+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como dedicar um link?

    Boa tarde,

    Pessoal sou iniciante em Mikrotik, ja li alguns tutorias e artigos sobre. Se alguem poder ajudar ou me postar um link que fale sobre essa solução ficaria muito grato, vamos lá. Tenho 3 serviços de internet aqui, sendo 2 Adsl e 1 link de dados, gostaria de dedicar meu Link de dados para apenas 1 aplicativo, que no caso é o sistema de gestão da empresa que fica em um datacenter. Quero que meu link fique full so para essa aplicacao os outros 2 deixarei para acesso a internet. Quem poder contribuir fico grato!

  2. #2

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    ola freevice

    o que vc precisa é simples de fazer no Mikrotik
    vc terá de mexer nas rotas. No winbox vá em ip routes.
    la vc add as saidas.
    tipo o ip do aplicativo seja 10.10.10.10 e o gateway do link que vc deseja que acesse esse ip seja 200.0.0.1
    vc add a rota

    / ip route add dst-address=10.10.10.10 gateway=200.0.0.1 check-gateway=ping

    e as rotas vc coloca o ip de destino 0.0.0.0/0 e o gateway de cada link

    / ip route add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.1.1.1,10.2.2.2 check-
    gateway=ping

    qualquer coisa me add no msn [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    magnorm, fiz as rotas como descrito, deu certo em um ponto, todas as minha solicitação a esse IP esta saindo pelo gateway desejado, porém o trafégo de internet também está saindo por ele, preciso agora somente direcionar o trafego de internet para a ADSL, essa é parte em que estou travando.

  4. #4

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    você tem que direcionar somente a porta utilizada por seu programa, você sabe a porta utilizada por esse programa?

  5. #5

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    Como faria esse direcionamento? uso a porta 3128. No caso agora so falta direcionar o acesso a internt para minha adsl, fazendo com que ela nao saia pelo meu link.
    Última edição por freevice; 25-06-2012 às 13:52.

  6. #6

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    Citação Postado originalmente por freevice Ver Post
    Como faria esse direcionamento? uso é a 3128.
    essa é a porta do seu proxy ou do programa que está nesse servidor?

  7. #7

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    Simplesmente desabilite a regra que está com ip 0.0.0.0/0 para o gateway da link de dados. dai a internet vai funcionar somente nas adsl.

    Desabilite as regras para testar, não a exclua pois vc pode necessitar dela novamente um dia ok

    Citação Postado originalmente por freevice Ver Post
    magnorm, fiz as rotas como descrito, deu certo em um ponto, todas as minha solicitação a esse IP esta saindo pelo gateway desejado, porém o trafégo de internet também está saindo por ele, preciso agora somente direcionar o trafego de internet para a ADSL, essa é parte em que estou travando.

  8. #8

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    Tenho 2 Gateways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.

    Amarrei o ip ao mac no arp e agora conssegui dividir o gteways na minha rede.

    Colocar por exemplo
    Ip: 192.168.1.2 para sair pelo Gateway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.3 para sair pelo Gateway 10.1.1.1
    Ip: 192.168.1.4 para sair pelo Gateway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.5 para sair pelo Gateway 10.1.1.1


    o mk ainda esta fazendo o controle de banda e cache. ficou show.

    Segue os passos

    Menu

    IP - firewall - Mangle

    Clique no (botão +)

    Na aba General - em CHAIN: Escolha prerouting
    Src. Address coloque o endereço ip do cliente
    Na aba Action - em action: escolha Mark_routing
    em new routing mark coloque o nome do cliente que possui o ip

    pronto marcamos o ip

    Agora vá em Nat - clique no (botão +) - CHAIN:srcnat- Src. Address coloque o endereço ip ex: 192.168.1.0/24(para toda a rede )- em action: escolha Masque rede

    Agora vá em ip - Routes - clique no botao + - em Gateway coloque o Gateway de saída ex(10.0.0.1) e em mark coloque o nome do cliente que cadastramos.

    Pronto este cliente ira sair pelo Gateway especificado, possibilitando colocar vários Gateways e dividir dentro de sua rede.


    Tenho 2 Gateways com ips diferentes exemplo 10.0.0.1 e 10.1.1.1 - meu Mikrotik está configurado como dhcp e emitindo ips 192.168.1.x.

    Amarrei o ip ao mac no arp e agora conssegui dividir o gteways na minha rede.

    Colocar por exemplo
    Ip: 192.168.1.2 para sair pelo Gateway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.3 para sair pelo Gateway 10.1.1.1
    Ip: 192.168.1.4 para sair pelo Gateway 10.0.0.1
    Ip: 192.168.1.5 para sair pelo Gateway 10.1.1.1


    o mk ainda esta fazendo o controle de banda e cache. ficou show.

    Segue os passos

    Menu

    IP - firewall - Mangle

    Clique no (botão +)

    Na aba General - em CHAIN: Escolha prerouting
    Src. Address coloque o endereço ip do cliente
    Na aba Action - em action: escolha Mark_routing
    em new routing mark coloque o nome do cliente que possui o ip

    pronto marcamos o ip

    Agora vá em Nat - clique no (botão +) - CHAIN:srcnat- Src. Address coloque o endereço ip ex: 192.168.1.0/24(para toda a rede )- em action: escolha Masque rede

    Agora vá em ip - Routes - clique no botao + - em Gateway coloque o Gateway de saída ex(10.0.0.1) e em mark coloque o nome do cliente que cadastramos.

    Pronto este cliente ira sair pelo Gateway especificado, possibilitando colocar vários Gateways e dividir dentro de sua rede.


    Se fui util clique na estrelinha e agraça.....

  9. #9

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    Opa Pessoal após apanhar um pouquinho esses dias, consegui alcançar meu objetivo! A solução foi bem simples, porém me atendeu, adicionei um Mark routing no mangle para porta 80, e IP>Routes adicionei a regra para que todas as solicitacoes nessa porta saísse pela minha ADSL, dessa forma liberei 90% do trafego no meu link e joguei todo o lixo para a ADSL. Obrigado a todos que ajudaram sem a ajuda de vocês ainda estaria quebrando cabeça!

  10. #10

    Padrão Re: Como dedicar um link?

    Não precisa ser por porta, faça como o magnorm falou mas no link por onde quer que saia a aplicação não coloque a rota padrão.