+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Bom dia pessoal, sei que pra muitos essa é uma duvida besta mas pra mim é importante.
    Na minha repetidora onde a recepção é feita por uma Maxxgain Dish e um Rocket M5, preciso transmitir para outra estação que fica a 8Km de distância com ótima visada. A duvida é: Em questão de custo/beneficio devo usar uma Nanobridge M5 22dbi em ambas as extremidades ou uma antena aquário 22 dbi ligada em um Groove 5Hn?

    Sou grato por dividir minhas duvidas com vocês!

  2. #2

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    nanobridge ,custo beneficio,pela antena ser mimo também,e a essa distancia o ideal seria 25 dbi

  3. #3

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    nanobridge ,custo beneficio,pela antena ser mimo também,e a essa distancia o ideal seria 25 dbi
    Custo beneficio, sem duvidas a nano com a tecnologia 2 x 2 MIMO TDMA já faz toda a diferença. 150MB de Throughput real. A 22 dbi vai traquilo.

  4. #4

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Custo beneficio, sem duvidas a nano com a tecnologia 2 x 2 MIMO TDMA já faz toda a diferença. 150MB de Throughput real. A 22 dbi vai traquilo.
    Certo, vou usar nanobridge. Mas sera que 25dbi não é desperdício nesse intervalo de apenas 8 km com visada limpa? posso ver ambos os pontos a olho nu sem precisar subir na torre. sera que a nanobridge de 22dbi não da conta?

  5. #5

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Citação Postado originalmente por Joabson Ver Post
    Certo, vou usar nanobridge. Mas sera que 25dbi não é desperdício nesse intervalo de apenas 8 km com visada limpa? posso ver ambos os pontos a olho nu sem precisar subir na torre. sera que a nanobridge de 22dbi não da conta?
    Cara foi o que eu falei, a nanobridge de 22dbi passa com folga esta distancia. Pode até ser a airGrid 23 so que ela não trabalha em 2 x 2, somente 1 x 1.

  6. #6

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    8km 22dbi fecha tranquilo!!!

  7. #7

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Duvidas resolvidas, valeu galera!

    sucesso!

  8. #8

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Só vou colocar um adendo:

    São dois caminhos a serem tomados: Custo (em reais) e benefícios (tecnologia). Muitas vêzes é complicado aliar os dois fatores. Mas neste caso creio que não haja muita diferença nos preços finais. Quando digo diferenças, me refiro a altos valores.

    Apesar das indicações serem boas, não foi levado em conta o maior controle que se terá com um rádio com mikrotik, como o Groove.
    O que conta contra é o fato de ter que colocar uma antena nele e também ser 1x1. Nanobridge já vem tudo prontinho.
    Ou então um RocketM com uma antena Dish.

    Mas quanto vai precisar passar neste enlace para justificar o uso de 2x2?

    Quantos PPS está previsto no enlace?

    Eu tenho Ubiquiti em enlace também, mas quando se coloca um mikrotik é que se passa a dar valor. Já estou pensando em mudar tudo para mikrotik nestes enlaces.

    Quantos reais a mais isso representará? muito pouco... Mas se for o fator determinante, vai em Nanobridge, ou então até de Airgrid.

    A indicação da antena de 22 para esta distância também é correta, se levar em conta preços, mas um fator a ser levado em conta nos enlaces, é quanto cada antena tem de ângulo de irradiação. Para ponto a Ponto, quanto menor o ângulo, mais o espectro agradece.

    O ideal seria usar uma antena de maior ganho, como uma dish de 34, ou melhor ainda um ANX da Computech, e ainda por cima com radome, em tudo, mas isso reconheço encare o enlace.
    Eu também não uso, pois quando precisei , nem conhecia estes rádios com estas antenas ,mas sei de relatos de sucesso.

    Com isso não estou de forma nenhuma criticando o uso sugerido. Mas alertando para algo que no futuro irá nos dar muita dor de cabeça. A poluição em 5.8. Quanto maior o ganho, menor o ângulo de irradiação e isso já será um bom começo para proteger o 5 ghz.
    Vejam o tópico:

    https://under-linux.org/f346/5-ghz-u...ocorro-147398/

    É a mesma questão do meio ambiente. Pequenas ações é que irão contribuir para o resultado final. Quando a comunidade se concientiza da importância e passa a colaborar, as coisas começam a andar melhor.
    Se todos nós nos engajarmos numa luta em defesa do 5.8, não iremos reclamar no futuro.

    Até gatonet está lascando 5.8 a torto e a direito.

  9. #9

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    1929 bom dia,
    A algum tempo tenho percebido a utilização de antenas de maior ganho com dish em pequenos enlaces,demorei a compreender ,mas vejo tbm por questões técnicas , o sinal chega com menos interferência tbm pois quanto menor o ângulo de irradiação melhor ,certo?

