+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão The Dude no Mikrotik

    Bom Dia a todos,

    Venho pedir ajuda de vcs, para configurar o The Dude, pois instalei ele no mikrotik para monitorar meus APs, mais ele so acha o que está na classe de ip do mikrotik, meus APs estão em uma classe de ip diferente, esses ele não encontra, como posso fazer para resolver esse problema?

    Desde já agradeço pela ajuda.

  2. #2

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    da um discovery com seu o range de ip que voce que, voce tem acesso a essa rede? com um ping voce consegue chegar nos equipamentos ? se sim basta fazer o discovery informando o range ou configura manual inserindo os equipamentos se for pouco

  3. #3

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    cara é o seguinte, eu só tenho acesso a ela se meu computador estiver conectado direto nela ai sim eu consigo acesso, mais o the dude está instalado no mikrotik, a rede ela parte desse mikrotik vai para um hub, desse hub parte para duas outras redes, mais todos os clientes se conectam nesse mesmo mikrotik, consegue entender mais ou menos meu enrrosco, mais o the dude só acha o que está do mikrotik, por exemplo o mikrotik tem um ip para os clientes, um ip para os links, e um ip para uma outra rb, isso tudo o the dude encontra, mais os aps que eu quero e que está em uma classe totalmente diferente ele não acha. consegue entender mais ou menos.

  4. #4

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    Sua rede é bridge?

    Se for e seu mikrotik não tiver IP da faixa dessas outras RB´s que você quer que o Dude encontre, não vai funcionar mesmo.

    Isso funcionaria se sua rede fosse roteada ou se seu mikrotik tivesse faixas dos radios que você quer que o Dude encontre.

  5. #5

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    olá, a rede não está em bridge, eu adicionei em ip addres o um ip na faixa dos radios mais mesmo assim não funcionou teria que fazer alguma outra coisa?

  6. #6

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    Especifique melhor seu cenário, como estão as ligações e os ips assim poderemos te ajudar melhor.

  7. #7
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    Bom dia,

    Aumente o numero de saltos recursivos da busca.

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    coloque este MK com dude instalado como gateway da sua rede. Ta bem confunso sua rede, de mais detalhes. abrço

  9. #9

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    Boa Noite a todos, vou tentar explicar melhor como funciona minha rede;

    Meu servidor mikrotik está instalado em um pc, com todos meus clientes conectados nele, ele tem 03 interfaces estando elas nas classes:

    Ethe1 = 192.168.1.2
    Ethe2 = 10.0.0.3
    Ethe3 = 10.200.250.1

    Essas são as classes de ip que tem no meu servidor mikrotik. Meu problema é o seguinte eu quero monitorar meus APs com o The Dude que instalei no proprio MK os APs estão ligados nesse mikrotik, mais os APs estão em uma classe que não está no MK então o the dude não está encontrando os APs.

    a sim os APs estão na classe 10.177.0.1

    se conseguiram entender meu problema e peço a ajuda de vc para conseguir resolver essa questão, desde já agradeço a todos pela atenção.

  10. #10

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    O seu problema é simples (roteamento), o mikrotik não conhece essa rede e não tem ideia de como chega então não vai da certo, a proposito voce esta usando mascara 255.255.255.0 em todas as redes?
    Neste caso voce terá que subir um novo ip no mikrotik com a rede 10.177.0.0 na interface dos aps, agora se os aps estao espalhados nas 3 redes, voce tera ou que colocar eles na mesma rede de cada interface que voce tem hoje ou configurar uma nova classe para cada interface somente para configuração dos aps ai o bloqueio de acesso voce faz no mikrotik mesmo via acl caso seja necessário.

  11. #11

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    complicado em, ja que esta sim, podia colocar um PC qualquer com um Windows XP mesmo ou um server2003, so para monitor, pode ser um PC fraquinho mesmo.

  12. #12

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    Rick Mesmo assim nao vai dar certo ele nao tem rota para chegar a rede dos aps.

  13. #13

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    entao tumbalasso como eu disse anteriormente, ele podia coloca esse PC como gateway dos APs, uso desta forma aqui, porem uso uma rb1000 como gateway e o pc qe monitora na mesma rede

  14. #14

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    amigos eu coloquei como o colega Tumbalasso falou e adicionei o ip na interface que estão os radios, mais ainda não funcionou eu tenho que fazer mais alguma regra no MK, eu só fui em IP address e coloquei o IP era só isso que tinha que fazer.
    a e sim a macara é toda 255.255.255.0

  15. #15

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    Citação Postado originalmente por phelipehg Ver Post
    amigos eu coloquei como o colega Tumbalasso falou e adicionei o ip na interface que estão os radios, mais ainda não funcionou eu tenho que fazer mais alguma regra no MK, eu só fui em IP address e coloquei o IP era só isso que tinha que fazer.
    a e sim a macara é toda 255.255.255.0
    entao,no seu caso agora, acho qe basta colocar uma rota e ira funcionar.

  16. #16

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    olá amigo, e como devo fazer essa rota? pode postar um passo a passo dela pra min?

  17. #17

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    Bom dia !

    Agora basta colocar o gateway dos teus aps o ip do mikrotik referente a rede do mesmo, quando o ap quiser chegar em outra rede ele vai enviar para o gateway que e o mikrotik ele ira fazer o encaminhamento dos pacotes.

  18. #18

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    olá amigo eu coloquei o gateway dos aps o ip do mikrotik como vc falou mais não funcionou, o que pode ser?

  19. #19
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: The Dude no Mikrotik

    Boa tarde,

    Faça um esboço da rede, para que possamos ajudá-la.

    Obrigado