+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dicas para ip publico e privado na mesma rede, qual a melhor opção?

    Ola boa noite pessoal.
    Estou estruturando minha rede, que hoje tem 70 clientes, ja fechei uma representação comercial (sva) com uma empresa séria, novo data-center nova base já esta montada, ela conta com 2 paineis setoriais emc-test 15,5dbi com defletores ligados a bullet m2 b/g/n com clientes em n, omni oiw 5.8ghz com bullet m5 hp com airmax ligados a um switch 3com/hp 8 portas gigabit dentro de uma caixa ventilada no topo, com um nobreak de 700va no pé da torre.

    No data-center tenho um link full 3mb/3mb da Copel Telecom, com cinco ips validos mascara /29, uma rb450G, um switch intelbras 08 portas e nobreak de 1400va, irei usar um novo servidor mk-auth cloud( média de pinga para esse servidor cloud atraves do meu link é de 15ms)

    Pretendo usar hotspot para clientes residenciais 2.4ghz e 5.8ghz) com ip privado e fixo, todos com os radios clientes roteados. e clientes empresáriais(5.8ghz) com ip valido, teria alguma forma de usar ip valido e fixo somente para os empresáriais sem precisar do nat 1:1, ou colocar o PPPoe para entregar ips validos para os empresáriais e para os residenciais usar um fixo da classe 172.16.0.0/16? tudo na mesma RB como ficaria? ou teria que colocar outra rb? lembrando que os clientes empresáriais serao poucos, uns 3 de inicio, nao passando de uns 10, mo maximo.

    E também se seria possivel, assim que eu tiver mais ips validos, distribui-los no hostspot fazendo com que a cada um ip valido nao tenho mais que 10 clientes saindo por ele, tipo, se tiver 50 clientes online, seja usado 5 ips valido, sendo 10 clientes saindo por cada um deles, para minimizar a questao sites que controlam downloads por ip.

    os clientes atuais nao estao conectados nesse data-center nen na base, tendo somente alguns em teste, pois os mesmos serao migrados para o novo sistema assim que estiver tudo devidamento licenciado e configurado.

    Aguardo opiniões. Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Dicas para ip publico e privado na mesma rede, qual a melhor opção?

    Com essa quantidade de ip valido que vc tem é impossivel!!

  3. #3

    Padrão Re: Dicas para ip publico e privado na mesma rede, qual a melhor opção?

    Amigo, o bom seria voce conseguir mais uma classe de ips da copel ou comprar um range de ips.

    Att.
    Claudio
    Qualquer duvida estou a disposição
    msn: [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Dicas para ip publico e privado na mesma rede, qual a melhor opção?

    Pode sim. Utilize uma RB como loadbalance. Use um switch e em cada porta da rb configure um dos ips.

  5. #5

    Padrão Re: Dicas para ip publico e privado na mesma rede, qual a melhor opção?

    Obrigado pela contribuição amigos. Entao decidi usar, de inicio, somente uma rb450g para hotspot, com ip fixo privado nos clientes, vcs tem alguma dica de classes de ips, mascara? daria pra isolar cada cliente, sem ter que criar um gateway para cada cliente? e tambem ter a opção de usar ip valido e fixo no cliente que solicitar o serviço, ou no caso que o cliente for plano comercial/empresarial. lembrando que uso radio roteado em todos os clientes, somente alguns tem aquelas porcarias de placas pci/usb, estes que passaram da concorrencia para mim.
    E como ja disse no inicio, a ideia de distribuir 10 clientes para cada ip do link, é pra quando eu tiver mais ips validos disponiveis no link.
    Aguardo opinioes. obrigado