Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no MikroTik

    Citação Postado originalmente por Jacksonjm Ver Post
    Amigo mais o hotspot assim como o PPPoE não vão funcionar em uma rede roteada. Ou funcionam? Ainda não tentei isso.
    Sim, funciona em ambos os casos, seja PPPoE ou HotSpot. Se usar servidor Radius, fique atento para o parâmetro src-address, para que seja o número do endereço de loopback, principalmente quando você tiver casos de circuitos circulares[1].

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-da...51/#post618154

    Saudações,

    Trober

  2. #22

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no MikroTik

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Sim, funciona em ambos os casos, seja PPPoE ou HotSpot. Se usar servidor Radius, fique atento para o parâmetro src-address, para que seja o número do endereço de loopback, principalmente quando você tiver casos de circuitos circulares[1].

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-da...51/#post618154

    Saudações,

    Trober

    Estou penando nisso trober pois meus Radius só comunica eu usando o ip privado que utilizo para fechar o ospf quando coloco no Radius o IP da loopback não consigo autenticar os clientes!

  3. #23

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no MikroTik

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Estou penando nisso Trober pois meus Radius só comunica eu usando o ip privado que utilizo para fechar o ospf quando coloco no Radius o IP da loopback não consigo autenticar os clientes!
    Oi Everton.

    A partir do shell do seu servidor Radius, você alcança o roteador requisitante (Radius client)? O alcance é recíproco?

    Saudações,

    Trober

  4. #24

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    Galera boa noite, vi esse vídeo porem não compreendi uma coisa, na parte do vídeo onde colocamos o routerID (0.0.0.X), cada uma das placas terá que ter um valor de X distinto? No caso esse valor do X, ele pode ser qualquer (posso ir colocando o valor assim que for adicionando nas rbs) ou devo colocar de acordo com alguma regra (de profundidade da raiz por exemplo).


    Att. Tácio Andrade.

  5. #25

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no MikroTik

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Oi Everton.

    A partir do shell do seu servidor Radius, você alcança o roteador requisitante (Radius client)? O alcance é recíproco?

    Saudações,

    Trober
    Sim alcança, no fim das contas resolvi essa questão, mas estou curioso com o seguinte: no caso estou usando rede privada para fechar os OSPF para meu BGP, tudo funcionando sem problemas, porém para fazer esses OSPF navegar existe uma forma sem ser por regra de NAT no BGP?

  6. #26

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no MikroTik

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Sim alcança, no fim das contas resolvi essa questão, mas estou curioso com o seguinte: no caso estou usando rede privada para fechar os OSPF para meu BGP, tudo funcionando sem problemas, porém para fazer esses OSPF navegar existe uma forma sem ser por regra de NAT no BGP?
    Sem NAT, é impossível alcançar redes públicas, a partir de redes privadas.

    Recomendo não implementar NAT no roteador de borda. Faça a implementação de NAT num roteador de nível abaixo, na perspectiva de fora para dentro.

    Imagino que seu objetivo é possibilitar que seus roteadores "naveguem", para aplicar atualizações e gerência remota. Particularmente prefiro tornar os roteadores, da rede interna, indisponíveis publicamente, sendo feita a gerência (externa, remota) por VPN. Para a atualização de software, firmware e tempo (NTP), um servidor interno provê essa demanda.

    Saudações,

    Trober

  7. #27

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    Parabéns pelas instruções
    Estamos com um problema sério na nossa rede.
    /Temos uma rede roteada.,..e clientes estão reclamando que não conseguem tirar nota fiscal eletronica, imprimir boleto da caixa econômica.
    /temos um link dedicado de 30 mega da GVT e o uso fica em torno de 20 mega e clientes ainda reclamam de lentidão,.
    Alguem poderia dar uma luz.

    Obrigado
    João

  8. #28

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no MikroTik

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Sem NAT, é impossível alcançar redes públicas, a partir de redes privadas.

    Recomendo não implementar NAT no roteador de borda. Faça a implementação de NAT num roteador de nível abaixo, na perspectiva de fora para dentro.

    Imagino que seu objetivo é possibilitar que seus roteadores "naveguem", para aplicar atualizações e gerência remota. Particularmente prefiro tornar os roteadores, da rede interna, indisponíveis publicamente, sendo feita a gerência (externa, remota) por VPN. Para a atualização de software, firmware e tempo (NTP), um servidor interno provê essa demanda.

    Saudações,

    Trober
    Tranquilo então Trober agradeço pela atenção dispensada meu caro, imaginei justamente o que vc relatou.. e justamente o que estou procurando é realmente manter o NTP de algumas RB's em dia, já que tenho internet na minha RB principal (BGP) consigo montar um server nela NTP para atualizar o horario internamente?

