+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Jorge, estive lendo sua explicação sobre o PPPoE e o HotSpot, aqui em minha rede tenho cerca de 3 Mil clientes, sendo quase todos em HotSpot, apenas empresa estou usando PPPoE para nao usar autenticação pq eles pedem que tirem para nao ter q ficar digitando usuário e senha, eu nao entendo sobre assunto que vc abordou sobre o overhead, nao coloco meus clientes empresas por Ip Bindings pq meu sistema nao vai conseguir cortar meu cliente no caso de atrasar o pagamento, oq vc recomenta que eu use como autenticação para meus clientes empresariais?

    Abraço.

  2. #62

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Bacana, esqueci de falar que sou AS tenho meu próprio bloco de Ips, a Principio só mando Ip Válido para as empresas, estava pensando em colocar ip válido dinamicamente para os domésticos, posso fazer isso ou vc nao me recomenda?

    Abraço.

  3. #63

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Minha rede tem 53141414141 clientes, juro.
    ironico voce ne ? entao quer dizer que essa estrutura nao suporta essa quantidade de cliente ?

    nao preciso te provar nada nao, mas essa eu tive que tirar um print, com sao 7 horas da manha eh claro que nao vai ter menos cleintes online.

    mas mesmo assim segue print.

    agora me diz ai sua experiencia com rede grande com PPPoE. kkkkk.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         img - Cópia.jpg
Visualizações:	93
Tamanho: 	56,0 KB
ID:      	36837

  4. #64

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    rapaz o cara quando vive de teoria se acha mesmo , tem gente aqui precisando trabalhar . subir em torre.. alinhar antena, visitar clientes de verdade - mas pior que pra visitar 53141414141 tem que ser 3000 mil funcionários - kkkkkk

  5. #65

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    DaniloAcr esse print era pra tentar provar alguma coisa ?!?!?

    Não vi nada demais.

    WescleyWifi, subir em torre não vai me acrescentar em nada. É como mandar um engenheiro mecanico trocar oléo de carro. Tem pé nem cabeça.

    voce riu, quando eu disse que tinha 1350 clientes, voce disse que eu nao notei diferença alguma pq eu tinha apenas 100 clientes! kkkkk


    agora amigo conte pra nossos colegas aqui do forum sua experiencia com PPPoE.

  6. #66

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    agora me responde outra pergunta, pq as grandes operadores nao utiliza hotspot ?

    VELOX
    SPEED
    INTERNET 3G
    VARIAS OUTRAS!

    alias, me diga as grandes que utiliza hotspot ?

  7. #67

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    (FINALMENTE ! ESTAVA ESPERANDO ESSA PERGUNTA !)

    ADSL não tem problema com PPPoE por que a estrutura não é uma rede de canal compartilhado.

    Isso significa que cada cliente tem banda em excesso.

    Em wireless temos miseros 75mbit/sec (150mbit/sec com canal de 40mhz, o dobro com mimo 2x2 quando funciona) para dividir pelos clientes.

    Em ADSL há mais de 100mbit/sec por cliente e a maioria não assina nem 10% disso.

    Logo o povo do ADSL não tem preocupações com banda. Mesmo nos entroncamentos há banda em excesso (Links de fibra otica com 1gigabit/sec ou mais).

    Mas a realidade do Wireless é que nem mesmo os 75mbit/sec funcionam, e mesmo que a velocidade real no ar fosse 75mbit/sec ainda temos outras deficiências de um meio half-duplex com controle de acesso via csma/ca ou TDMA, e mesmo que não tenhamos uma quantidade significativa de clientes num dado ponto de acesso, o fato é que o PPPoE (por conta do PPP) aumenta a quantidade de pacotes por segundo necessária para transmitir uma dada quantidade de dados. Em outras palavras supondo que o usuario pretenda transmitir um arquivo de 10mbytes no hotspot esse arquivo sera dividido em unidades correspondentes ao MSS (tamanho do payload do TCP/IP) que normalmente é maior que 1400 e menor que 1500, enquanto no PPP esse arquivo será dividido em pacotes de mais de 400 bytes e menos que 500. Em outras palavras PPPoE trafegará 3 vezes mais pacotes na rede para transferir o mesmo arquivo de 10mbit.

