+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlance 3km com visada

    qual equipamento q vcs recomenda pra fazer enlace 3km para passar 35 mb ou 50mb ???,com visada

  2. #2

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Depende quanto você quer investir:

    Pouco: 01 par de Nano M5

    Razoável: Ponto-a-Ponto com mikrotik e antenas de dupla polarização

    Bastante: Radwin

  3. #3

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Minha resposta eh a mesma q eu dou para varias pessoas q me perguntam sobre enlaces assim (entre 1 - 5). Faça algo barato, pratico e de facil manutenção. Eu iria com um par de NanoBridge M5. Minhas torres de cliente são todas enlaçadas com NanoBridge M5 25db .... em todos os enlaces não passa menos que 40mb REAL full duplex (mikrotik --> mikrotik). As torres estao de 1-3km uma das outras e estou usando potencia de apenas 10dbi em cada nano. O ping fica muito estavel com airmax ativado, entre 1-4ms sem perder nenhum pacote e isso sob trafego dos clientes.

    Soh pra acrescentar, por favor não utilize um par de antenas setoriais como muitos fazem. Dissipa muito sinal para os lados, e além da perda vc estara contribuindo um pouco mais para a poluição da frequencia (no caso 5.8).

    Boa sorte!

  4. #4
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Citação Postado originalmente por robertopc95 Ver Post
    qual equipamento q vcs recomenda pra fazer enlace 3km para passar 35 mb ou 50mb ???,com visada
    Como o amigo Alexcolt ja mencionou nesse tipo de aplicação deve-se dar preferencia as CPE's com antenas direcionais,um par de nanobridge ja da conta do recado legal ok

  5. #5

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Amigo recomendo Nanobridge M5, até 6 Km fica show.

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    nanobridge m5 de 22 ou rb sxt fecha tranquilo...

  7. #7

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Estava aqui prestes a abrir um novo tópico quando me deparei com esse.
    Meu link chega em uma torre no meio de uma serra que fica a +/- 2km do meu escritório (chique hem? escritório heheh) visada 100% daqui eu vejo a torre, hoje eu tenho 20mb que chega aqui aqui através de duas 433ha + 02 XR5 + e duas aquário de 25db, ta passando esse 20mb na marra, nesses 30 a 60 dias vou ta contratando 30mb, estou procurando a melhor maneira de fazer um enlace dupla polarização para esse novo link, o que pensei aqui:

    1-ANTENAS:
    02 DISH 30Dd
    ou
    02 MaxxGain 30Db

    02-RADIOS:
    Rocket M5 (ouço muito falar é bom e tal, passa muita banda mas peca nos PPS)
    --------
    RB 433Ah
    Ubiquiti SR71-15 ou Mk R52Hn

    Então qual das situações é a melhor?? Como disse hoje tenho 20mb vou passar para 30mb, pensei em um enlace de pelo menos 50/60mb para me dar uma margem de segurança.

    OBS.: Os Radome MaxxGain prestam, alguém ai já usou?

  8. #8

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    Estava aqui prestes a abrir um novo tópico quando me deparei com esse.
    Meu link chega em uma torre no meio de uma serra que fica a +/- 2km do meu escritório (chique hem? escritório heheh) visada 100% daqui eu vejo a torre, hoje eu tenho 20mb que chega aqui aqui através de duas 433ha + 02 XR5 + e duas aquário de 25db, ta passando esse 20mb na marra, nesses 30 a 60 dias vou ta contratando 30mb, estou procurando a melhor maneira de fazer um enlace dupla polarização para esse novo link, o que pensei aqui:

    1-ANTENAS:
    02 DISH 30Dd
    ou
    02 MaxxGain 30Db

    02-RADIOS:
    Rocket M5 (ouço muito falar é bom e tal, passa muita banda mas peca nos PPS)
    --------
    RB 433Ah
    Ubiquiti SR71-15 ou Mk R52Hn

    Então qual das situações é a melhor?? Como disse hoje tenho 20mb vou passar para 30mb, pensei em um enlace de pelo menos 50/60mb para me dar uma margem de segurança.

    OBS.: Os Radome MaxxGain prestam, alguém ai já usou?
    A 2km qualquer uma das 2 opções vc faz passar mais de 50mb. Na minha opiniao os rocket são mais praticos de configurar, montar e trocar, alem de conseguirem uma largura de banda bacana. As RBs com cartões tbm conseguem banda boa, mas acredito q sua principal vantagem eh a estabilidade. É comum ter que trocar rockets em enlaces, mas rb e cartões dificilmente dão dor de cabeça.

  9. #9

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Citação Postado originalmente por alexcolt Ver Post
    A 2km qualquer uma das 2 opções vc faz passar mais de 50mb. Na minha opiniao os rocket são mais praticos de configurar, montar e trocar, alem de conseguirem uma largura de banda bacana. As RBs com cartões tbm conseguem banda boa, mas acredito q sua principal vantagem eh a estabilidade. É comum ter que trocar rockets em enlaces, mas rb e cartões dificilmente dão dor de cabeça.
    Eu acredito que vou ficar sim com RB + Cartão... nesse caso tem alguma vantagem em usar os da Mikrotik R52Hn ou o da Ubnt SR71-15???

  10. #10

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Eu apostaria em qlqr um. Não sou a melhor pessoa pra te dar um comparativo desses 2 cartões, pois a maioria dos meus enlaces são com rocket. Mas posso te dizer que sei de pelo menos 3 empresas aqui da minha região que usam o 71-15 para entrega de LINK FULL.Eu acho que você esta lidando com opções muito boas. Rocket M5, Rocket M5 GPS, cartão mkt ou cartão ubnt.... qlqr um desses tem condições de te atender nesse enlace ai. Acho que tu pode ficar tranquilo que a 3km eh facin facin de conseguir esse througput ai.

  11. #11

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Depende.
    Voce quer throughput apenas ou processamento também? Quantos usuários você vai ter atrás deste backhaul? Para muitos usuários, apenas throughput alto não adianta.

    Recomendo RADWIN.
    Fale comigo - www.axyon.com.br - [email protected]

  12. #12

    Padrão Re: enlance 3km com visada

    Nessa situação, Nanobridge M5 22 ou 25 dbi, prático e muito bom para seu projeto.
    Abraço.