Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O futuro da mikrotik

    Boa tarde colegas,

    Venho ao fórum para saber a opinião de vocês.

    Com o lançamento dos novos modelos de routerboards mais agradáveis visualmente e mais práticos de instalação. Penso que em pouco tempo esse equipamento vai dominar o mercado domestico e empresarial de roteadores e access points. Passando na frente de equipamentos muito conhecidos como Dlink, Tplink, Cisco, etc. Para provedores WISP ele já está na frente a muito tempo

    Vejo isso pq nenhuma dessas marcas conhecidas fez um equipamento tao robusto e flexível como a Mikrotik fez, aliando software e hardware para criar o melhor equipamento de rede já conhecido.

    Sei que alguns vão falar que a Cisco é a melhor e blá blá. Mas já passou da hora de abrirem os olhos e pesquisarem o que eu digo aqui. Vão ver que os equipamentos Mikrotik são muito mais baratos que os equipamentos Cisco e proporcionam uma configuração tao simples e flexível que vocês vão assustar quando fizerem uma configuração que seria complexa em outro equipamento e no Mikrotik não gastaria nem um minuto. Alem que os concorrentes são limitados na utilização dos equipamentos obrigando a compra de vários produtos e softwares difrentes para utilização num projeto, sendo que nas routerboards você pode utilizar o mesmo equipamento para qualquer finalidade. Pense em um equipamento que faz hotspot, wireless, roteamento dinamico e estatico, load balance, ppoe-server, dhcp-server, dns-server, firewall, QOS, e muito mais outras coisas e pode custar menos de R$ 300,00. Para os colegas que já utilizam esse equipamento, sabem o que eu estou falando.

    Diferente de seus concorrentes a Mikrotik não gasta nada em propaganda, mas oferece muita informação técnicas nos seus datasheets . Podem comparar isso visualizando no site www.mikrotik.com e seus equipamentos www.routerboard.com com qualquer site de outro concorrente. Ela também oferece palestras ministradas por seus representantes, pessoas muito respeitadas e com um conhecimento muito alto da área. Site com todas as palestras www.tiktube.com, também podem pesquisar no Mercado Livre para terem noção dos preços dos equipamentos.

    Espero ouvir a opinião de meus colegas e ajuda na divulgação desse equipamento.
    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    a questao disso tudo eh disponibilidade :P

    mikrotik precisa de no minimo uns 500% a mais na estabilidade ..

  3. #3

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Estabilidade?
    Onde vc o utiliza que não ta conseguindo aproveitar 100%? já viu os novos modelos de rb?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a questao disso tudo eh disponibilidade :P

    mikrotik precisa de no minimo uns 500% a mais na estabilidade ..

  4. #4

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    ver eu vi.. mas ninguem usou.. mas nao adianta.. o software em si eh imaturo..

    ao ponto de suportar 500.. 600 mb ..

    quem tentou, trocou por quagga, bird, openbgpd ..

    muito bug.. mas muito mesmo.. !! e alguns a mikrotik nao admite... mas estão lá..

  5. #5

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Todo sistema tem seus bugs que são corrigidos com o tempo ou vc acha que o windows e o linux não tiveram bugs. A questão é que com o aumento da venda e da utilização do equipamento a empresa vai preocupar cada vez mais com a qualidade e vai ter mais money para correção de bugs. Ja utilizei o Mikrotik como roteador de borda em uma faculdade e não tive problemas e utilizei uma outra rb para fazer hotspot e funcionou perfeitamente. Na questão de provedores não trabalhei em um para te afirmar que não ocorre bugs. tem uma palestra da GTER 31 que um engenheiro mostra um projeto bem sucedido com Mikrotik na região do nordeste usando BGP. se vc puder ver depois. Mas então para usuários de médio e pequeno porte vc recomendaria a utilização do Mikrotik?

  6. #6

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    depende do que seja bem sucedido... hoje eles estao usando quagga nas principais rotas...

    EU uso mikrotik, sei do "poder" que ele tem, o problema é que o suporte deles é simples, pra nao falar ruim...

    por ex.. um bug que acompanha o mikrotik desde sempre, versoes 2.9.x em diante... se vc alterar ordem de queues, tuneis eoip.. etc.. em algum momento.. para de funcionar TUDO !! as interfaces somem... as queues somem... por ai vai..

    o backup nao funciona corretamente.. ja perdi servidores por conta de bug ... que simplesmente o suporte fala "simule novamente".. e eu nao sou louco de bugar um servidor em produção...

    simplesmente desliguei 2 servidores para troca-los de sala... ao ligar... dava kernel panic.. e a opção de "keep old config" .. nunca funciona...

    na versao 4.x tenta fazer backup se voce utilizar OSPF com PPPOE ... simplesmente o backup nao funciona.. NEM pelo EXPORT..