  9. #29

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no MikroTik

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Tranquilo então Trober agradeço pela atenção dispensada
    Tranquilo

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    imaginei justamente o que vc relatou.. e justamente o que estou procurando é realmente manter o NTP de algumas RB's em dia, já que tenho internet na minha RB principal (BGP) consigo montar um server nela NTP para atualizar o horario internamente?
    Esses são exatamente os benefícios previstos no Wiki da MikroTik.

    Benefits:

    • Router doesn't need direct access to internet and public NTP servers
    • Allow to control primary source of clock for your router only on two main routers (primary and secondary)
    • It can reduce traffic and load of some public NTP servers by local time caching
    Você pode implementar[1] o serviço de NTP server, no seu roteador de borda (que é um MikroTik RouterOS), conforme instruções disponíveis no Wiki oficial da MikroTik, onde também estão expostas as instruções para implementação[2] em modo cliente.

    É possível ajustar o timezone para America/Brasil/São Paulo, usando o comando abaixo:

    Código :
    /system clock set time-zone-name=America/Sao_Paulo

    Entretanto, se não estou enganado, é uma boa prática manter o timezone em UTC. Enfim, não lembro se é no RFC3339[3], se em algum paper da Cisco, ou até mesmo no NTP Brasil[4], mas em algum lugar li sobre isso.

    [1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Setup_...ers#NTP_Server
    [2] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Setup_...ers#NTP_Client
    [3] http://www.ietf.org/rfc/rfc3339.txt
    [4] http://www.ntp.br/NTP/MenuNTPFaq

    Saudações,

    Trober

  10. #30

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    no meu caso eu uso o mk-auth teria como utilizar OSPF na minha rede e um único mk-auth centralizado pra autenticar todos os clientes? o meu mk-auth tem o ip 192.168.255.2/30 eu tenho que fazer alguma coisa nas rb? uso pppoe e hotspot eu configuro o Radius e coloco o ip do mk-auth seria isso?

  11. #31

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    fiz como no video consigo pingar em toda a rede porem não navega na internet e não ping pra algum site como o google a que tem o link de internet ping mais as demais não ping! o que pode ser?

  12. #32

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    Boa noite.
    Muito boa a vídeo-aula, agora fiquei com algumas duvidas. Tipicas de quem está começando na área.
    Hoje possuo uma rede toda em bridge e pretendo segmenta-la, utilizo uma RB1100Ahx2 e trabalho da seguinte forma:

    Interface 1: ligada a uma ponte 5.8 e um ap 2.4 em bridge.

    Interface 2: ligada a um ap 2.4 em bridge.

    Interface 3: ligada a uma ponte 5.8 e um ap 2.4 em bridge.

    Interface 4: ligada a uma ponte 5.8 passando por um ponto de passagem outra ponte 5.8 e um ap 2.4 no final, todos também em bridge.

    Para realizar o isolamento da rede adotei um servidor PPPoe e um range de ip diferente para cada interface, tudo /24.

    Está tudo funcionando perfeitamente até o momento. Porém no ponto de passagem ligado a interface 4 vou enviar link para mais duas localidades. Preciso isolar a rede no local mais quero autenticar tudo no concentrador principal a rb1100.

    Quem tiver interesse em me dar idéias serão bem vindas.

    Obrigado.

  13. #33

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    Caros amigos,

    surgiu duvidas tremendas aqui, estou em bancada fiz comunicou blz, só que minha duvida como entrar o link ai tenho ips validos;

    1 - tenho que fazer nat;
    2 - onde controlo meus clientes banda e corte;
    3 - como entrego ip valido um cliente sem querer entregar 1:1, queria entregar direto ip na interface o valido;

    quem puder enviar como fazer, agradeço!

  14. #34

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    @allac, estou começando no agora OSPF seu vídeo por sinal é bem intuitivo então como sua pergunta já está um pouco obsoleta mesmo assim vou comentar, cara o loopback ele serve para duas coisas só lembro de uma que uma delas é pra gerencia como vc utiliza um /30 ai sua rede fica toda doidona rsrs então vc criando a loopback e anuciando em router ID vc vai gerenciar sua rede tranquilamente não esquecendo também de colocar a mesma no network, para que os demais router's tenham acessos sobre a rota default acho que tem outro amigo acima que não conseguiu anunciar a mesma vc faz isso onde chega o link utilizando a opção redistribute default route= always (as type 1) na aba instance sobre a parte de segurança não entendi pois também não vou comentar porque não entendi rsrs pelo o que entendi vc quer acessar determinados router's então para isso vc tem que utilizar a aba network lá vc coloca o inicio da rede que no caso é o seu network. Desde já agradeço.

