+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Sempre haverá desperdício de IP.
    com PPPoE nao há desperdicio de nenhum IP, com um bloco /24 vc consegue utilizar todos os 256 IPs Disponiveis!

    e se fosse com IP x MAC com o bloco dividido quando ips nao perderia ?
    a questao nem eh as divisoes, mas sim os ips estaticos.

    Imagina o seu Link (Banda), ja pensou se todos os seus clientes tivesse a banda reservada ? mesmo o cliente nao usando. mas a banda dele estaria reservada.
    sendo que vc nao vendeu link dedicado.

    imagina! seria a mesma coisa com os IPS.

    Tente ir no registro.br e solicite o bloco de IPs e no formulario informe que a alocação será estatica veja se eles liberao ?

  2. #42

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Tom de ironia ? O forum ainda não tem som ! (Agora sim uma ironia)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

    voce eh uma piada!

  3. #43

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    cara, se você fizer direito, no hotspot você só gasta dois ips, o broadcast e o de rede.

    xxxxxxx0 e xxxxxxxF

    E o resto dos IPs ? nao vai ficar reservado nao ?

  4. #44

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    galera - seguinte deixa o amigo ai vender o serviço dele, porque ta complicado nada que os amigos fala pra ajudar o amigo que o que ele esta precisando serve -

  5. #45

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Hmm então você fala de segmentar a rede em várias subredes ? (Situação em que se perderia sim vários IPs).

    Por que não vejo por que os IPs não ficarem reservados... A não ser que você tenha mais clientes do que IPs o que eu acho uma situação perigosa...

    Acho mais coerente para uso doméstico fazer o mapeamento 1:1 dos IPs públicos em IPs internos. Nesse caso não há perda de nenhum IP (A não ser os que são perdidos pela própria operadora que vende o link de internet).

    O fato é que eu não gosto de PPPoE e não vejo ele fazer sentido em uma rede sem-fio. Não foi criado para esse uso.

    CASO você realmente queira algo semelhante, seria mais coerente usar PPTP que tem as mesmas vantagens que o PPPoE mas roda sobre a camada 3 e permite a montagem de uma rede que não seja em bridge. Bridge é horrível.
    Analise, ele tem 4 paineis seria entao 4 ranges
    uma para cada painel a nao ser que coloque em bridge ai seria uma so.

    supondo que cada painel tera uma range e atenderá 60 clientes por painel exemplo:

    200.200.200.1/26 --> Painel 1
    200.200.200.65/26 --> Painel 2
    200.200.200.129/26 --> Painel 3
    200.200.200.193/26 --> Painel 4

    nesses casos vamos supor que no painel ative somente 20 clientes e nos outros tbm somente 20 clientes. quantos ips teremos parado so ai ?

    irá ficar 41 ips ociosos em cada painel ate ir adicinando clientes, no total serao 164 ips parados.

    se fosse PPPoE ira alocar somente quando o cliente conectar, e o resto utilizar como quiser.



    Agora imagina se fosse segmentar esse bloco /24 em 64 subredes de /30
    nesse caso em um bloco de 256 ips 128 ips seriao perdidos somente com Network e Broadcast.

    coisa que maioria dos provedores fazem segmentar em /30



    Agora voce falou de utilizar mapeamento 1:1 cade o profissionalismo ? isso eh pura gambiarra o correto eh entregar o IP Publico diretamente no cliente sem MAPEAMENTO.


    Quem falou PPPoE nao foi projetada para Wireless ? isso nao existe, se for assim PPTP tbm nao seria.
    Me mostre um documento onde fala que nao foi projetada para tal aplicacao!


    E para trabalhar com PPPoE a rede nao precisa ta em bridge nao, pode trabalhar com PPPoE em rede roteada do mesmo jeito.


    o caso eh que vc nao gosta de PPPoE, nem por isso nao pode sair por ai que ruim que nao presta so porque vc nao gosta, nesse caso so ira confundir os amigos iniciantes.