    .... poderia listar no minimo mais umas 50 cagadas que eles nao arrumam...

  7. #7

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    na versao 4.x tenta fazer backup se voce utilizar OSPF com PPPOE ... simplesmente o backup nao funciona.. NEM pelo EXPORT..
    Alexandre boa tarde,
    pois justamente o que queria fazer ,mesmo eu utilizando mpls ate o concentrador pppoe no pop isso acontece na versão 4x? na 5x já e possível eu fazer o backup? pretendo usar radius para fazer a autenticação, só preciso fazer esse tunnel do servidor radius ate o concentrador no pop aonde os cliente se conecta.

  8. #8

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Colegas alexandrecorrea e jailtonnetlink.
    Vcs utilizam o Mikrotik em empresas que nao seja um provedor de internet?
    Pois o post é para mostrar que o Mikrotik é capaz de ser utilizado em ambientes domesticos e empresariais. Na questao de provedores já é bem utilizado mas queria saber fora dos provedores. Principalmente essa nova linha de routerboards de wireless 2.4 Ghz se é bom utiliza-los em ambiente indoor como AP em vez de outras marcas .

  9. #9

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Na empresa onde trabalho, testaram o Mikrotik, dava muita falha, não suportava trababalhar com cargas gigantes do oracle 12g, as rotas de link ficava muito lenta, enquanto que na mesma empresa a estrutura CISCO funcionava 100%, por fim deixaram ele na gaveta, por não atender o nivel de qualidade e maturação, mas sem duvidas ele é um grande SO, e aplicações onde o nivel de criticidade não é tão elevado, a sua utilização é viavel.

  10. #10

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Colega biohazzard
    Sabe informar o modelo de routerboard que usaram? Dependendo do modelo escolhido nao era proprio. os modelos mais novos ja estao muito mais potentes. caso da rb CCR1036 e da rb RB1100AHx2.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Na empresa onde trabalho, testaram o Mikrotik, dava muita falha, não suportava trababalhar com cargas gigantes do oracle 12g, as rotas de link ficava muito lenta, enquanto que na mesma empresa a estrutura CISCO funcionava 100%, por fim deixaram ele na gaveta, por não atender o nivel de qualidade e maturação, mas sem duvidas ele é um grande SO, e aplicações onde o nivel de criticidade não é tão elevado, a sua utilização é viavel.

  11. #11

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Resumo em poucas palavras RouterOS dos demais.

    Custo X Beneficil

    Risco do futuro seria uma grande empresa como Cisco comprar a empresa que desenvolve e cria as routerbord por muitos milhares para que a concorrencia nao exista no futuro.
    Exemplo coca cola comprando todo tipo de charope que tem gosto de coca cola.

  12. #12

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    Colegas alexandrecorrea e jailtonnetlink.
    Vcs utilizam o Mikrotik em empresas que nao seja um provedor de internet?
    Pois o post é para mostrar que o Mikrotik é capaz de ser utilizado em ambientes domesticos e empresariais. Na questao de provedores já é bem utilizado mas queria saber fora dos provedores. Principalmente essa nova linha de routerboards de wireless 2.4 Ghz se é bom utiliza-los em ambiente indoor como AP em vez de outras marcas .
    Bem mikrotik concerteza ,mas como pode ver os mais experientes em situações que requer mais robustez ai já não da,e na verdade se for analizar e verdade mesmo,pois se não toda telecom pelo custo e beneficio utilizaria!

  13. #13

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Concordo com vc.

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    a questao disso tudo eh disponibilidade :P

    mikrotik precisa de no minimo uns 500% a mais na estabilidade ..

  14. #14

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Bom, respondendo a pergunta, eu só uso em empresas, vpns, failover para internet, tenho mais de 30 clientes usando, alguns com 10 filiais pelo brasil, a maior parte RB450G e RB1200, o meu principal hj é um PC com placa intel server board com 4GB de ram, as RBs aguentam bem para trafego leve, para trafego mais pesados precisa de uma CPU melhor mesmo, espero que com o MultiCore melhore.

  15. #15

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Relacione a lista completa que é superidor ao RouterOS

    Para mim grande empresa entao grande dinheiro e por sua vez grande equipamento.

  16. #16

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Acredito e tenho visto a Mikrotik só crescendo, eu hoje uso Mikrotik para Firewall, Controle de acesso a internet com WebProxy, Balancear link para empresas, QOS e agora tenho colocado como AP com a RB751 dentro das empresas.

    Não sou provedor de Internet nem pretendo ser mas levo Mikrotik para soluções para diversas situações em empresas. A ultima foi OSPF onde interligo uma Matriz x Filial e mesmo que caia um ponto a ponto a rede ira fluir por outro curso.

    Esta vindo ai MUM Natal, estarei lá aprendendo e buscando fornecedores e soluções.

