+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    Bom dia a todos,

    Estou em um dilema, hoje minha rede é 100% de equipamentos ubiquiti, ja estou chegando a quase 200 equipamentos
    todos em modo bridge e os clientes sendo controlados por um servidor my-auth, mas estou notando que esta havendo
    um alto broadcast.

    Eu poderia passar a rotear a rede colocando por exemplo uma RB2011L-IN (http://routerboard.com/RB2011L-IN) em cada
    torre e o problema do broadcast estaria resolvido, mas com isto eu perderia vários recursos que acho interessante no
    my-auth como por exemplo o histórico de consumo de banda (para confrontar clientes que dizem não estar recebendo
    a banda contratada) e também o bloqueio automático dos clientes por pendência financeira, pois o IP que chegaria até
    o my-auth seria o do mikrotik e não dos clientes entre outras coisas.

    Me deem uma luz pois meu conhecimento não é suficiente para contornar esta situação que para alguns pode ser
    simples mas para mim é uma incógnita.

    Desde já agradeço a todos

    E bom final de semana.

  2. #2

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    se autenticar nas torres nao ira perder as informações nao .
    me add para conversarmos
    [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    Eu fiz um texto mostrando como rotear uma rede, como é o funcionamento de uma rede roteada.

    O texto tem ênfase na explicação do roteamento. Procurei utilizar uma linguagem menos técnica: http://forum.radius.net.br/viewtopic.php?f=10&t=10

    Abraços
    Fabricio

  4. #4

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    200 aps do provedor ou 200 clientes?
    Tenho varias redes, a menor delas tem 500 clientes
    Todos em pppoe, com a mascara 255.255.255.255, enchergam ele e o gateway, mais nada, zero de broadcast.
    Na mesma rede tenho uma classe /24 onde estao os aps que seguram essa cambada toda, tudo em bridge

  5. #5
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    Amigo não acredito que seja broadcast seu problema... hoje isso é tão insignificante em uma rede que não traz muitos problemas... qual o numero real de clientes? para ter problemas significativos e relacionados a broadcast tem que ter mais de 1.000 clientes ai na mesma rede... isso vai te dar uma perda de banda de 1 ou 2 mb na rede e talvez uma latencia maior em uns 10 ms... nada de outro mundo.... com PPOE isso ja é amenizado em sua rede.

    Faça um estudo para ver se não há algo de errado com suas configurações, se o roteamento esta adequado, creio que pode ser outro o seu problema tipo AP´S no gargalo já... mas posta mais detalhes como qual frequencia usa, quantos clientes por ap, quais planos oferta a seus clientes... assim podemos chegar a um denominador comum.

  6. #6

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    Leonardo, você esta usando o modo cliente ISP nos rádios dos clientes?
    Se estiver usando, você terá uma interface LAN do cliente com uma classe de IP e uma Interface WAN do rádio com outra classe de IP que será o da sua rede.
    Isso não deveria produzir broadcast.

    Outra possibilidade, caso use cliente roteado: você disse que tem tudo ubiquiti nos clientes. Será que você não está com o skynet infectando estes rádios?
    Neste caso procure pela TAG skynet, onde vai encontrar um tutorial do Alexandre Correa, ensinando como eliminar isso por meio de uma alteração que ele introduziu no firmware.

  7. #7

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    Amigo vc colocando concentradores mikrotik nas torres vc não vai perder esses controles não, faça conexão radius em o mk e o myauth, mais como os amigos ae falaram revise suas instalações, planos etc flow.

  8. #8

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Amigo não acredito que seja broadcast seu problema... hoje isso é tão insignificante em uma rede que não traz muitos problemas... qual o numero real de clientes? para ter problemas significativos e relacionados a broadcast tem que ter mais de 1.000 clientes ai na mesma rede... isso vai te dar uma perda de banda de 1 ou 2 mb na rede e talvez uma latencia maior em uns 10 ms... nada de outro mundo.... com PPOE isso ja é amenizado em sua rede.

    Faça um estudo para ver se não há algo de errado com suas configurações, se o roteamento esta adequado, creio que pode ser outro o seu problema tipo AP´S no gargalo já... mas posta mais detalhes como qual frequencia usa, quantos clientes por ap, quais planos oferta a seus clientes... assim podemos chegar a um denominador comum.
    Me tire uma dúvida hoje tenho aproximadamente 320 clientes são 06 torres , falta apenas 01 torre para rotear. Depois que comecei a fazer os roteamentos meu consumo de link na borda diminui um pouco ( indicação dos gráficos mrtg ) ou é pura coincidência de o os clientes estarem consumindo menos link.
    Uso nat somente na borda

  9. #9
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    Amigo o que tem uma coisa a ver com a outra? broadcast nao vai consumir o seu link e sima banda da sua rede... vc sabe o que é broadcast mesmo? qual a diferença em rotear sua rede ou não quando se fala em consumo da no mesmo, uma rede roteada pode organizar um pouco sua vida, mas tambem pode trazer problemas se nao for bem feito o roteamento.

  10. #10

    Padrão Re: Alto Broadcast ...passar rede em Bridge para Roteada

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Nada a ver, acho que está havendo uma confusão entre roteamento e NAT.

    O fato é que a maioria dos leigos acha que só é possivel rotear usando NAT, que na verdade é um erro.

    O que acontece é que para rotear corretamente é preciso criar tabelas de roteamento para os pacotes poderem "fazer o caminho de volta". Dai como o NAT tira a necessidade desse roteamento, pensam que fizeram do jeito certo.

    Pode rotear numa boa - fazendo tabela de roteamento - que os IPs dos usuários aparecerão numa boa no seu software de gestão.
    Apoiado... Você esta absolutamente certo.. É possivel sim rotear uma rede sem perder o poder do concentrador. Para isso basta não usarmos o NAT. Simplismente crie uma tabela de roteamento sem o NAT e pronto.
    Agora te digo uma coisa. Fluxo de broadcast só começa a tornar uma rede lenta a partir dos seus 10 mil computadores em bridge. Talvez seu problema de lentidão seja outro meu caro. Pode ser que você esteja usando uma conexão limitada do tipo ADSL dai já viu né. As operadoras costumão limitar as conexões por segundo nas portas de acesso de seus modens. Pense nisso!!