  10. #10

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Seu esclarecimento é muito importante pra mim.
    Estou estudando bastante sobre Mikrotik e peguei confiança, pensando bem, se eu for colocar na balança a Mikrotik leva essa disputa, pois:

    o enlace é 1x1
    a diferença de valores ficou entre R$ 110,00
    sobre o pps, não tenho conhecimento sobre o assunto, sei que se refere a (pacotes por segundo), mas creio que o valor não seja alto pois o link é pequeno e vamos trabalhar com poucos clientes.

    se falei besteira fique a vontade para me corrigir!

  11. #11

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Citação Postado originalmente por jailtonnetlink Ver Post
    1929 bom dia,
    A algum tempo tenho percebido a utilização de antenas de maior ganho com dish em pequenos enlaces,demorei a compreender ,mas vejo tbm por questões técnicas , o sinal chega com menos interferência tbm pois quanto menor o ângulo de irradiação melhor ,certo?
    Exatamente. Eu também comecei de outro jeito, mas vou aos poucos procurar atingir este alvo.

    Citação Postado originalmente por Joabson Ver Post
    Seu esclarecimento é muito importante pra mim.
    Estou estudando bastante sobre Mikrotik e peguei confiança, pensando bem, se eu for colocar na balança a Mikrotik leva essa disputa, pois:

    o enlace é 1x1
    a diferença de valores ficou entre R$ 110,00
    sobre o pps, não tenho conhecimento sobre o assunto, sei que se refere a (pacotes por segundo), mas creio que o valor não seja alto pois o link é pequeno e vamos trabalhar com poucos clientes.

    se falei besteira fique a vontade para me corrigir!
    Você entendeu bem o que eu queria salientar. O custo entre um e outro não é tão diferente.
    Quanto a PPS é isso mesmo.
    Na interface do link você vê quanto está passando nos picos.
    Mas 5000 pps não é nada para um Groove.

  12. #12

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    PPS,vamos supor que tem 1000 pessoas em uma sala ( a sua sala suporta 1000 pessoas" seu link")mas sua porta"Seus radios" de entra e saida so suporta passar 10 pessoas por vez ,então e isso que acontece ,quanto mais pps suportar seus radios (sua porta) mais pessoas e varias requisições vao poder passar por ela,e assim não dar tumulto hehe(lentidao e outros).

    Mikrotik em enlaces tbm concordo ser bem melhor e em pops tbm e nos clientes por ter maior controle e acesso,mas o problema e que sempre achei chato pingtails e conectores hehe por isso dou preferencia sempre as bridges bullet grooves ,agora nas rocket s abro exceção hehe.

    OBs:Joabson quando utilizamos no gerenciamento rb mikrotik e como ap uibiquiti para enviar sinal para os clientes ,os ap's ubiquiti deixe em bridge(ponte)e coloque criptografia ,se for em enlace do mesmo jeito so que ao inves de criptografia marque a opçao acl mac e cadastre os macs.
    Última edição por jailtonnetlink; 13-06-2012 às 10:56. Razão: complementação

  13. #13

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Só vou colocar um adendo:

    São dois caminhos a serem tomados: Custo (em reais) e benefícios (tecnologia). Muitas vêzes é complicado aliar os dois fatores. Mas neste caso creio que não haja muita diferença nos preços finais. Quando digo diferenças, me refiro a altos valores.

    Apesar das indicações serem boas, não foi levado em conta o maior controle que se terá com um rádio com mikrotik, como o Groove.
    O que conta contra é o fato de ter que colocar uma antena nele e também ser 1x1. Nanobridge já vem tudo prontinho.
    Ou então um RocketM com uma antena Dish.

    Mas quanto vai precisar passar neste enlace para justificar o uso de 2x2?

    Quantos PPS está previsto no enlace?

    Eu tenho Ubiquiti em enlace também, mas quando se coloca um mikrotik é que se passa a dar valor. Já estou pensando em mudar tudo para mikrotik nestes enlaces.

    Quantos reais a mais isso representará? muito pouco... Mas se for o fator determinante, vai em Nanobridge, ou então até de Airgrid.

    A indicação da antena de 22 para esta distância também é correta, se levar em conta preços, mas um fator a ser levado em conta nos enlaces, é quanto cada antena tem de ângulo de irradiação. Para ponto a Ponto, quanto menor o ângulo, mais o espectro agradece.

    O ideal seria usar uma antena de maior ganho, como uma dish de 34, ou melhor ainda um ANX da Computech, e ainda por cima com radome, em tudo, mas isso reconheço encare o enlace.
    Eu também não uso, pois quando precisei , nem conhecia estes rádios com estas antenas ,mas sei de relatos de sucesso.

