+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Como você vai saber se é insignificante sem a teoria ? Como você vai medir ?

Um mestre de obras levanta uma pilastra, mas usa 100 quilos de cimento.

Um engenheiro usa somente o cimento necessário, por que tem a teoria.
    O mestre de Obras faz o que o engenheiro manda se o engenheiro mandou utilizar 100 sacos de cimento ele ira utilizar os 100 sacos.

Cimento tem cimento mais barato e outros melhores mas com um preço um pouco mais caro.

qual voce vai preferir ? o que custa mais barato ou o melhor ?

em nenhum momento desprezei a teoria eu disse que no caso a perda eh insiginificante.

o gerenciamento do PPPoE eh bem mais pratico / facil do que hotspot.

2. Pessoal, todos os post que partirem para a ofensa pessoal serão sumariamente apagados. E todos os outros que replicarem nos seus comentários, os post que foram apagados também terão que ser apagados pela lógica.
    Por isso alguns post foram apagados.
    Enquanto deixarem o debate no nível técnico o Portal não interfere. Mas não podemos deixar que expressões depreciativas sobre quem quer que seja permaneçam no tópico. Por isso que foram apagadas também as respostas que incluiam palavras não salutares.
    Não queremos que se estabeleçam indisposições entre os usuários, mas elas podem acontecer. E caso tomem um rumo diferente serão sumariamente apagadas.
    Qualquer reclamação a respeito do trabalho da moderação, (que também não é perfeita, mas os moderadores se esforçam para fazer o melhor pelo bem comum) deve ser comunicada a administração do Portal que é o forum maior para dirimir dúvidas.
    Existe uma ferramenta no forum para isso. Denunciar tópicos. Se for uma atitude de um moderador , a mesma coisa.
    Mesmo os moderadores não estão acima da decisão da Administração do Portal.
    Muitas vezes há reclamações sobre liberdade de uso do forum. Este forum procura ser o mais democrático possível para um site online. Mas tem coisas que não podem permanecer para o bem comum.
    Entre elas estão: ofensas, chacotas, pirataria, e assunto fora do contexto dos tópicos.
    Enquanto se ativerem a aspectos técnicos podem deitar e rolar nos seus posts.
    Um conselho a todos os participantes do Under-Linux. Muitas vêzes é melhor deixar passar uma encrenca, do que levar adiante, quando duas opiniões técnicas são conflitantes. Usem de diplomacia e saiam fora das encrencas.
    Um abraço a todos e continuem bem-vindos.

3. Citação Postado originalmente por wescleywifi Ver Post
    amigo seguinte onde tenho base station tenho rb 1100 no pe da torre pra autenticar pppoe - ela também colher o ip do cliente tambem pega o mac x ip quando ele conectar. marca a opção acl mac no m5 e cadastra o ip também isso dispensa o uso de criptografia , aqui não deixo visivel meus ssid sao todos ocultos isso e uma escolha sua muita gente gosta pra fazer propaganda eu nao gosto - mas isso vc resolve ai - agora onde tenho rb com cartão - o cliente conecta , a rb em gateway paga mac x ip , pega o sinal toda vez que o mesmo conecta . me da o Throughput do cliente - e aina manda pro meu the dude a voltagem da rb , processamento , e memoria - e manda tudo pro meu email caso algo esteja errado - add também o sinal do cara na rb exemplo -65 passo disso automático ele cai entao vo ate o cliente ver o aconteceu sem prejudicar minha rede. e tem mais algumas conf que posso lhe passar passo a passo -

Não vejo forma melhor que essa para trabalhar que essa que você citou, e SEMPRE usar cabo de rede blindado, tanto pela qualidade, resistência, maior proteção a ação do tempo (já que ele foi feito para isso), proteção contra interferência externa, mesmo que a interferência seja minima, existe sim interferência eletromagnética em um condutor elétrico, quem mora perto de uma antena de rádio comunitária já deve ter ouvido em algum momento a programação no seu telefone fixo, ou mesmo por um cabo de energia pode gerar interferência, tente fazer um ponto-a-ponto com uma rede de alta tensão no meio, se conseguiu tire da direção da linha e verifique a diferença de sinal.

4. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Mas sem o engenheiro o mestre de obras consegue levantar a pilastra e o prédio não cai. O problema não é cair ou não cair (No caso de wireless funcionar ou não funcionar).