    Ah, gente lembrando doidona em um duplo sentido o loopback no caso seria só para acesso.



    Att,




    Wagner Loula
    Skype: wld.net
    E-mail: [email protected]
    Cel: (87) 9640-0907
    FoxPanel Sistema para Gerenciamento Provedor.
    www.foxpanel.com.br

  15. #35

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    Umas dúvidas pros mais experientes ai...

    Primeiro: eu ja tenho uma rede rodando, toda em bridge, quero começar a colocar uns NAS em alguns locais remotos, rodando com OSPF em cima da mesma rede bridge. Bom, configurando uma RB450 que tenho aqui, para rodar OSPF com a que ja recebe a minha rede, que é em bridge, só fechou o neighbotind dos 2 lados quando eu coloquei elas para rodarem em cima de uma VLAN (essa VLAN na mesma interface onde recebo a minha rede bridge na RB core). É normal não fechar neighboring quando ja tem trafego e rotas staticas configuradas na interface? E além disso, não deve ter problema nenhuma rodar o OSPF em cima de vlan, certo?

    Outra coisa que tu matutando é o seguinte, eu tenho 3 links ligados na RB core. Eu não faço balanceamento de carga com PCC, faço balanceamento manual baseado em vários parametros (usuário, serviço, IP destino...), ou seja, se eu configurar uma RB para funcionar como um NAS remoto rodando OSPF, eu preciso que esse NAS possa tomar decisão de qual link usar. Não posso ter apenas uma default route no NAS, pois assim a RB core vai balancear apenas baseada nas configurações dela, ela não sabe se o usuário X deve sair por qual link, pq o usuário está no NAS. Eu tentei criar 3 redes separadas em cima do OSPF, entre a minha RB core e a RB450, mas não funciona, uma das redes fica como "backup", pois imagino que ele pense que eu tenho vários "caminhos" para o mesmo roteador, ele não imagina que eu queria usar todas essas redes ao mesmo tempo, tomando a decisão de roteamendo na RB core por elas. Qual idéia vcs me dariam para poder tomar a decisão de qual link usar a partir desse NAS remoto?

    Ou eu posso simplesmente usar essas interfaces que ficam em modo backup mesmo, sem preocupação?

    (lembrando que to rodando o OSPF inteiro em cima de VLANs, só não sei se vou usar 3 VLAN, uma para cada link, ou 1 VLAN só com 3 redes diferentes nela)

  16. #36

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    Bom, fiz e funcionou.

    Criei 3 redes no OSPF entre as duas RBs, rodando em cima de uma VLAN.

    VLAN IP 1: 172.29.1.0/30
    VLAN IP 2: 172.30.1.0/30
    VLAN IP 3: 172.31.1.0/30

    Na minha RB core, adicionei no meio do meu mundo de regras para ele marcar os pacotes vindo da VLAN por endereços dentro da rede 172.29.0.0/16 para o link 1, a rede 172.30.0.0/16 para o link 2 e a rede 172.31.0.0/16 para o link 3.

    Assim vou ter um range grande de subredes /30 dentro de cada bloco /16 para fazer varios OSPF com NASes remotos e o mangle ja ta preparado para aceitar essas redes e balanceá-las dentro das regras.

    Se alguém tem alguma ideia melhor, ficamos no aguardo; e ja que fiz e funcionou direitinho, deixo aqui o cenário para o pessoal saber que não é difícil e da pra fazer balanceamento no CORE de clientes conectados em retoadores REMOTOS atraves de rotas específicas para isso.

    Abraços.

  17. #37

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    @allac, como faço pra colocar 2 links em pontos distintos em uma rede ospf? eu tenho que transporta-los para um único local e balancear ou tem outra forma?

  18. #38

    Padrão Re: Tutorial de OSPF no Mikrotik

    @allac maravilha de explicação, minha rede já esta toda em ospf so que agora eu tenho um segundo link tenho 5 torres da seguinte forma 1 <-------> 2 <-------> 3 <------>4 <------->5 tenho um link na torre um e um link na torre 5 como faço pra ficar assim: link da torre 1 vai até a 3 mais não atente 4 e 5 e o link da torre 5 vai até a torre 3 não atende torre 3 2 e 1 se o link da torre1 cair o da torre 5 atende tudo ou contraio o link 5 cair o 1 atente tudo dá certo? como posso fazer coloquei distancias diferentes mais se o link da 1 cair o da 5 não passa da 3 pra frente tenho que ir la e colocar a distancia menor pra ir, teria alguma solução que não seja manual?