+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sequencia pra migrar rede bridge pra OSPF

    Sr(a) Bom dia
    Tenho o seguinte senario um servidor central mkt 5.15 que distribui as rotas estaticamente pras repetidoras que envia subredes de ips validos pros ips das repetidoras pra navegaçao dos cliente a rede tem duas grandes bridges uma do backbone e em cada repetidora fiz um concentrador pppoe criando uma bridge_cli e colocando os paineis nessa bridge e autenticando o pppoe em cada repetidora tenho um free radius central verificando as credeciais tipo mac, login e senha pra liberar a conexão.
    Estou vendo a necessidade de migrar a rede pra OSPF e Peço a ajuda aos amigos do forum pra verificar se a sequencia abaixo pra migração e a mais correta:
    1- Atualizar as rbs pra versao mais atual.
    2 -Atualizar os ponto a ponto da Ubiquiting pra 5.5
    3 - Verificar as Rbs existencia de badblock.
    4- Definir a nova estrutura de distribuição dos ips validos pra expandir em arvore tipo /22 / 24 /26 etc
    pra facilitar a sumarização das rotas.
    5- Definir quais ips sera dos ponto a ponto os /30
    6- Colocar ips /32 preferencialmente validos no loopback
    7- Manter as rotas estaticas se possivel como segurança.
    8- Planejar e executar links de redundancia nas repetidoras principais
    9- Levantar os OSPF e gerenciar os custos e não marcar opçao de redistribuição de rotas estaticas.

    Se alguem achar alguma coisa que deveria colocar nessa receita de bolo por favor esteja avontade.

    Agradeço antecipadamente a colaboração de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Sequencia pra migrar rede bridge pra OSPF

    Amigo ... acredito que a sequência proposta é suficiente para te dar êxito na implantação.

    Somente algumas observações:
    Imprescindível a atualização dos mikrotiks para uma versão próxima.
    Não há extrema necessidade de atualizar os ubnts para que seu OSPF venha funcionar.
    Organizar as redes para facilitar o roteamento é uma estratégia necessária.
    Acredito que terá que marcar a opção da redistribuição das rotas estáticas, a única configuração que deverá evitar em todos e que deve estar presente no seu Mk central é "distribuir rota Default".

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Sequência pra migrar rede bridge pra OSPF

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo ... acredito que a sequência proposta é suficiente para te dar êxito na implantação.
    Complementando as importantes contribuições do colega Godoy, no meu julgamento, acredito que há também outros itens a serem inseridos nessa lista. Faltam, por exemplo:

    • Inventariar a alocação de endereços na rede.
    • Elaborar o diagrama topológico da rede atual, considerando os aspectos físicos e lógicos.
    • Elaborar o diagrama topológico da rede futura, considerando os aspectos físicos e lógicos.
    • Implementar, de forma simulada, em ambiente isolado e controlado, a nova rede, sem afetar o ambiente de produção.
    • Avaliar a estabilidade dos enlaces, uma vez que OSPF tem um tempo de convergência, que não é de tempo real.
    • Detectar todos os roteadores que estão fazendo NAT. Apesar de não ser minha preferência, é possível um convívio entre OSPF e NAT. Entretanto, são requeridos certos cuidados, ou o harmonioso convívio "OSPF + NAT" vira rebelião.
    • Entre outros.


    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Somente algumas observações:
    Imprescindível a atualização dos mikrotiks para uma versão próxima.
    Concordo. Muito importante.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Não há extrema necessidade de atualizar os ubnts para que seu OSPF venha funcionar.
    Muito importante atualizar o AirOS. A não ser que você queira usar NBMA em todos os enlaces, para sanar o problema de multicast existente no AirOS, existente em versões antigas. Há também o problema do SkyNet, que está corrigido nas versões vigentes.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Acredito que terá que marcar a opção da redistribuição das rotas estáticas, a única configuração que deverá evitar em todos...
    Não há necessidade anunciar rotas estáticas, a não ser que você queira realmente anunciar rotas estáticas. Se você está tornando autônomo o anúncio de rotas, por meio de um serviço de roteamento dinâmico, serão raras as situações em que será necessário distribuir suas rotas estáticas.

