+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace 10km +3km, o que preciso?

    Gostaria de saber o preciso para fechar 10km, pra mim levar internet para o sitio. sera que compensa? o governo diz que vai ter internet rural em 450MHz, o governo é só enrolação...

    Tenho visada da cidade ate um morro à 10km, o qual enxerga-se do sitio também, cm 3km

    E sei que da para fechar o 10km com duas nanobridge(22dbi ou 25dbi), depois para os 3km eu posso por uma omni na torre(uns 10m de altura)? fecha os 3km? ou é melhor um ptp com duas direcionais?
    Eu vou ligar direto um radio no outro, ou precisa de um roteador? a ideia da omni na torre é pra eu compartilhar com visinhos, e se caso eu vier a montar umprovedor legalizado, ja terei uma boa estrutura.


    agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    Cara, se sua inteção for leva internet de Ponto A >>>>>>> para o Ponto B e deste aqui para o Ponto Final, o ideal seria usar dois ptp, e usar nanobridge(22dbi ou 25dbi) mesmo.

    Mas caso você deseja vender para mais pessoas, você poderia colocar sim uma omini, mas usar omini para atender uma distancia de 3Km pode ser que alguns clientes o sinal não fique muito bom. Ai você pode usar uma nanostation, ou mais de uma nanostation, depois usar basestation, de 120º graus com rockt.

    veja um post que eu tinha aberto, e veja os dois diagramas, vc pode sim usar sem precisar de router ai.

    https://under-linux.org/f305/provedo...tml#post625037

  3. #3

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    se os clientes ficam na mesma direção o ideal seria usar um painel setorial no lugar da omni, o sinal ficaria muito melhor e o custo seria o mesmo, agora se a intenção é repetir para somente um ponto seria melhor trabalhar somente com nanobridge.

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    O ideal é duas antenas direcionais, (AirGrid / NanoBridge), ou 1 Setorial + 1 Direcional, com Omni provavelmente não vai ficar bom.

    http://4tik.com.br/underlinux.png
    Renata Bertolino
    Suporte | 4Tik.com.br

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    Ola boa tarde, gostaria de aproveitar o topico do forum e verificar se alguem pode calcular um enlace para mim por favor:
    segue aki os dados se alguem por favor poder fazer este enlace por favor

    Torre principal de 32 metros
    lat. 6 º 21' 11.93" s
    Long. 47º 22' 46.04" O
    altitude: 189 mts

    Torre secundaria de 8 metros
    Lat. 6º 26' 28.18 " s
    Long. 47º 23' 44.84" O
    alt. 156 mts
    equipamentos a ser usado
    nanostation 5 com antena externa ou ponto a ponto com nanobrigde

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    Quantos graus a nanostation irradia verticalmente?

    Essa torre de repetição fica longe de eletricidade, compensa painel fotovoltaico?
    eu tava pensando em eolica!

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    Citação Postado originalmente por Maisnet Ver Post
    Ola boa tarde, gostaria de aproveitar o topico do forum e verificar se alguem pode calcular um enlace para mim por favor:
    segue aki os dados se alguem por favor poder fazer este enlace por favor

    Torre principal de 32 metros
    lat. 6 º 21' 11.93" s
    Long. 47º 22' 46.04" O
    altitude: 189 mts

    Torre secundaria de 8 metros
    Lat. 6º 26' 28.18 " s
    Long. 47º 23' 44.84" O
    alt. 156 mts
    equipamentos a ser usado
    nanostation 5 com antena externa ou ponto a ponto com nanobrigde
    Favor abrir um tópico para sanar sua duvida.

    Citação Postado originalmente por brubruno Ver Post
    Quantos graus a nanostation irradia verticalmente?

    Essa torre de repetição fica longe de eletricidade, compensa painel fotovoltaico?
    eu tava pensando em eolica!
    na verticar é em torno de 30 graus e na horizontal é em torno de 60 graus.

    eu acredito que o certo é instalar um painel fotovoltaico, para uma nano bridge e um nanostation um painel de 50 watts e uma bateria de 100AH é o bastante, já por energia eólica é meio instável.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    Posso comprar as antenas no Paraguay?

    Se eu pagar o imposto, vale a nota e a homologação?

    Talvez eu vá la ainda este mês, mas por enquanto a internet vai ser só para mim mesmo, como fica se eu montar um provedor(legalizado)?

    E para os usuarios é melhor 2.4 ou 5.8?

  9. #9

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    Citação Postado originalmente por brubruno Ver Post
    Posso comprar as antenas no Paraguay?

    Se eu pagar o imposto, vale a nota e a homologação?

    Talvez eu vá la ainda este mês, mas por enquanto a internet vai ser só para mim mesmo, como fica se eu montar um provedor(legalizado)?

    E para os usuarios é melhor 2.4 ou 5.8?
    teoricamente qualquer equipamento que foi homologado se tiver nota fiscal é permitido más na pratica se não foi a empresa que homologou que emitiu a nota não é valido, isso depende do fiscal que visita a sua torre, mas acho que perante a justiça os dois são validos.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Cara, se sua inteção for leva internet de Ponto A >>>>>>> para o Ponto B e deste aqui para o Ponto Final, o ideal seria usar dois ptp, e usar nanobridge(22dbi ou 25dbi) mesmo.

    Mas caso você deseja vender para mais pessoas, você poderia colocar sim uma omini, mas usar omini para atender uma distancia de 3Km pode ser que alguns clientes o sinal não fique muito bom. Ai você pode usar uma nanostation, ou mais de uma nanostation, depois usar basestation, de 120º graus com rockt.

    veja um post que eu tinha aberto, e veja os dois diagramas, vc pode sim usar sem precisar de router ai.

    https://under-linux.org/f305/provedo...tml#post625037

    Estou tentando abrir esse post, mas dá inválido...

  11. #11

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 10km +3km, o que preciso?

    veja ai

    https://under-linux.org/forums/prove...mentos-157912/

    O que eu chamei de provedor bagunçado foi por que ele hoje tem um numero considerado de clientes, e a rede na epoca estava muito ruin, realizei alguns ajustes esta show.

    Vc pode fazer igual esta na imagem que possui o quadro vermelho.