    Mais pacotes por segundo, mais latencia, mais colisões, mais pacotes perdidos e retransmissões etc.
    Agora lhe pergunto onde voce viu isso que na pratica que PPPoE trafega 3x mais ?

    isso so se for na sua teoria !

  8. #68

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    e porque as operadoras de celulares utilizao PPP ?

  9. #69

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    JorgeAldo , o trabalho sempre faz a diferença na vida do homem, seja ele qual for, pelo visto o um dono de provedor que fica dentro do escritorio , tranquilo bom pra vc mas isso nao lhe faz melhor que ninguem, pois aqui tenho provedor e se brincar com mais clientes que voce e fico no no escritorio e monto torre, e ate subir no telhado do meu clientes eu subo e so precisar , agora tudo que vc diz aqui voce quer provar que e melhor vc pra nao passa de mais um bobo que se acha , faz o seguinte faz um portal pra vc e seja se alguem faz um cadastro pra lhe escutar -

  10. #70

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Você não está entendendo o raciocínio.

    O PPP divide seus pacotes de 500 em 500 bytes.

    Ou seja o MTU do PPP é de cerca de 490 bytes.

    SE eu for trafegar 10 mega terei que usar mais pacotes por segundo no PPP do que no Ethernet. O aumento de consumo de banda não é de tres vezes, é bem menos do que isso.

    Se fosse de 3 vezes nem funcionar funcionava...
    eu fiz o teste aqui o pps foi o mesmo tanto no PPPoE quanto no ETHERNET

  11. #71

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Ops, obrigado pelas dicas estou aprendendo muita com voces, agora estou com uma duvida vou ter 5mb full quanto cliente vou conseguir atender com essa banda. Vou ter 3 plano 300k 600k 1mb?

    Obrigado.

  12. #72

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Acompanho este tópico desde o seu início queria aprender sobre o assunto, porém o tema principal mudou de rumo e está com o conteúdo muito proveitoso com verdadeiras aulas um dedicado colaborador, deméritos para os que iniciam seus textos com letras minúsculas e conteúdos mais minúsculos ainda, pois camba mais para o lado pessoal que técnicos.

  13. #73

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Qual a sua experecina com PPPoE em redes grandes ?
    ja lhe fiz essa pergunta umas 5 vezes e voce nao respondeu!

  14. #74

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Qual sua experiencia em Hotspot em redes grandes ? PPPoE em redes grandes ?

    Não vou cair na falácia do argumento de autoridade. "É assim por que o papa falou", não.

    É assim por que os calculos demonstram. Contra fatos até há argumentos, quando se analisa o valor semântico das coisas. Mas a analise aqui apresentada não é semântica. Não depende de argumentos. 2+2=4 goste você ou não e não depende de interpretação para sê-lo. Há sim que se interpretar o que o calculo representa, mas eu não interpretei e pra concluir que 32 viram 30 no PPPoE não é preciso interpretar nada.
    kkkkk, essa resposta que esperava, voce nunca trabalhou com PPPoE.
    vive de teoria.

    cada caso eh um caso entao nao venha falar perda PPPoE = 2+2
    Continue estudando, vai fazer na pratica pra voce ver nao.


    se fosse assim as empressas nao pediam experiencia. nada vale ter curriculo e nao ter experiencia.

    mas obrigado pelas aulas teoricas senhor sabichão.

    Hotspot eh ideal para lugares publicos: Aeroporto, Escolas, Praças, Clubes.

    Se realmente ouver perda em PPPoE, essa perda eh insignificante.
    Coisa que nao ira prejudicar o desempenho.

    pra falar a verdade vou lhe dizer uma desvantagem do PPPoE:

    - Utiliza mais recursos de CPU


    fora isso nada que atrapalhe, a nao ser que voce for utilizar como concentrador PPPoE uma RB493H ou similar, ai nem santo resolve.

    mas se utilizar uma boa maquina x86 da conta do recado tranquilo.

    me diga ai as vantagens do Hotspot que o PPPoE nao tem ? sao tantas assim ?

    PPPoE tem a flexibilidade de trocar o IP do Cliente com facilidade coisa que Hotspot nao dá.


    Vi ao longo dos posts que voce sempre quer se mostrar superior a todos. voce tem que ter a humildade de reconhecer que PPPoE eh uma otima solução.

