+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Máximo Link Aprouter

    Bom DIa, tenho uma rounterboard mikrotik, rb750 dentro de casa, ligado em uma pequena torre com uma placa aprouter.

    Gostaria de enviar 20mb de link para meu vizinho, o problema que verificando as documentações e entrei em contato com a pessoa que vendeu, informaram que a placa aprouter suporta somente 7mb de tráfego.

    No caso se eu compartilhar para 5 clientes 10mb, qual placa aprouter deveria ser ? Existe alguma que suporte mais link ou preciso colocar vários aprouter+antenas ?

    obrigado

  2. #2

    Padrão re: Máximo Link Aprouter

    Agora digam que isso não é GatoNet!
    Só por curiosidade, se vc quer vender link de 20 Mb pro seu vizinho e ainda atender mais uns 5, de quanto é seu link?

  3. #3

    Padrão re: Máximo Link Aprouter

    Bom tenho 50mb de link, só postei isso para saber como faz para enviar links maiores. Meu vizinho é meu irmão, ou seja não estou vendendo mas dividindo. Minha familia mora todos ao lado (Na verdade é uma rua sem saída e quase todos faz parte da familia) Não quero sair vendendo para os moradores pq eu sei que é ilegal e para fazer isso devo ter uma licença. Agora dividindo desta maneira estou ilegal tb ?

    Bom minha dúvida é esta, gostaria de saber como faço para dividir links maiores por rádio.

    muito obrigado

  4. #4

    Padrão re: Máximo Link Aprouter

    Já pensamos, o problema é que precisa ser outro tipo de cabo para passar na rua. (e tb é uma distancia grande até a última casa) Mas como temos uma torre sem uso (Antigamente utilizava para rádio amador) e ganhei uma routerboard mikrotik + caixa hermetrica com uma placa ap). Também tenho nano para os clientes, tudo pronto... pq antes de passar a operadora gvt todos utilizavam internet via radio.

    Outra coisa tb é para o meu conhecimento, q é um pouco limitado nesta área. Gostaria de saber como os provedores fazem para passar um link maior via rádio (Se precisa de mais AP etc...) muita curiosidade.

    muito obrigado

  5. #5

    Padrão re: Máximo Link Aprouter

    Entendi a sua escolha, posso tentar fazer com cabo.. mas gostaria de saber como seria por wireless (passar 50mb de link) preciso de outros equipamentos ? Quais ? obs: a rua não é muito grande, porém tem uma casa um pouco mais longe. vai ser complicado passar até está casa

  6. #6

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    amigo como vc disse q as casas sao proximas e vc n quer colocar cabo, compre airgrid de 23dbi esta otimo, ptp 5.8 e passa 90mb tranquilo e os gastos n sao muito!

  7. #7

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    Como é o nome do equipamento que você informou (ptp) ? Bom o airgrid da ubiquiti é equivalente a uma antena grade normal para colocar no cliente, como preciso atender 360graus, não posso aproveitar a minha antena omni da aquario e conseguir transferir 50mb ?

    A minha dúvida é , como os provedores conseguem passar um link alto, para vários clientes com nano. por exemplo: Uma torre com uma antena omni (ou outra qualquer) atendendo por exemplo 100 clientes com um link de 50mb. O pessoal utiliza vários aps para isso ? Como ficaria o cenário ?

    Como faço para centralizar todos os links em um só lugar por exemplo, tenho 3 torres, a primeira é principal e deve receber o link das outras duas para a 1 distribuir todo tráfego, como funciona ? bom estou muito curioso e gostaria de aprender mais sobre está área.

  8. #8

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    Citação Postado originalmente por stomach Ver Post
    Como é o nome do equipamento que você informou (ptp) ? Bom o airgrid da ubiquiti é equivalente a uma antena grade normal para colocar no cliente, como preciso atender 360graus, não posso aproveitar a minha antena omni da aquario e conseguir transferir 50mb ?

    A minha dúvida é , como os provedores conseguem passar um link alto, para vários clientes com nano. por exemplo: Uma torre com uma antena omni (ou outra qualquer) atendendo por exemplo 100 clientes com um link de 50mb. O pessoal utiliza vários aps para isso ? Como ficaria o cenário ?

    Como faço para centralizar todos os links em um só lugar por exemplo, tenho 3 torres, a primeira é principal e deve receber o link das outras duas para a 1 distribuir todo tráfego, como funciona ? bom estou muito curioso e gostaria de aprender mais sobre está área.

    e o seguinte sua antena e 2.4 então somente com 5.8 vc consegue este feito visando 360° pode adquiri uma antena 5.8 e rb mikrotik 5.8 ou nano loco preços bem baixo pois com 4 ak na minha torre fecho 360 pois a abertura dele não é so 45° da bem mais, se a distancia não for grande coloque 2 um para cada lado dependendo da distância dos seus clientes anté mesmo um vai erradia sinal nas costa do nano coisa de 600 metros, em rerlação a esta ou não a vender seu link normalmente quase todos começamos assim então quando vemos esta com 70,10,150 clientes ai sim corre atras de uma licença o certo e começar certo mais nem sempre e assim boa sorte com seu trabalho nunca vise potencia para n se prejudicar e nem prejudicar niguém ok

  9. #9

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    Estou com o Jorge Aldo, vai de cabo que vai ser muito mais vantajoso se for atender apenas uma rua, porém agora que você já está falando em "3 torres" e "clientes", não está mais parecendo que você quer apenas dividir internet com os seus familiares. Se está querendo começar no ramo de provedor comece com equipamentos mais profissionais.