A questão é fazer funcionar da melhor maneira possível, com o menor custo possível. Em engenharia (tecnologia) custo e eficiência também são fatores primários além da facilidade.

Em outras palavras, o negócio tem que ser facil para o cliente, não para mim.

Se ficar mais dificil pra mim configurar BGP/MPLS/OSPF o que quer que seja so por que no geral são mais eficientes que PPPoE/EoIP, eu vou ter que estudar BGP/MPLS/OSPF/COR-DE-BURRO-QUANDO-FOGE/WTF pra implementar, por que a facilidade pra mim não importa para o cliente que me contrata para configurar a rede. Ora, pra mim é trabalho.

Só há uma única excessão para isso : Quando o cliente pede para você configurar a rede mas é ele quem vai tocar a rede a partir dai. Ai sim, você tem que solucionar da forma mais simples que você encontrar pra ficar mais simples pra ele.

A eficiência tem que se sobressair do custo, antes de ter um custo beneficio bom a rede tem que ser funcional.
    e nenhum cliente meu sabe se uma PPPoE, mas com certeza sabe que a rede melhorou e muito depois que foi implantado.
    Rede PPPoe em larga escala??? a GVT usa PPPoE e vários amigos aqui do portal com redes muito maiores que a minha também.

quanto a sua teoria da torre... ela não muda se você simplesmente quiser jogar a pedra no pé da torre.

5. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Minha teoria da torre ?

O post é sobre filosofia da ciencia e não fui eu quem criou nada disso. É um texto sobre o problema do empirismo (achar que a experiencia é tudo).

Acho que você deveria reler tudo de novo, inclusive a parte sobre o uso de PPPoE em redes ADSL.

Não faz sentido comparar wireless com ADSL.

Isso JAMAIS dispensará o uso de criptografia.

Isso não esconde nada. Isso apenas tira o ESSID do pacote beacon, mas o BSSID (que é o que é necessário para conectar) continua sendo transmitido em todos os pacotes.

O BSSID é o MAC da placa wireless do AP e TEM que ser transmitido (Não vou entrar em detalhes, mas esconder os MACs seria o mesmo que tentar fazer um correio funcionar sem as cartas terem endereço origem e destino, não tem lógica).

RBGInfo se PPPoE "resolveu" teu problema então ou tu nao tinha problema real nenhum ou tu não resolveu o problema apenas o mascarou. É como auto-medicação. Todo mundo jura que vitamina-c cura gripe e o efeito placebo até faz as vezes parecer que resolveu, mas cientificamente não tem relação alguma.

No geral são conselhos pobres que não estão amparados por nada na literatura.

Por exemplo lance de amarrar IPxMAC tornar desnecessário criptografia : Alem de não ser seguro - como eu disse é trivial clonar MAC - ainda é uma grande sacanagem já que TODO trafego dos clientes sera transmitido sem criptografia alguma e estará disponível para todo mundo ver. Provedor que faz isso não pensa no cliente.

Sei muito bem que não foi você quem criou a teoria e intendi o seu exemplo, só falei que de acordo com seu exemplo se o intuito é simplesmente jogar uma pedra de cima da torre e ela cair no pé da torre.

então cada um tem que se habituar a sua estritura, eu sempre indiquei o PPPoE como melhor solução, mas com um porem, sempre coloquei como melhor opção SE a rede é bem estruturada e não tem problemas de perda de pacotes ou grandes interferências.

não estou me referindo a rede ADSL da GVT e sim a rede a rádio da GVT, não sei se trabalham ainda ou em todos os locais mas tinham essa modalidade para onde não tinha rede cabeada na minha região.

Tópicos Similares

1. Como montar um provedor de Internet?
    Por Vaza no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 18-03-2005, 14:09
  2. Como montar um provedor de hospedagem em casa ?
    Por luciano_garcia no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 14
    Último Post: 29-11-2004, 20:09
  3. COMO MONTAR UM PROVEDOR À RÁDIO?
    Por MARCIODALAGO no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 15-11-2004, 00:35
  4. Como proceder para montar um provedor wireless
    Por Marcos Antonio no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 12-07-2004, 09:29
  5. Montar um provedor!!!!!!!