    Infelismente voce nao sabe o que eh humildade.


    Quando eu ver que o PPPoE estiver me trazendo prejuizo, perca de desempenho ai sim eu irei procurar outra solução.

  15. #75

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    nao vale a pena mais perdendo tempo com voce.
    voce so sabe criticar.

    a questao aqui era discutir sobre PPPoE x Hotspot

  16. #76

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Como você vai saber se é insignificante sem a teoria ? Como você vai medir ?

    Um mestre de obras levanta uma pilastra, mas usa 100 quilos de cimento.

    Um engenheiro usa somente o cimento necessário, por que tem a teoria.
    O mestre de Obras faz o que o engenheiro manda se o engenheiro mandou utilizar 100 sacos de cimento ele ira utilizar os 100 sacos.


    Cimento tem cimento mais barato e outros melhores mas com um preço um pouco mais caro.

    qual voce vai preferir ? o que custa mais barato ou o melhor ?

    em nenhum momento desprezei a teoria eu disse que no caso a perda eh insiginificante.

    o gerenciamento do PPPoE eh bem mais pratico / facil do que hotspot.

  17. #77

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Pessoal, todos os post que partirem para a ofensa pessoal serão sumariamente apagados. E todos os outros que replicarem nos seus comentários, os post que foram apagados também terão que ser apagados pela lógica.
    Por isso alguns post foram apagados.
    Enquanto deixarem o debate no nível técnico o Portal não interfere. Mas não podemos deixar que expressões depreciativas sobre quem quer que seja permaneçam no tópico. Por isso que foram apagadas também as respostas que incluiam palavras não salutares.
    Não queremos que se estabeleçam indisposições entre os usuários, mas elas podem acontecer. E caso tomem um rumo diferente serão sumariamente apagadas.
    Qualquer reclamação a respeito do trabalho da moderação, (que também não é perfeita, mas os moderadores se esforçam para fazer o melhor pelo bem comum) deve ser comunicada a administração do Portal que é o forum maior para dirimir dúvidas.
    Existe uma ferramenta no forum para isso. Denunciar tópicos. Se for uma atitude de um moderador , a mesma coisa.
    Mesmo os moderadores não estão acima da decisão da Administração do Portal.
    Muitas vezes há reclamações sobre liberdade de uso do forum. Este forum procura ser o mais democrático possível para um site online. Mas tem coisas que não podem permanecer para o bem comum.
    Entre elas estão: ofensas, chacotas, pirataria, e assunto fora do contexto dos tópicos.
    Enquanto se ativerem a aspectos técnicos podem deitar e rolar nos seus posts.
    Um conselho a todos os participantes do Under-Linux. Muitas vêzes é melhor deixar passar uma encrenca, do que levar adiante, quando duas opiniões técnicas são conflitantes. Usem de diplomacia e saiam fora das encrencas.
    Um abraço a todos e continuem bem-vindos.

  18. #78

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por wescleywifi Ver Post
    amigo seguinte onde tenho base station tenho rb 1100 no pe da torre pra autenticar pppoe - ela também colher o ip do cliente tambem pega o mac x ip quando ele conectar. marca a opção acl mac no m5 e cadastra o ip também isso dispensa o uso de criptografia , aqui não deixo visivel meus ssid sao todos ocultos isso e uma escolha sua muita gente gosta pra fazer propaganda eu nao gosto - mas isso vc resolve ai - agora onde tenho rb com cartão - o cliente conecta , a rb em gateway paga mac x ip , pega o sinal toda vez que o mesmo conecta . me da o Throughput do cliente - e aina manda pro meu the dude a voltagem da rb , processamento , e memoria - e manda tudo pro meu email caso algo esteja errado - add também o sinal do cara na rb exemplo -65 passo disso automático ele cai entao vo ate o cliente ver o aconteceu sem prejudicar minha rede. e tem mais algumas conf que posso lhe passar passo a passo -

    Não vejo forma melhor que essa para trabalhar que essa que você citou, e SEMPRE usar cabo de rede blindado, tanto pela qualidade, resistência, maior proteção a ação do tempo (já que ele foi feito para isso), proteção contra interferência externa, mesmo que a interferência seja minima, existe sim interferência eletromagnética em um condutor elétrico, quem mora perto de uma antena de rádio comunitária já deve ter ouvido em algum momento a programação no seu telefone fixo, ou mesmo por um cabo de energia pode gerar interferência, tente fazer um ponto-a-ponto com uma rede de alta tensão no meio, se conseguiu tire da direção da linha e verifique a diferença de sinal.