    Com isso não estou de forma nenhuma criticando o uso sugerido. Mas alertando para algo que no futuro irá nos dar muita dor de cabeça. A poluição em 5.8. Quanto maior o ganho, menor o ângulo de irradiação e isso já será um bom começo para proteger o 5 ghz.
    Vejam o tópico:

    https://under-linux.org/f346/5-ghz-u...ocorro-147398/

    É a mesma questão do meio ambiente. Pequenas ações é que irão contribuir para o resultado final. Quando a comunidade se concientiza da importância e passa a colaborar, as coisas começam a andar melhor.
    Se todos nós nos engajarmos numa luta em defesa do 5.8, não iremos reclamar no futuro.

    Até gatonet está lascando 5.8 a torto e a direito.
    Este sem duvida é um detalhe muito importante, e vale como um alerta para quem insiste em usar nanostation ou nano loco para criar PTP.

  14. #14
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Só vou colocar um adendo:

    São dois caminhos a serem tomados: Custo (em reais) e benefícios (tecnologia). Muitas vêzes é complicado aliar os dois fatores. Mas neste caso creio que não haja muita diferença nos preços finais. Quando digo diferenças, me refiro a altos valores.

    Apesar das indicações serem boas, não foi levado em conta o maior controle que se terá com um rádio com mikrotik, como o Groove.
    O que conta contra é o fato de ter que colocar uma antena nele e também ser 1x1. Nanobridge já vem tudo prontinho.
    Ou então um RocketM com uma antena Dish.

    Mas quanto vai precisar passar neste enlace para justificar o uso de 2x2?

    Quantos PPS está previsto no enlace?

    Eu tenho Ubiquiti em enlace também, mas quando se coloca um mikrotik é que se passa a dar valor. Já estou pensando em mudar tudo para mikrotik nestes enlaces.

    Quantos reais a mais isso representará? muito pouco... Mas se for o fator determinante, vai em Nanobridge, ou então até de Airgrid.

    A indicação da antena de 22 para esta distância também é correta, se levar em conta preços, mas um fator a ser levado em conta nos enlaces, é quanto cada antena tem de ângulo de irradiação. Para ponto a Ponto, quanto menor o ângulo, mais o espectro agradece.

    O ideal seria usar uma antena de maior ganho, como uma dish de 34, ou melhor ainda um ANX da Computech, e ainda por cima com radome, em tudo, mas isso reconheço encare o enlace.
    Eu também não uso, pois quando precisei , nem conhecia estes rádios com estas antenas ,mas sei de relatos de sucesso.

    Com isso não estou de forma nenhuma criticando o uso sugerido. Mas alertando para algo que no futuro irá nos dar muita dor de cabeça. A poluição em 5.8. Quanto maior o ganho, menor o ângulo de irradiação e isso já será um bom começo para proteger o 5 ghz.
    Vejam o tópico:

    https://under-linux.org/f346/5-ghz-u...ocorro-147398/

    É a mesma questão do meio ambiente. Pequenas ações é que irão contribuir para o resultado final. Quando a comunidade se concientiza da importância e passa a colaborar, as coisas começam a andar melhor.
    Se todos nós nos engajarmos numa luta em defesa do 5.8, não iremos reclamar no futuro.

    Até gatonet está lascando 5.8 a torto e a direito.
    Sempre que vejo esses resalvos e alertas para preservação da frequencia, vem na cabeça um concorrente que tenho aqui na cidade que ta vendendo 1mb R$ 40,00 depois que conseguiu pegar adsl gvt de outra cidade, que fica á 22km de distância aqui de onde moro.
    semana passada fui ajustar o meu enlace que estou ainda terminando "chuvendo muito por aqui" e me deparei com seguinte situação no concorrente: equipamentos usados para receber sinal da outra cidade, rocket dish 30dbi com rocket "provavelmente em ambos os lados" tranquilo, levando em conta a poluição que existe aqui eu provavelmente também iria de ubiquit, como recebo meu link de apenas 3km e são apenas 15mb estou usando rb sxt e ta passando tranquilo, vantagem vista "aqui quase ninguém usa Mikrotik, não sabem usar, então o protocolo nv2 ta purinho por aqui" mas a questão é a seguinte: Esse ponto onde recebo meu link fica a aproximadamente 1,5km meu concorrente deve ficar na casa dos 1,2km também uso duas rb sxt, meu concorrente tava usando duas NanoStastion M5 e mudou pra duas Dish 30dbi, agora gente, são duas dish 30dbi pra fechar um enlance de 1km é o cumulo do absurdo e ainda veio me dizer que é pq ta querendo passar 50mb "adsl" nesse enlace, nos meus testes usando btes do mk tão passando cerca de rx 80mbps e rx 60mbps como pode alguém fazer algo sem noção assim? desculpem gente mas precisava desabafar com alguém sinão ia pirar aqui. Dá vontade de dá um tiro naquele prato toda vez que subo na minha laje, é f***

