+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ptp rocket mudando o canal só

    Estou com um ptp com o rocket em uma ponta como AP wds e na outra ponta como station

    Só que toda hora o Ap muda o canal ai o cliente perde a conexão. Para voltar a funcionar, tenho que reiniciar o AP ai ele volta para o canal correto.

    O que pode ser isso? já atualizei os rockets para última versão.

  2. #2

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Procure na aba Wireless a opção "DFS", provavelmente ela deve estar enable.

    Esta configuração da preferencia na utilização das frequências para as comunicações primarias, como não somos primária.

    Esta explicação abaixo é de um outro tópico:
    https://under-linux.org/f291/dfs-dev...litado-157690/

    Outro detalhe e confirmar se os dois rádios estão no mesmo país "Cowntry Code".

    Se não estiverem e o DFS estiver ativo, o que pode acontecer é o rádio trocar de canal automaticamente devido o DFS e não conectar devido as faixas de frequências liberadas por diferentes países nem sempre serem coincidentes.

    Ex.
    Brasil 5500-5700 e 5725-5825
    EUA ------------- 5725-5825

    Saudações

  3. #3

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    na aba wireless desabilita channel shifting, e seta uma unica frequencia nos 2 radios.

  4. #4

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Citação Postado originalmente por zanettemt Ver Post
    na aba wireless desabilita channel shifting, e seta uma unica frequencia nos 2 radios.
    Amigo corrija-me se estiver errado, mas o channel shifting server para utilizar 5Mhz a mais do que o padrão. Se os equipamentos estiverem com essa configuração divergentes não conectarão, o que não é o caso do nosso amigo, pois o dele esta conectado e automaticamente troca de canal e para a comunicação.

    Desculpe, esse sintoma, ao meu ponto de vista, não se enquadra na sua observação.

    Não sou o dono da verdade, mas pela experiencia que adquiri esse é meu ponto de vista.

  5. #5

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo corrija-me se estiver errado, mas o channel shifting server para utilizar 5Mhz a mais do que o padrão. Se os equipamentos estiverem com essa configuração divergentes não conectarão, o que não é o caso do nosso amigo, pois o dele esta conectado e automaticamente troca de canal e para a comunicação.

    Desculpe, esse sintoma, ao meu ponto de vista, não se enquadra na sua observação.

    Não sou o dono da verdade, mas pela experiencia que adquiri esse é meu ponto de vista.
    nao sei godoy, o meu esta em 20mhz e utiliza essa configuraçao.

  6. #6

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Citação Postado originalmente por zanettemt Ver Post
    nao sei godoy, o meu esta em 20mhz e utiliza essa configuraçao.
    Independente da Modulação (40, 20 ou 10 Mhz) ele apresenta esta opção.

    Só para entender:

    O canal 5180 em 20Mhz
    Sem channel shifting
    Abrangirá a seguinte frequência------- | 5170-5190 |
    Com channel shifting
    Abrangirá a seguinte frequência ------- | 5175-5195 |

    O canal 5180 em 40Mhz
    Sem channel shifting
    Abrangirá a seguinte frequência------- | 5160-5200 |
    Com channel shifting
    Abrangirá a seguinte frequência ------- | 5165-5205 |

    Em resumo: Ele faz o equipamento alocar 5Mhz acima do padrão, podendo dar uma melhora em ambientes mais poluídos.

    Saudações.

  7. #7

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Amigo o cara ai de cima matou a xarada para vc, desabilita o DFS e pronto.

  8. #8

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    O DFS está fazendo o rádio pular de canal, quando encontra um sinal de radar. Então desabilitar pode não ser a melhor solução.

    Esta é uma exigência da legislação. E vai cair sim. Não deverá ser nada de prejudicial, a não ser que ocorra com frequencia. E cuida como o Godoy disse, seleciona o mesmo país para ter certeza que as tabelas de canais serão as mesmas nos dois lados.

    Agora , se isso ainda for um problema parra a estabilidade, sai dessas frequencias mais baixas e vai para cima nas frequencias do 5.8. (5.725 até 5.850 )Nestas não é exigido o DFS ativado, só em 5.0 até 5.4.

    Daí a importância de organizar o 5.8 enquanto é tempo.
    Veja este tópico do meu amigo Andrio, que faz tempo que bate nesta tecla.

    https://under-linux.org/f346/5-ghz-u...ocorro-147398/

    Tem gente largando ponto/multiponto nas mais altas e fazendo ptp nas mais baixas.
    Isso vai dar um enrosco danado e daí mais algum tempo vão estar dizendo: 5.8 não dá mais, tá muito poluído. etc etc..

    Pensem nisso....

  9. #9

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    desabilitei o DFS até agora tudo ok...vou testar mais.

    Obrigado pessoal

  10. #10

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    desabilitei o DFS até agora tudo ok...vou testar mais.

    Obrigado pessoal

    Que canal (frequencia) está usando? Vai permitir o uso com o DFS desativado?

  11. #11

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    uso o canal 5660


    até agora está ok

    os 2 Rádios estão como brazil

    Uma dúvid, quando o DFS está habilitado, e muda de canal, não era para o cliente station mudar também junto com o AP?

  12. #12

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Então, neste canal precisa manter o dfs ativado.

    Deveria voltar sim.
    Você conferiu o que o Godoy disse mais atrás? Estão os dois rádios selecionados no mesmo país? Senão, pode acontecer que a tabela de frequencia num é diferente do outro . Daí o AP muda de canal e o station não tem este canal na tabela.
    Ou pode ser "burrada" do rádio mesmo.
    Se está usando para PTP, porque não sobe o canal e deixa então desativado o DFS? Acima de 5725 não há exigência em manter o dfs ativado.

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    uso o canal 5660


    até agora está ok

    os 2 Rádios estão como brazil

    Uma dúvid, quando o DFS está habilitado, e muda de canal, não era para o cliente station mudar também junto com o AP?

  13. #13

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    sim...os 2 radios estão em brazil

  14. #14

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Não deveria acontecer isso. Pode haver algum problema no hardware, sei lá...

    Com DFS ativado, quando o rádio "sente" o radar, ele pula de canal e fica um tempo no novo canal. Passado a irradiação do radar, ele volta para o canal especificado.
    E o rádio station deveria acompanhar esta mudança.

    Então só resta mesmo é subir de canal.
    Na verdade todos nós deveríamos nos acostumar a usar de 5725 a 5850 só para ptp e deixar as mais baixas para distribuição aos clientes.

  15. #15

    Padrão Re: Ptp rocket mudando o canal só

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    sim...os 2 radios estão em brazil
    Amigo ... não sei se já o fez, mas tente reaplicar as configurações, pois uma vez aconteceu comigo de estar mostrando "Brasil" em ambos os rádios através da Web mas não era o que realmente estava aplicado, então reapliquei as configurações e começou a funcionar normalmente aceitando a tabela de canal correta.

    Tive o problema com outro enlace em que quando precisávamos reiniciar ele voltava com as configurações de uma determinada data, como se houvesse um ponto de restauração do sistema salva. Resolvi atualizando Firmeware.

    Esses meus casos só posso dizer que foi Bug do sistema, porém consegui resolve-los sem muita trabalho.

    Saudações