  19. #79

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Mas sem o engenheiro o mestre de obras consegue levantar a pilastra e o prédio não cai. O problema não é cair ou não cair (No caso de wireless funcionar ou não funcionar).

    A questão é fazer funcionar da melhor maneira possível, com o menor custo possível. Em engenharia (tecnologia) custo e eficiência também são fatores primários além da facilidade.

    Em outras palavras, o negócio tem que ser facil para o cliente, não para mim.

    Se ficar mais dificil pra mim configurar BGP/MPLS/OSPF o que quer que seja so por que no geral são mais eficientes que PPPoE/EoIP, eu vou ter que estudar BGP/MPLS/OSPF/COR-DE-BURRO-QUANDO-FOGE/WTF pra implementar, por que a facilidade pra mim não importa para o cliente que me contrata para configurar a rede. Ora, pra mim é trabalho.

    Só há uma única excessão para isso : Quando o cliente pede para você configurar a rede mas é ele quem vai tocar a rede a partir dai. Ai sim, você tem que solucionar da forma mais simples que você encontrar pra ficar mais simples pra ele.

    A eficiência tem que se sobressair do custo, antes de ter um custo beneficio bom a rede tem que ser funcional.
    e nenhum cliente meu sabe se uma PPPoE, mas com certeza sabe que a rede melhorou e muito depois que foi implantado.
    Rede PPPoe em larga escala??? a GVT usa PPPoE e vários amigos aqui do portal com redes muito maiores que a minha também.

    quanto a sua teoria da torre... ela não muda se você simplesmente quiser jogar a pedra no pé da torre.

  20. #80

    Padrão Re: Montar um Provedor.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Minha teoria da torre ?

    O post é sobre filosofia da ciencia e não fui eu quem criou nada disso. É um texto sobre o problema do empirismo (achar que a experiencia é tudo).

    Acho que você deveria reler tudo de novo, inclusive a parte sobre o uso de PPPoE em redes ADSL.

    Não faz sentido comparar wireless com ADSL.



    Isso JAMAIS dispensará o uso de criptografia.



    Isso não esconde nada. Isso apenas tira o ESSID do pacote beacon, mas o BSSID (que é o que é necessário para conectar) continua sendo transmitido em todos os pacotes.

    O BSSID é o MAC da placa wireless do AP e TEM que ser transmitido (Não vou entrar em detalhes, mas esconder os MACs seria o mesmo que tentar fazer um correio funcionar sem as cartas terem endereço origem e destino, não tem lógica).

    RBGInfo se PPPoE "resolveu" teu problema então ou tu nao tinha problema real nenhum ou tu não resolveu o problema apenas o mascarou. É como auto-medicação. Todo mundo jura que vitamina-c cura gripe e o efeito placebo até faz as vezes parecer que resolveu, mas cientificamente não tem relação alguma.

    No geral são conselhos pobres que não estão amparados por nada na literatura.

    Por exemplo lance de amarrar IPxMAC tornar desnecessário criptografia : Alem de não ser seguro - como eu disse é trivial clonar MAC - ainda é uma grande sacanagem já que TODO trafego dos clientes sera transmitido sem criptografia alguma e estará disponível para todo mundo ver. Provedor que faz isso não pensa no cliente.

    Sei muito bem que não foi você quem criou a teoria e intendi o seu exemplo, só falei que de acordo com seu exemplo se o intuito é simplesmente jogar uma pedra de cima da torre e ela cair no pé da torre.

    então cada um tem que se habituar a sua estritura, eu sempre indiquei o PPPoE como melhor solução, mas com um porem, sempre coloquei como melhor opção SE a rede é bem estruturada e não tem problemas de perda de pacotes ou grandes interferências.

    não estou me referindo a rede ADSL da GVT e sim a rede a rádio da GVT, não sei se trabalham ainda ou em todos os locais mas tinham essa modalidade para onde não tinha rede cabeada na minha região.