  15. #15

    Padrão Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    Sempre que vejo esses resalvos e alertas para preservação da frequencia, vem na cabeça um concorrente que tenho aqui na cidade que ta vendendo 1mb R$ 40,00 depois que conseguiu pegar adsl gvt de outra cidade, que fica á 22km de distância aqui de onde moro.
    semana passada fui ajustar o meu enlace que estou ainda terminando "chuvendo muito por aqui" e me deparei com seguinte situação no concorrente: equipamentos usados para receber sinal da outra cidade, rocket dish 30dbi com rocket "provavelmente em ambos os lados" tranquilo, levando em conta a poluição que existe aqui eu provavelmente também iria de ubiquit, como recebo meu link de apenas 3km e são apenas 15mb estou usando rb sxt e ta passando tranquilo, vantagem vista "aqui quase ninguém usa Mikrotik, não sabem usar, então o protocolo nv2 ta purinho por aqui" mas a questão é a seguinte: Esse ponto onde recebo meu link fica a aproximadamente 1,5km meu concorrente deve ficar na casa dos 1,2km também uso duas rb sxt, meu concorrente tava usando duas NanoStastion M5 e mudou pra duas Dish 30dbi, agora gente, são duas dish 30dbi pra fechar um enlance de 1km é o cumulo do absurdo e ainda veio me dizer que é pq ta querendo passar 50mb "adsl" nesse enlace, nos meus testes usando btes do mk tão passando cerca de rx 80mbps e rx 60mbps como pode alguém fazer algo sem noção assim? desculpem gente mas precisava desabafar com alguém sinão ia pirar aqui. Dá vontade de dá um tiro naquele prato toda vez que subo na minha laje, é f***
    Conforme a pergunta inicial do tópico, eu iria sempre de uma antena de maior ganho. Porque isso? para ter um ângulo mais fechado. A Nanobridge, sob este aspecto é boa, pois tem um ângulo estreitíssimo. 3º. Assim não polui desnecessariamente o ambiente. Quanto a potencia é de testar baixando bem, talvêz até 3 ou 4 dbm. Mas ainda é um rádio com poucos recursos administrativos. Não se compara com o RouterOs. Mas ainda são duas marcas top.
    Um groove com uma antena de disco de 30dbi, usando uma só polarização vai bem, também.
    Novamente frizando, a idéia do alto ganho não é para derrubar os vizinhos, pelo contrário, para manter a comunicação entre os dois pontos bem limitado aos rádios e não para o ambiente em redor.

    Já o SXT tem a vantagem do RouterOs, mas em contrapartida tem um ângulo bem aberto, o que contribui para a poluição. Não achei no datasheet sobre o angulo, mas como é 16dbi deve abrir uns 10 a 20º.
    Por isso o uso de um rádio mikrotik aliado a uma antena de disco sólida, com maior ganho, seria o ideal. Mesmo princípio, baixar a potencia e ter um angulo fechado. Também não acho uma boa o uso da grade, já que o vasamento de irradiação lateral e trazeira é maior.
    Digo isso porque também acabei usando isto, e vi o resultado. Funciona, mas não estava pensando na poluição (comparado com o meio ambiente que também precisa ser preservado).

    Agora a idéia é ir trocando tudo isso por este tipo de instalação com antenas sólidas de alto ganho e de preferencia com radome shield. Não precisa se preocupar com o ganho do rádio em si. Pois na prática vai acabar sempre usando uma potencia mais baixa e deixar o ganho para a antena.
    Já fiz ponto a ponto com Nano, etc etc. Foi bom enquanto durou.
    Ou seja, não programei com antecedência e agora vou ter despesas extras. Poderia partir para uma Dish da Ubiquiti com rocketM, o que já é bem melhor, mas um mikrotik com a mesma dish da Ubiquiti, ou então da Computech que tem shield, vai me dar mais recursos de gerenciamento por causa do mikrotik.

  16. #16

    Talking Re: Nabridge M5 ou Groove 5Hn na Aquário 22Dbi?

    Muito bom saber que tem profissionais que pensam assim, bem por isso não usarei antenas de grade na minha rede. Aqui ainda esta tudo "limpo", pois eu serei o primeiro provedor da área onde meus futuros clientes moram, mas nem por isso deixarei de tomar cuidado com a poluição causada pelos meus aparelhos!