  6. #46

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    coloca pppoe ai mesmo moço,e manda bala..ta perdendo tempo com esses equipamentos no chão e dinheiro,esses paineis e a rb eo sonho de consumo de muitos donos de provedores hehe,depois posta os resultados aqui para o pessoal!

  7. #47

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Tambem acho isso, as opinioes são boas e nescessarias mas vc so aprende na pratica e tira suas conclusoes e oq vc não gostar vc muda.

  8. #48

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    PPPoE atua sobre camada 2.

    O que isso significa ?

    1 - Que no uso normal da rede wireless o MAC do cliente se perde nas repetições e MACNAT da vida.
    2 - Que a rede fica necessáriamente em bridge o que é absurdamente ruim.

    SE você quer fazer essa "economia de IPs" (Que tem milhares de soluções diferentes para isso alem de nao fazer mt sentido quando estamos partindo para o IPv6) então parta para o PPTP que é PPP sobre IP não sobre ethernet.

    Sendo protocolo de camada 3 permite que se use a rede roteada em vez de bridge alem de fazer no fim das contas a mesma coisa que o PPPoE e ser mais robusta no caso de perda de pacotes (que é a coisa mais comum do mundo em wireless).

    Entao voce nao sabe fazer as coisas direito, pois eh nao tem nada a ver utilizar PPPoE em rede roteada, aqui eu mesmo utilizo em rede roteada nao tem nada disso de mac que vc falou.

    Basta utilizar MPLS ou EoIP Tunel para isso que funcioa 100% e nao necessita de utilizar bridge.

  9. #49

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Agora utilizar PPTP acho inviavel, visto que muitas CPE, Radios nao tem suporte a esse protocolo.

    Sobre PPoE em rede roteada ja teve uma discurção aqui no UL
    https://under-linux.org/f340/concent...oteada-138593/

  10. #50

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Realmente, eu é que não sei de nada...

    Cara se tu taz fazendo EoIP tu tens o mesmo efeito que uma rede bridge numa rede roteada, dã... Tu faz uma coisa numa camada e desfaz em outra.

    A forma CORRETA de fazer PPPoE em uma rede roteada (não porralouquice por que se tu ativa um tunnel EoIP em cima da rede roteada tua rede na camada de rede é realmente roteada mas o efeito do tunelamento é produzir um dominio de broadcast virtual global) é usar Proxies de PPPoE

    PPTP não tem nada a ver com CPE, CPE não precisa ter PPTP.

    Quem disca é o windows e todo windows a partir do XP tem PPTP embutido.

    kkkkkkkkk,

    entao quer dizer que EoIP Tunel eh a mesma coisa de bride ? kkkkkk

    filho colocar discador direto no micro do cliente eh problema, como vc nao trabalha com isso nao tem o direito de falar a respeito.

    o discador de preferencia fica na CPE / Radio.

    se colocar direto no micro com certeza o provedor vai ter muitas ordem de serviço do tipo: FORMATEI MEU COMPUTADOR PRECISO CONFIGURAR!


    Ao invez de ficar falando coisas inuteis sobre PPP, que ira confudir o colega, porque nao fala sobre o IP x MAC (facil clonagem) OU Hotspot, apresente pra ele as vantagens. afim que ele possa tirar suas proprias conclusoes.

  11. #51

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    kkkkkkkkkkk agora eu vi a piada do seculo aqui nesse forum esse cara e uma piada - colocar discador no windows .. o povo ta tentando sair das plaquinhas e do usb nos provedores pra ficar mais show pptp o que rapaz faz pppoe e pronto esse cara ai nao saca nada de provedor - piada pura -

  12. #52

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Engraçado você ter ficado nervoso e partido para a agressão.

    Vou te dar uma aulinha gratis :

    Computador A <------- EoIP -------> Computador B <------ EoIP ------> Computador C

    Computador A, B e C estão no mesmissimo domínio de broadcast. Por que se não tivessem não era o tunelamento de um protocolo de camada 2 por sobre um protocolo de camada 3 (Sabe o que é domínio de broadcast ne ? Sabe o que é camada 2 e 3 ne ?)

