+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Meu primeiro servidor de cache *__*

    Boa tarde a todos, quero montar um servidor de cache na minha rede, vai funcionar para no máximo 50 clientes.
    minhas duvidas são sobre as versões. Pretendo usar o Thunder cache na versão free e posteriormente a versão paga, mas qual versão devo usar para que não haja problemas com compatibilidade (3.1, 5, 7, 7.1)?. E quanto ao Debian, qual versão vocês me indicam.
    Sei que tem muitos tutoriais sobre o assunto, até aqui mesmo no fórum mas são antigos e não tenho conhecimento para avaliar se os sistemas e as técnicas usadas naquela época ainda são validas.
    outra duvida é quanto a o hardware, que configuração é apropriada para o bom funcionamento do cache para esse perfil de rede sem desperdício de dinheiro?

    trocando em miúdos: O que vou precisar? (software e hardware)

    Se alguém poder me indicar algum material atual para estudo fico grato.

    Agradeço pela força. Valeu

  2. #2

    Padrão Re: Meu primeiro servidor de cache *__*

    Se não quiser gastar, um PC com alguma coisa X4 (Athlon, Phenon, C2Q e afins) + 4 GB de RAM, 1 HD para o sistema e pelo menos 2 HDs de 500 GB para o cache.

    Nada de versão antiga, comece com a 7.1 usando a licença ThunderADS, depois você compra a licença que melhor lhe convir.

    O sistema está passando por atualizações, e se quiser ter o relatório, tem que usar a ISO FreeBSD que eles estão preparando.

    Qualquer dúvida extra, consulte as novas atualizações no fórum da overnix, pois não sei se estão atualizando as informações do ThunderCache aqui no fórum.

    Também pode testar o Nimoc, fale com o farias, ou o luciano (m4d3) aqui do fórum, eles podem prestar algo de suporte inicial aqui mesmo.

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Meu primeiro servidor de cache *__*

    Amigo, compre hardware para servidor ainda mais para um Cache.

    Não precisa ser aqueles server carissimos, mas uma placa mãe server com memoria ECC e ao menos hd's de qualidade, como o WD Caviar ou os da Seagate.
    Não use HD SSD MLC, use fonte de qualidade (não precisar ser a melhor) uma de 500w real já funciona beleza.. tente usar placa de rede tambem de qualidade, o CacheMara só qualifica placas da Intel 1GB para isso..

    Quanto ao thunder, como os demais (speedR cachevideos supercache e etc) funcionam para alguns não sei o porque , acredito que seja pela escolha ideal do Hardware..
    Quanto ao thunder use o mais novo de preferencia se rodar em BSD que é a iso mais enxuta e só faz o que precisa, caso não tenha vai de debian mesmo ou use o SpeedR que é BSD..

    para 50 users não tem como aconselhar o CacheMara (o melhor para nós pequenos) mas, quando tiver uns 250 + , dê uma pesquisada.

  4. #4

    Padrão Re: Meu primeiro servidor de cache *__*

    Se for levar ao "pé da letra" veja aqui, amigo.
    http://www.overnix.com/showthread.ph...Instala%E7%E3o

  5. #5

    Padrão Re: Meu primeiro servidor de cache *__*

    Antes de vocês me ajudarem eu tava perdido, agora já sei por onde começar!
    to baixando a iso do thunder 7.1 da BSD, vou testar em um PC com processador pra desktop só pra aprender a mexer e depois vou investir em um xeon.

    Obrigado a todos, me ajudaram muito!

  6. #6

    Padrão Re: Meu primeiro servidor de cache *__*

    trocando em miúdos: O que vou precisar? (software e hardware)
    Paciencia, dinheiro e Sorte, e no final nao dar em nada.

    Amigo, esquece Cache, investe em melhorar seu link, Cache somente profissional e custa caro em media de 15.000 por mes o mais barato fora 80.000 de implantação.

    Experiencia propria, e se quiser use apenas o Cache do proprio mikrotik que é o mesmo squid, so que ja ta no seu mikrotik.


    Se quiser sofrer, o banquete ja ta preparado: Thunder Cache (Gatos e fork)
    TC profissional (Bom para ganhar seu Dindin) SPEEDR (Politicamente correto, Promete tudo e não faz nada, e ainda leva seu Dindin) e tem outros que nem passaram por testes e já dizem que são os Deuses da camada 7 do modelo Osi.

    Boa Sorte

  7. #7

    Padrão Re: Meu primeiro servidor de cache *__*

    David, tem caches novos padrão Carrier no mercado brasileiro.

    E não passa de 1/100 por mês do valor que você mencionou. Licensa para 5 anos, e paga suporte ANUALMENTE.

    https://under-linux.org/f351/

    Fica a Dica.

    Um Abraço.