+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tecnologia UBNT com Mikrotik Router OS, como funciona?

    Bom dia amigos, sou iniciante na área e estou desenvolvendo um projeto de provedor.
    Vou direto ao ponto. No meu projeto inclui equipamentos ubnt e routerboard, só que tenho duvidas sobre o controle dos mesmos. Pretendo usar Mikrotik Router OS para gerenciar tudo mas não entendo como os equipamentos da ubnt possam ser gerenciados pelo Mikrotik.
    Ex: No projeto tenho duas repetidoras 100% ubnt, em outras eu ainda substitui as nanostation pela RB SXT 5hnd, mas se fosse o caso poderia deixar meu projeto inteiro com ubnt.

    Nos Hotspots coloquei Bullet M2 e fiquei cabreiro se na hora de configurar vai funcionar certinho com Mikrotik.

    Se alguém poder me explicar ou me indicar algum material para estudo fico grato!

  2. #2

    Padrão Re: Tecnologia UBNT com Mikrotik Router OS, como funciona?

    Ola amigo. bom dia..

    Naum sei a extenção de sua rede. DSepedendo do tamanho funciona perfeitamente, vc coloca os equipamentos Ubnt tudo em bridge ou seja trasnparente. esses equipamentos farão uma ponte do seu cliente ate a sua RB mikrotik, podendo assim vc cadastra-los e gerenciar os mesmos.

    Se vc tiver Link dedicado com IP valiido, da ate pra fazer redirecionamentos de porta para seus equipamentos, assim vc pode acessar teus equipamentos de qualquer lugar do mundo. Gostou?? Clica na estrelinha!!


    è isso amigo Sucesso

  3. #3

    Padrão Re: Tecnologia UBNT com Mikrotik Router OS, como funciona?

    Eu uso a RB no controle e na transmissao UBNT (Rocket M2 + Basestation 90°), e nos clientes Nanostation M2, TP-Link TL-WA5210G, e o que for compatível e barato. Nao tenho do que reclamar.

  4. #4

    Padrão Re: Tecnologia UBNT com Mikrotik Router OS, como funciona?

    então para ter o controle no mikritik devo configurar os aparelhos ubnt em wds e bridge?

  5. #5

    Padrão Re: Tecnologia UBNT com Mikrotik Router OS, como funciona?

    Não há problema algum em utilizar os 2 equipamentos,
    A recomendação é:
    Nos links PT2, utilizar equipamentos iguais, ou do mesmo fabricante, no caso UBNT.
    Não é obrigatório, mas para ter um melhor controle dos clientes pelo Mikrotik (Para cada cliente "enchegar" o Mikrotik com seu respectivo MAC Address por exemplo), todos os links ponto a ponto devem ser configurados com WDS Bridge.

    Assim cada cliente chega de forma transparente ao Mikrotik.

    Se não estiver em WDS (Mesmo estando em Bridge), em caso de concentrador PPPoE por exemplo, todos os clientes aparecem com MAC igual no Mikrotik.

    Se tiver tudo em WDS, cada cliente vai comunicar com Mikrotik com seu MAC, assim você tem um controle melhor dos clientes.

    http://4tik.com.br/underlinux.png
    Renata Bertolino
    Suporte 4tik
    Treinamentos RouterOS Mikrotik | EaD

  6. #6

    Padrão Re: Tecnologia UBNT com Mikrotik Router OS, como funciona?

    Valeu amigão, era exatamente isso que eu queria saber, agora é só estudar um pouco mais e botar na prática.
    estrelinha pra você também!