    Você vai dizer que é possivel filtrar isso, eu respondo que sim claro, mas que se for por isso tambem é possivel filtrar na bridge, logo a solução não soluciona só aumenta a complexidade.

    Ta fazendo trabalho de portugues, roteou tudo para colocar uma camada a mais no sistema que "desroteia". E eu é que sou uma piada.

    SE o provedor do cara realmente trabalha apenas com CPE, é possivel discar PPTP em grande parte das CPEs que existem por ai do mesmo jeito que é possível discar PPPoE.

    PPTP é extremamente simples de ser configurado e eu como alem de gerente de redes sou programador tenho um sisteminha aqui que basta o cliente baixar de uma página e ele reconfigura o pc do cliente para discar novamente. Isso pode ser resolvido pelo próprio telefone já que PPTP é padrão no windows e reformatação é responsabilidade do cliente (Você pode cobrar pela reconfiguração já que quem deu causa foi o proprio cliente).

    O fato é que rede em bridge é coisa de amador, de quem não estudou nada de redes, sendo algo extremamente danoso. Rotear a rede tem mais prioridade do que evitar reconfigurações no cliente.

    Existe solução para o PPPoE ? Existe sim, usando proxy de PPPoE, que não tem os defeitos da sua solução (EoIP LOL !) e não precisa de bridge.

    No geral ainda prefiro o hotspot, mas foi você que comecou dizendo que hotspot desperdiça IP.

    Se for por isso, coloca o hotspot nas bordas da rede e usa RADIUS para centralizar a configuração, na rede de backhaul roteia usando endereços internos mesmo. A rede na borda pareceria uma única rede de camada 3 apesar de nao compartilhar do mesmo domínio de broadcast isso é possível.

    O fato é que existem milhares de soluções para esse mesmo problema.
    Aulinha gratis voce como professor ? to fora!


    Onde vc ta vendo rede em Bridge amigo ?


    A rede vai esta roteada normalmente, porem na ponta vai ter um tunel, tunel significa bridge ?


    No caso sera mais ou menos igual a imagem abaixo, a rede roteada, porem na estacao cria um tunel para comunicar diretamente como concentrador PPPoE, sendo que esses tuneis serao individuais, sendo assim uma estacao nao estará no mesmo tunel que a outra estacao e por ser assim nao fazem bridge.

    A estacao 1 comunica pelo tunel somente com o concentrador PPPoE.
    Caso a estacao tenha 4 painel pode-se criar 4 tuneis para cada painel sendo assim fica ainda mais separada/isolada a rede.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede.png
Visualizações:	170
Tamanho: 	36,9 KB
ID:      	36405


    A questao do Hotspot nao so o desperdicio de IP, mas sim como vc disse amador, vejo hotspot para ser utilizado em lugar publico.

    ao invez de falar sobre PPP fala pra nos sobre HOTSPOT, MAC x IP.

    da uma aula ai pra nos professor JorgeAldo !!!!!!!!
    Alguem aqui do forum quer uma aula com o nosso professor JorgeAldo ???? rs

  13. #53

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Antenas setoriais waguide slotted 14 dbi, 120º 2.4

    Oi gente...sou nova aqui no under_linux e gostaria de saber mais sobre as antenas setorias waveguide slotted 120º, 14dbi,2.4 da wirelink, eu tenho 3...alguem ja usou ou usa e o que acham dela....

  14. #54
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Amiga emsnetworks
    (dificil encontrar mulheres ativas aki no under, Parabens)

    use as antenas setoriais Wirelink vc encontra aki http://www.antenasbetel.com.br/


    São excelentes, vc não vai se arrepender, precisar de uma ajuda [email protected] --- msn

  15. #55

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Agora entendi um pouco o seu setup, é razoavelmente melhor do que eu esperava, inicialmente achei que você ligava roteador por roteado em sequencia para permitir que os pacotes PPPoE conseguissem chegar ao destino (O que contradiria a rede roteada).