  17. #17

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Bom trabalho com Mikrotik a muito tempo, hj no meu provedor quase tudo é Mikrotik, meu roteador de borda é um Mikrotik fechando BGP com as operadoras e passando 200 Mega sem problema algum.

    Abraço!

  18. #18

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Eu tenho um provedor em 4 cidades, e tudo na minha rede é mikrotik. Tem repetidoras que estão a 400 dias sem reiniciar. Não sei onde é essa tal instabilidade. Tive problemas com mikrotik, mas 90% foram de configuração errada. Uns 10% pode ter sido bugs, mas são corrigidos sistematicamente. Apenas acho que as informações disponiveis são escassas, e o proprio wiki dá exemplos as vezes vagos, e os preços dos tais "cursos" eu acho absurdo, na relação valorXconteudo, mas isso é opinião minha.
    Estudei muito (sozinho na madrugada), comprei equipamentos para teste em bancada, e hoje tenho um dominio satisfatorio de router OS. Minha rede é roteada, tenho cache, dns, uma latencia muito baixa, e clientes satisfeitos. Tenho servidores virtualizados, e funcionam perfeitamente. Uso scripts que rodam suavemente.
    Para a realidade brasileira é nota 10.

    Resumindo, eu gosto

  19. #19

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Aos colegas, não me levem a mal, mas falar de bug de sistema ????
    pelo amor da mãe do guarda.................

    CISCO - Sofre interferência como nenhum outro sistema, se tiver 2 ap próximos, danou-se toda a rede.
    QUAGGA - Trava as ETH's quando tem transientes na rede elétrica
    (a propósito, eu tenho por estilo não confiar em comparações, mas vocês sabem o que é uma quagga ? Pra quem não sabe é um tipo extinto de zebra, e no mundo inteiro conhece-se a expressão "DEU ZEBRA" e eu não quero "dar zebra" nos meus clientes.)

    Uso MK a muito tempo, e posso dizer que pouco sei, diante da gama de configurações e novas utilidades que surgem a cada versão do SO, que por sinal está se tornando cada vez mais estável e robusto.

    O grande problema é a falta de interesse em procurar saber o equipamento correto que deve ser aplicado a cada caso.

    O assunto do tópico é sobre os novos AP, e fica minha experiência em uma empresa que estava passando terríveis problemas com uma repetidora de rádio próxima :
    RESUMO : Instalei uma Groove A-5Hn e fim do caso, tudo esta a 3 meses sem uma queda sequer.

    Então por favor, antes de falar mal de uma marca que a quase 20 anos mostra que veio para ser a líder, procurem saber um pouco mais, e tenham a humildade de falar : EU POSSO TER ERRADO, afinal somos todos seres humanos e não deuses.

    Um abraço.

  20. #20

    Padrão Re: O futuro da mikrotik

    Fabio.. voce citou algums exemplos, mas que sao problemas, particulares a sua estrutura e nao problemas generalizados..

    cisco = 2 aps juntos dando interferencia... ok.. voe nao deve colocar 2 aps juntos.. qualquer setup desta forma vai gerar problemas..

    quagga = se as eth´s travam.. nao eh culpa do quagga.. mas do hardware (ou driver/software) .. tão é verdade que existe uma distro para router, chamada vyatta. que usa em seu core de roteamento, QUAGGA ... eu mesmo ja configurei vários x86 com quagga, alguns clientes passam de 600mbit/s de trafego ...


    sobre o mikrotik... o problema maior eh a TRANSPARENCIA ... o changelog deles é duvidoso.. de tal forma que, publicam o que convem..

    se voce usar OSPF em um servidor PPPOE ... voce nao consegue fazer o BACKUP !! nem EXPORT ... esse bug se arrasta desde a versao 3.x .. na 4.x recebi uma resposta bem simploria do tipo "Voce esta usando uma versao velha que nao vamos dar suporte mais... voce deve atualizar para a versao 5.x que o bug foi corrigido" .. migrei para 5.x e NADA.. versao 5.21 tem o mesmo bug.. nao faz backup..



    não é questão de falar mal.. como voce disse.. a questão eh respeito com quem banca eles.. o bgp tem bug.. o ospf/backup (sei la o que) tem bug... mpls tem muitooo bug...

    o depto de qualidade deles (se eh que existe la), eh pessimo.. colocam uma versao, sem ao menos fazerem TODOS os testes, exaustivamente para certificar que aquela versao deve ser publicada como ESTAVEL.. veja, a versao 5.20 ou 5.21 foram publicadas como estaveis.. mas nao foi isso que se diz no update (changelog) ... logo saiu a 5.21 ..

    nos precisamos de estabilidade e confiança... mikrotik eu nao tenho confiança de dar reboot.. nao sei se volta.. e se voltar.. se volta com a configuração anterior.. (ja perdi varias vezes a configuração)..



    EU uso mikrotik.. mas a questão é confiança..