    Se fui útil, clique na estrelinha !!!

  10. #10

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    é isso aí. O Jorge já resumiu tudo. Mesmo que o radio aparentemente mostre que tem capacidade de tráfego, a prática é bem diferente. Não passa tudo isso. Isoladamente até vai mais. Mas quando aumenta um pouco o número de associados ao rádio, ele não rende igual.
    Agora uma questãozinha: Se usar um rádio linha M da Ubiquiti, seja em 2.4 ou 5.8, não vai passar a mesma coisa? É o que os datasheet mostram.
    Se disser que o 5.8 tem mais chance, daí até pode ser, se levar em conta um cenário poluído em 2.4.
    Outra coisa que precisa ser levada em conta em wireless é que isso nunca se mantém tão estável assim que possa garantir bandas tão altas em ponto/multiponto.
    E para que 3 torres se fica tudo no mesmo fim da rua?

  11. #11

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    Bom, conversei com meu irmão e mais 2 parentes, vamos fazer no cabo mesmo. o problema que não pode passar no poste, parece que a prestadora de serviço cobra multa se pegar. e os equipamentos 5.8 são bem caros, com certeza é muito mais barato por cabo.

    Tem uma loja de informatica aqui perto, e vou pegar um pc robusto em conta dos equipamentos que tenho (que não são poucos) tem 7 nanos, uma rb mikrotic+uma antena aquario de 12dbi se não me engano ou 15.

    As torres é curiosidade mesmo, só queria saber como o pessoal tem 50mb de link em uma torre e conseguem passar para todos os clientes este link de 1 só torre, e tb como eles tem um link em um determinado lugar e enviam para uma outra torre... e está outra torre envia para os clientes todo link.. deve ser bem dividido, como vocês fazem este feito com grandes links ?

    Eu tb já vi, torres com 4 antenas (nano) ou outra talvez acredito que é setorial, estás 4 antenas estão ligadas em 1 rb/roteador ou as 4 é ligada no mesmo ? como funciona ?

    Mais uma vez muito obrigado a todos

  12. #12

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    Citação Postado originalmente por stomach Ver Post
    Bom, conversei com meu irmão e mais 2 parentes, vamos fazer no cabo mesmo. o problema que não pode passar no poste, parece que a prestadora de serviço cobra multa se pegar. e os equipamentos 5.8 são bem caros, com certeza é muito mais barato por cabo.

    Tem uma loja de informatica aqui perto, e vou pegar um pc robusto em conta dos equipamentos que tenho (que não são poucos) tem 7 nanos, uma rb mikrotic+uma antena aquario de 12dbi se não me engano ou 15.

    As torres é curiosidade mesmo, só queria saber como o pessoal tem 50mb de link em uma torre e conseguem passar para todos os clientes este link de 1 só torre, e tb como eles tem um link em um determinado lugar e enviam para uma outra torre... e está outra torre envia para os clientes todo link.. deve ser bem dividido, como vocês fazem este feito com grandes links ?

    Eu tb já vi, torres com 4 antenas (nano) ou outra talvez acredito que é setorial, estás 4 antenas estão ligadas em 1 rb/roteador ou as 4 é ligada no mesmo ? como funciona ?

    Mais uma vez muito obrigado a todos
    Meu caro amigo! Satisfazendo sua curiosidade. Tudo começa em um controle de banda centralizado ou não! O link que correto para transmissão ao usuário final é um link especifico para o uso, que geralmente chega até o provedor de acesso via fibra-óptica. Chegado no provedor de acesso ISP ele passa por diversas regras ou não como BGP, MPLS, VPN, Controle de Banda, Cache, Firewall, Servidores. etc... São diversas as formas de implementação de uso deste sinal e varia muito de provedor para provedor. Aqui neste fórum e também em outros sites da internet encontraras muitos assuntos a respeito e se quiseres estudar mais sobre isso basta ir ao bom saudoso google e pesquisar. Seja paciente, conhecer e fazer acontecer não é pra qualquer um. Bons estudos e boa sorte!

  13. #13

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    Eu tb já vi, torres com 4 antenas (nano) ou outra talvez acredito que é setorial, estás 4 antenas estão ligadas em 1 rb/roteador ou as 4 é ligada no mesmo ? como funciona ?
    se fo nano n precisa rb, se fo setorial precisa dos cartoes e da rb!
    melhor procure no google ou aqui no under pra saber como funciona uma RB ou RouterBoard

  14. #14

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    sú uma dúvida, o nano tem sistema próprio.. mas quando utiliza por exemplo 4 para enviar o mesmo link como funciona ? os 4 ficam ligado em um switch ? com o mesmo link de internet ? os 4 ficam com a mesma faixa de ip ? tem como integrar os 4 ao mesmo tempo ?

  15. #15

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    Stomach. Está realmente, parecendo, que você quer começar uma gatovelox. Se for isso, dá uma estudada primeiro.
    Depois, tente fazer tudo legalizado para não dar problema.
    Só do sinal estar passando e sendo recebido fora dos seus muros, já é considerado ilegal.
    Existe a licença SLP, caso você não vá comercializar. Se dividir o valor do link ADSL, seja entre vc e seu irmão, já precisará de SCM.

  16. #16

    Padrão Re: Máximo Link Aprouter

    amigo, usa nano m5 que passa legal, nos clientes e na base, ele abre um angulo de 45º, pelo que voce informou, funcionara 100%