    Mas ainda é um serviço de português. Vou explicar por que :

    São dois motivos, o primeiro é mais óbvio o segundo nem tanto :

    1 - O overhead.

    1.1 : PPPoE, a parte "PPP" significa empacotar pacotes IP sobre pacotes PPP, que já possui um overhead considerável. O protocolo PPP é um protocolo relativamente complexo sendo composto por uma pilha inteira de protocolos. Foi criado para permitir conexão ponto a ponto em portas seriais (Modem ou cabo serial). Portas seriais são dispositivos de caracter, ao contrário das placas de rede que são baseadas em pacotes. Inicialmente utilizava-se o protocolo SLIP que era extremamente simples. O PPP foi criado para sanar deficiencias no protocolo SLIP, adicionando diversas funcionalidades extras que são necessárias para uma camada fisica orientada a stream. O problema do uso do PPP com redes ethernet é que a principal funcionalidade do PPP torna-se redundante. O PPP consegue encaminhar pacotes IP por sobre uma linha serial, enquanto que nas redes ethernet o meio fisico já é orientado a pacotes, não carecendo desse tratamento especial.

    1.2 : Além de empacotar os pacotes IP no protocolo PPP o PPPoE empacota novamente esses pacotes em um pacote Ethernet, o que inclui um cabeçalho que identifica o pacote como PPPoE. Aqui já temos a soma de duas camadas de abstração extras.

    1.3 : Agora o pior, ALEM de tunelar um pacote IP em PPP depois em Ethernet(PPPoE) você reempacota o pacote inteiro em um protocolo de tunelamento chamado EoIP.

    Em outras palavras, se eu quiser mandar um único byte de um lado para outro, são quatro camadas que devem ser atravessadas, gerando um gigantesco overhead, tanto de banda quanto de processamento. 1 byte util acaba gerando até 512 bytes de trafego.

    Isso continua sendo trabalho de burro.

    2 - Segurança.

    O protocolo PPP conta com três modos de autenticação. NTLM, PAP e CHAP, sendo o CHAP o mais seguro dos tres. O problema é que mesmo o CHAP não é um protocolo muito seguro, sendo relativamente fácil de ataca-lo com dicionários. Aqui é que o HotSpot brilha, se for utilizado conexões HTTPS com certificados, a dificuldade de se quebrar um certificado é ordens de grandeza mais dificil do que quebrar a autenticação do PPPoE (Ou de qualquer PPP).

    3 - E aqui entendo duas coisas, primeiro por que uma defesa tão veemente de um aposição tão insustentável. Primeiro que você GANHA DINHEIRO com PPPoE (Veja sua assinatura). É por isso que defende com unhas e dentes e também por isso que parte para a agressão e a desmoralização de qualquer pessoa que se coloque entre você e o seu querido PPPoE.

    Acho isso uma falta de caráter incrível e também demonstra preguiça, se o PPPoE cair, você teria que vender outro tipo de solução o que te daria trabalho.

    Overhead do IP : 20 bytes
    Overhead do TCP : 20 bytes
    Overhead do PPP : 8 bytes (Payload de 492 bytes) (Aqui é a coisa mais limitante do protocolo PPP alem de não levar em conta o que se perde com o protocolo LCP etc)
    Overhead do Ethernet : 18 bytes (Payload 1500 bytes)
    Overhead do EoIP : 42 bytes (!!!)

    Pacote contendo um único byte no setup que você usa (Pior caso) :

    1 + 20 + 20 + 8 + 18 + 42 = 109, overhead de 108 bytes

    Pacote contendo um único byte usando hotspot :

    1 + 20 + 20 = 41, overhead de 40 bytes

    Transmitindo 1500 bytes no seu setup (Caso comum num download) :

    1500 + 20 + 20 + 3*8 + 3*18 + 3*42 = 1540 + 24 + 54 + 126 = 1744, overhead de 244 bytes

    Transmitindo 1500 bytes no hotspot :

    1500 + 20 + 20 = 1540, overhead de 40 bytes

    Por que o overhead ficou tão grande no caso dos 1500 bytes ? Por que o PPP empacota em 500 em 500 bytes, o que faz com que ele seja tres vezes pior que um pacote indo por ethernet puro.