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    ... e que deve estar presente no seu Mk central é "distribuir rota Default".
    Sim, se o seu "MK Central" foi a saída a única para a internet.

    Espero ter contribuído de forma positiva.

    Saudações,

    Trober

  4. #4

    Padrão Re: Sequência pra migrar rede bridge pra OSPF

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Muito importante atualizar o AirOS. A não ser que você queira usar NBMA em todos os enlaces, para sanar o problema de multicast existente no AirOS, existente em versões antigas. Há também o problema do SkyNet, que está corrigido nas versões vigentes.
    Trober
    Muito bem observado Trober, acredito que talvez tenha faltado maior clareza em minha explicação.
    Manter os rádios atualizados para corrigir falhas de software ou vulnerabilidades é indispensável, ou seja, não quis me referir que não se deve atualizar os ubnts (ainda mais eu que passei uma semana inesquecível onde os nossos estavam parando por toda a parte devido ao Skynet), mas sim me resumi a essência (OSPF) que não exigiria a atualização dos rádios para poder funcionar.

    Inclusive ... de uma passadinha (sê aidna não o fez) pelo tópico que abrir, estou precisando de ajuda e acredito que possa vir de você.
    Tópico: https://under-linux.org/f343/otimizando-ospf-157795/

    Saudações

  5. #5

    Padrão Re: Sequencia pra migrar rede bridge pra OSPF

    Segue um tutorial completo para configurar o OSPF. Segue link...
    http://www.ixcsoft.com.br/downloads/...xcprovedor.pdf

  6. #6

    Question Re: Sequencia pra migrar rede bridge pra OSPF

    Olá, desculpem reviver o topico, mas estou com um problema no OSPF (estou tentando em bancada, e a uns 4 dias lendo topicos e não acho uma solução) que não consigo resolver, tenho a seguinte rede:


    internet ---- RB1 -------RB2 ------ clientes
    * | ****** |
    ....clientes---RB3-------Rb4 ------ clientes


    O ospf funciona legal, quando um link cai, a outra rota é encontrada, resumindo, a redundancia esta funcionando, porem não consigo fazer com que as RB2, 3 e 4 saiam para a internet, elas acham a rota (marquei na rb1 para distribuir a rota default) porem so da "timeout" (pingando de qualquer RB (2, 3 e 4)), lembrando que da RB1 tenho internet normalmente (foi adicionada uma rota estatica default nela, etc...).... Se alguem puder me ajudar, obrigado

  7. #7

    Padrão Re: Sequência pra migrar rede bridge pra OSPF

    Citação Postado originalmente por zoom18 Ver Post
    Se alguem puder me ajudar, obrigado
    Opa.

    Siga os passos descritos em outro tópico disponível aqui no Under-Linux. Lá tem a solução para seu problema.

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-da...51/#post618154

    Saudações,

    Trober

  8. #8

    Lightbulb Re: Sequência pra migrar rede bridge pra OSPF

    Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Opa.

    Siga os passos descritos em outro tópico disponível aqui no Under-Linux. Lá tem a solução para seu problema.

    [1] https://under-linux.org/f343/ospf-da...51/#post618154

    Saudações,

    Trober

    Grande Trober, aprendo mais com você aqui do que em 3 anos de faculdade (Ciencia da computação), vou tentar aqui e ver se consigo resolver! Muito obrigado.

  9. #9

    Padrão Re: Sequência pra migrar rede bridge pra OSPF

    Trober, implantei exatamente como no seu exemplo, porem estou com o mesmo problema, apenas a primeira RB(a) sai para a internet, as outras duas 3 (deixei a do segundo link, fora do ar), porem as outras 3 rbs pegam a rota default e não saem para a internet.