+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerêciando RBs de Maneira Centralizada.

    Boa tarde meus amigos,

    Tenho mais de 700 RBs instaladas e tenho muitos problemas quando precisamos inserir uma regra ou fazer uma atualização que envolva um grande numero de Rbs.
    Alguém conhece uma ferramenta, mesmo paga, que faça a gerencia das RBs de maneira centralizada???
    Não estou falando de gerencia de Provedor e sim de um dashboard capaz de gerenciar as RBs de maneira centralizadas e pudéssemos fazer regras centralizadas e publicá-las sob demanda, verificar versão de firmware e atualizações agendadas em uma ferramenta de gerencia centralizada.
    Imagina poder fazer uma regra de firewall ser cadastrada em 500 Rbs de uma só vez?? Ou poder cadastrar uma lista de sites bloqueados de 300Rbs ao mesmo tempo???

    A mikrotik vem crescendo e precisamos gerenciar um enorme numero de RBs, com as mais diversas aplicações e não consigo achar uma ferramenta que faça isso.
    Assim vamos nadar e morrer na praia pois em ambiente grande e sério gerencia é a palavra de ordem sempre.

    A Ubiquiti saiu na frente com o seu ubnt discovery que tem melhorado a cada versão, para administrar Cisco já perdi a conta de quantas ferramentas tem no mercado e a mikrotik.... está se mexendo????
    Se estiver, por favor, alguém me mostre, pois não achei.

    Grande abraço a todos.
    Última edição por lacierdias; 09-06-2012 às 19:25. Razão: Erro de português. :-)

  2. #2

    Padrão Re: Gerenciando RBs de maneira centralizada.

    Citação Postado originalmente por lacierdias Ver Post
    Boa tarde meus amigos,

    Tenho mais de 700 RBs instaladas e tenho muitos problemas quando precisamos inserir uma regra ou fazer uma atualização que envolva um grande numero de Rbs.
    Alguém conhece uma ferramenta, mesmo paga, que faça a gerencia das RBs de maneira centralizada???
    Não estou falando de gerencia de Provedor e sim de um dashboard capaz de gerenciar as RBs de maneira centralizadas e pudéssemos fazer regras centralizadas e publicá-las sob demanda, verificar versão de firmware e atualizações agendadas em uma ferramenta de gerencia centralizada.
    Imagina poder fazer uma regra de firewall ser cadastrada em 500 Rbs de uma só vez?? Ou poder cadastrar uma lista de sites bloqueados de 300Rbs ao mesmo tempo???

    A mikrotik vem crescendo e precisamos gerenciar um enorme numero de RBs, com as mais diversas aplicações e não consigo achar uma ferramenta que faça isso.
    Assim vamos nadar e morrer na praia pois em ambiente grande e sério gerencia é a palavra de ordem sempre.

    A Ubiquiti saiu na frente com o seu ubnt discovery que tem melhorado a cada versão, para administrar Cisco já perdi a conta de quantas ferramentas tem no mercado e a mikrotik.... está se mexendo????
    Se estiver, por favor, alguém me mostre, pois não achei.

    Grande abraço a todos.
    Boa noite.

    Nos meus clientes (provedores) eu uso uma solução própria, baseada em Python e Paramiko. O código da solução está disponível[1][2][3] nos tópicos referenciados.

    Particularmente prefiro SSH, pois é mais completo do que API. Em contra-partida, demanda um pouco mais de processamento. Você pode fazer a administração de suas RBs por chamadas de API, sem qualquer problema, para necessidades cotidianas.

    Enfim, faça suas considerações e avalie a melhor forma de gerenciar suas RBs, com o uso das ferramentas (gratuitas) que indiquei.

    https://under-linux.org/f291/procedi...82/#post618360
    https://under-linux.org/f143/registrando-log-149969/
    https://under-linux.org/f307/comando...-40mhz-152833/

    Saudações,

    Trober

  3. #3

    Padrão Re: Gerêciando RBs de Maneira Centralizada.

    Citação Postado originalmente por lacierdias Ver Post
    Boa tarde meus amigos,

    Tenho mais de 700 RBs instaladas e tenho muitos problemas quando precisamos inserir uma regra ou fazer uma atualização que envolva um grande numero de Rbs.
    Alguém conhece uma ferramenta, mesmo paga, que faça a gerencia das RBs de maneira centralizada???
    Não estou falando de gerencia de Provedor e sim de um dashboard capaz de gerenciar as RBs de maneira centralizadas e pudéssemos fazer regras centralizadas e publicá-las sob demanda, verificar versão de firmware e atualizações agendadas em uma ferramenta de gerencia centralizada.
    Imagina poder fazer uma regra de firewall ser cadastrada em 500 Rbs de uma só vez?? Ou poder cadastrar uma lista de sites bloqueados de 300Rbs ao mesmo tempo???

    A mikrotik vem crescendo e precisamos gerenciar um enorme numero de RBs, com as mais diversas aplicações e não consigo achar uma ferramenta que faça isso.
    Assim vamos nadar e morrer na praia pois em ambiente grande e sério gerencia é a palavra de ordem sempre.

    A Ubiquiti saiu na frente com o seu ubnt discovery que tem melhorado a cada versão, para administrar Cisco já perdi a conta de quantas ferramentas tem no mercado e a mikrotik.... está se mexendo????
    Se estiver, por favor, alguém me mostre, pois não achei.

    Grande abraço a todos.
    Também estou ansioso para conhecer uma ferramenta que realmente seja funcional e 100% free.
    Infelizmente a mikrotik esta fadada a empreendimentos de baixa escala de mercado, justamente por esse motivo, o de não ter o devido suporte para gerenciamento em massa.
    Vamos aguardar que alguém da própria mikrotik leia isso e repense sua estrategia de mercado com um produto realmente voltado para grandes empreendimentos.

  4. #4

    Padrão Re: Gerêciando RBs de Maneira Centralizada.

    Creio que a ferramenta para isso seja o Dude, atualização de firmware e configuração em lote já tem, já scripts não sei se tem, se não tiver quem sabe em versões futuras...

  5. #5

    Padrão Re: Gerêciando RBs de Maneira Centralizada.

    Citação Postado originalmente por mmicali Ver Post
    Creio que a ferramenta para isso seja o Dude, atualização de firmware e configuração em lote já tem, já scripts não sei se tem, se não tiver quem sabe em versões futuras...
    Dude é apenas uma ferramenta para monitoração sem por demais. Alem disso o Dude não é nada pratico, sem falar dos bugs. É preciso uma ferramenta completa e de fácil entendimento ou seja descomplicada e funcional.