    Alem da questão da segurança :

    https://www.google.com.br/search?num....0.CObuXSo5CbA

    Lê esses links ai e compara com a dificuldade de se quebrar um certificado.
    Teoria eh muito bom, sempre será.
    Agora falando em portugues claro.

    Se a maquina configurar com PPPoE a perca de desempenho será perceptível ?
    Faça voce mesmo o teste e comente aqui.

    Hacking Hotspot Password

  16. #56

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Oi Rodrigo, mto obrigada pelo incentivo...to batallhando nessa caminho complicado ai neh...ja te add e meu nome é ÉRIKA...a gente se fala pelo msn..abraços.

  17. #57

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Somente PPPoE não será tão perceptível. No caso de PPPoE + EoIP será perceptível sim, até por que nos cálculos que apresentei ignorei que o EoIP alem de tudo empacota sobre ip, logo a perda é ainda maior considerando os cabeçalhos TCP e IP que o pacote vai ter que ter de todo jeito.


    Reveja seus calculos e faca isso na pratica, pois seus calculos nao procede com o meu cenario atual esse negocio de a cada 7 clientes eu tenho um consumo de 1 cliente cheio nao existe.






    Geralmente tunel sobre tunel sobre tunel não é a solução mais inteligente do mundo.

    Vamos calcular a diferença :

    Cliente com 1024kbit de download por segundo :

    (Com EoIP e PPPoE) : 1744 bytes/sec = 17440 bits/sec = 18kbit/sec
    (Com Hotspot) : 1540 bytes/sec = 15400 bits/sec = 16kbit/sec

    Em 1024kbit cabem :

    1048576 bits/sec dividido por 17440 bits/sec = 60 pacotes
    1048576 bits/sec dividido por 15400 bits/sec = 68 pacotes

    60 / 8 = 7,5

    Ou seja a cada 7 clientes e meio você tem o consumo adicional de um cliente inteiro.

    Considerando que numa rede wireless comum cabem cerca de 30 clientes (De 1mbit/sec) num canal de 2.4 modo G, você passa a só poder trafegar 26 clientes, e como o seu EoIP vai até o servidor, pelo princípio da capilaridade, numa rede grande essa redução torna-se exponencial.

    Quanto a quebrar hotspot, isso é facil se o hotspot não usar certificados SSL.

    Agora se tu ta querendo convencer alguem que a segurança do PPPoE é maior que a de um certificado (Mesma tecnologia usada em sites de bancos etc) então da licença que não tem mais o que discutir.


    Na pratica aqui pra mim nao existe, se houver perda eh insignificante, nao existe esse negocio de 7 x 1 nos seus calculos.

    reveja seus calculos.

  18. #58

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Claro, meus os calculos estão errados, claro claro.

    Bem você poderia produzir os cálculos então ?

    [Edit]

    Só pra sanar uma dúvida, quantos clientes tem no teu provedor ? 100 ?

    Por que só um provedor pequeno para não perceber a diferença entre um sistema normal e um sistema com duplo tunelamento...
    kkkkk,

    no dia que voce tiver experiencia real com uma rede com mais de 1000 clientes com PPPoE + EoIP, ai vc poderá dizer.

    voce ja teve real experiencia para poder falar isso ?
    pois aqui amigo lhe garanto que nao tenho esse despercio de banda!

  19. #59

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Ih ! Eu perguntei primeiro !

    Tua rede é grande ou pequena ?

    Por que tudo que tu fala é sintomatologia de rede pequena onde qualquer gambiarra resolve.

    minha rede eh pequena sim, tenho apenas 1350 clientes, cerca de 650 clientes simutaneos.

    agora me responde!

  20. #60
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    o papo ta quente rsr