+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Vlans entre 4 Rbs

    Olá pessoal do Underlinux, será que alguém poderia me dá uma luz. Tenho seguinte cenário.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         vlans.jpg
Visualizações:	422
Tamanho: 	30,5 KB
ID:      	36889

    Tenho 15 bases chegando no mesmo ponto e os servidores estão no andar de baixo, tenho uma fibra para transportar este trafego.
    E por medidas de segmentação da rede, gostaria de fazer vlans usando equipamento que ja tenho para não ter que investir neste momento na aquisição de 2 switch.
    Fiz as configurações do cenario, entre 2 Rbs estas configurações funciona perfeitamente.
    Usando somente a RB-Vlan1 com a fibra na porta 10 e a RB-vlan4 com a fibra na porta 10. Fica show funciona 100%.
    Mas como preciso de mais portas adicionei mais 2 Rbs ( RB-vlan2 e RB-vlan3).
    Achei no material do site da mikrotik esta configuração, as vlans até funciona, mas fica perdendo pacotes, cai as bases, enfim vira um desastre.
    Não sei se conseguir ser claro, se alguém puder me ajudar, desde já fico muito grato.

  2. #2

    Padrão Re: Vlans entre 4 Rbs

    Caro amigo pksnet

    vc habilitou o stp ou rstp nessas bridges? caso não habilite o rstp e faça os testes.

  3. #3

    Padrão Re: Vlans entre 4 Rbs

    Opas, habilitei sim... o que percebo é que as duas portas que estão na bridge trunk não se "entendem", habilitei o rstp nas bridge mas nao resolveu.

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Vlans entre 4 Rbs

    esta rb sao 1100 mesmo so ilustracao, por que pelo que vi nao esta havendo o que vc pretende me manda um MP que posso te ajudar a fazer o que vc precisa e depois post os resultados

  5. #5

    Padrão Re: Vlans entre 4 Rbs

    acho melhor voce usar as funcoes de vlan do switch-chip dessas rbs (colocando as portas em modo switch (master/slave)

    fazer com bridge funciona (vai ter que criar a vlan X nas duas interfaces e depois coloca-las em bridge.. o problema disso eh manutenção

    alias, minha recomendação seria utilizar um switch gerenciavel

  6. #6

    Padrão Re: Vlans entre 4 Rbs

    Bom dia Alexandre, obrigado pelas dicas.
    Então o problema da função switch na rb1200 que fica limitada a 5 portas, de imediato poderia resolver mas eu ficaria sem opção de aumentar a rede.
    Por isso a tentativa de fazer com vlans e bridge.

  7. #7

    Padrão Re: Vlans entre 4 Rbs

    tenha em mente que isto (bridgE) é feito via software.. (ao contrario que pelo switch-chip eh feito direto no hardware). mas... para resolveru se problema, eh simples, veja exemplo:


    ether1-rb01 / ether2-rb01 <---> ether1-rb02 / ether2-rb02 <---> ether1-rb03 / ether2-rb03 -> cliente


    na rb01 vc vai criar a vlan nas duas interfaces e coloca-las em bridge (somente as vlans em bridge).

    na rb02 faça o mesmo, e mantenha o mesmo ID nas vlans...

    na rb03, vc cria somente a vlan na ether1 .. e coloca ela em bridge com a ether2 ... assim a ponta q esta conectada nela nao precisa ter uma vlan configurada, tudo que entrar/sair a rb03 vai por/tirar a tag e encaminhar..