: Preciso de um link dedicado pra isso ou posso usar um link compartilhado ? o que a Anatel diria sobre isso, qual seria a legislação aplicada a um projeto como esse? lembrando que não seria nada wireless, tudo seria cabeado utilizando na maioria dos blocos a estrutura do próprio prédio, sem tubulação externa ou qualquer outro tipo de gambiarra.

    gostaria que se possível um dos mestres aqui pudesse me explicar detalhadamente como devo agir nesse caso. a parte técnica eu já tenho tudo no papel e não tenho dúvida nenhuma até agora. mas fico com medo de começar a montar a estrutura sem saber se isso pode me dar dor de cabeça com a Anatel.

    Desde já meu muito obrigado.

  2. #2

    Padrão re: Dúvida em Projeto de Condomínio

    sim, vais atuar como um provedor normal
    precisando de licença link dedicado e tudo que um provedor precisa
    pois mesmo não tendo lucros, vai estar cobrando pela taxa do condominio.

  3. #3

    Padrão re: Dúvida em Projeto de Condomínio

    Bom dia , amigo aparti do momento que se ta cobrando pelo serviço ta se passando por provedor , só iria vim da problema se esse Projeto fosse sem taxa e sim o presente pro morado aew sim naum seria venda e sim uma boa...fica a dica ae

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida em Projeto de Condomínio

    Amigo vendeu internet precisa de scm.

  5. #5

    Wink Re: Dúvida em Projeto de Condomínio

    Bom, Condominio é uma empresa privada, a área aonde vc vai atuar está dentro do perímetro particular, é uma rede cabeada, vc diz q é sem fim lucrativo e somente os condôminos vão ser mutuário e parceiros nas despesas da internet, deduzindo q vc não vai fornecer a internet fora do condominio, vc poderá sim atuar, é como se fosse uma grande empresa de callcenter vão ter vários computadores interligados em rede e com internet, a empresa não é obrigada a pagar SCM por isso. Então...faça a sua avaliação e compare.....

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida em Projeto de Condomínio

    Veja o Art. 75 da Lei n° 9472 de 1997, "Art. 75. Independerá de concessão, permissão ou autorização a atividade de telecomunicações restrita aos limites de uma mesma edificação ou propriedade móvel ou imóvel, conforme dispuser a Agência."

    Não sei o que englobaria essa edificação. Um prédio? Um condomínio? Apenas um apartamento?




    Citação Postado originalmente por marcos10m Ver Post
    Bom, Condominio é uma empresa privada, a área aonde vc vai atuar está dentro do perímetro particular, é uma rede cabeada, vc diz q é sem fim lucrativo e somente os condôminos vão ser mutuário e parceiros nas despesas da internet, deduzindo q vc não vai fornecer a internet fora do condominio, vc poderá sim atuar, é como se fosse uma grande empresa de callcenter vão ter vários computadores interligados em rede e com internet, a empresa não é obrigada a pagar SCM por isso. Então...faça a sua avaliação e compare.....

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida em Projeto de Condomínio

    Pode consultar a Anatel.

    Veja este caso:

    Ação ocorreu em um condomínio da zona sul de Aracaju

    http://www.infonet.com.br/sysinfonet...f_internet.JPG
    A PF realizou a operação na manhã desta quarta-feira (Fotos: Portal Infonet)
    A Polícia Federal em Sergipe cumpre durante esta manhã dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em um Condomínio localizado na zona sul de Aracaju, com o objetivo de fechar um provedor de Internet clandestino.Um condomínio com 9 prédios e cerca de 180 apartamentos utilizava os serviços de um provedor de Internet instalado no mesmo local. Os moradores não tinham ciência da clandestinidade do serviço, pois o proprietário do serviço de Internet apresentava licença de funcionamento falsa da ANATEL.
    Foram apreendidos roteadores, modens, computadores e
    cabos. O proprietário da empresa de Internet responderá pelos crimes de desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação (rádio pirata), por uso de documento falso e por violação de lacre. O Inquérito Policial segue em segredo de justiça.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida em Projeto de Condomínio

    Colegas,

    Não vamos colocar o colega em maus lençóis dando opiniões sem fundamentos.
    Colega, a exploração do serviço de telecomunicações dentro do condomínio exige sim a licença, sem discussão, não acredite se lhe falarem diferente.
    Você precisa abrir empresa, recolher impostos e ter licença SCM.
    E tem mais uma coisa, pode verificar com a contabilidade ou advogado do condomínio, pois o mesmo terá problemas fiscais se cobrar essas taxas de internet no condomínio.
    Um grande abraço,

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida em Projeto de Condomínio

    Bom dia. Este trabalho de dutos e cabeamento, tem legislação em que nos prédios todo cabeamento deve passar por dutos e caixas de inspeção, assim se já existem estes dutos e caixas de inspeção em cada andar, deverá ser previsto no projeto do prédio se o fator de preenchimento atende a passagem de novos cabos, se ultrapassar este indice percentual de preenchimento ai meu caro, se dançou, para isto tem que pegar o pessoal da elétrica, quem instalou os dutos e caixas de inspeção para te dizer se poderá ou não, ou que se possa ter novos dutos e serem fixados lado a lado dos existentes, porém o CREA tá exigindo projeto de engenheiro mecânico, por se tratar de dutos e caixas de inspeção metálicos, bem do mais aconselho fazer uma busca no google a respeito de cabeamento via dutos em prédios, condominios, etc. E, desejo boa sorte, mas hoje o pessoal de segurança é que tão dando em cima, dentre eles os bombeiros, quem fiscalizam obras e olham se os projetos atendem a demanda daquele prédio. É uma dica, mexer com condominio já existente, é algo meio complicado, agora se tiver na planta ai dá para encaixar no projeto ainda. Todo projeto hoje em condiminio é obrigatório as ART´s de engenheiro civil, ao que lhe cabe, ao engenheiro mecânico, ao que lhe cabe, e assim mexem com a parte estrutural e até do engenheiro de telecomunicações, e tenho um novo parceiro que entende bem, creio que ele possa dar uma boa visada neste assunto, porém ele não está no Under-Linux.