+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wireless em campo aberto

    Boas pessoal!
    Tenho uma situação para resolver que á a seguinte, presto serviços para uma empresa e me pediram para distribuir sinal de wireless no terreno da área externa da empresa para navegarem na internet. Esta área é de aproximadamente 900 a 1000 mts por entorno dela. Existe uma caixa de água quase ao meio do terreno, neste lugar é onde quero colocar uma antena para fornecer sinal para as outras antenas, pensei em colocar umas 5 antenas espalhadas pelo terreno para dar o sinal aos usuários com seus notebooks, tablets, celulares.... Queria pedir a vocês se estou certo em colocar uma antena da Aquario omini de 15Dbi com um ap oiw-2421pcba transmitindo sinal em cima desta caixa de agua e nos outros pontos colocar uma antena de menor potencia com o mesmo ap de transmissão porém como repetidor universal.
    Estive vendo que com esta omini perco bastante em performance, seria uma boa fazer este procedimento?

    Grato pela atenção de todos

  2. #2

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Citação Postado originalmente por leobevi Ver Post
    Boas pessoal!
    Tenho uma situação para resolver que á a seguinte, presto serviços para uma empresa e me pediram para distribuir sinal de wireless no terreno da área externa da empresa para navegarem na internet. Esta área é de aproximadamente 900 a 1000 mts por entorno dela. Existe uma caixa de água quase ao meio do terreno, neste lugar é onde quero colocar uma antena para fornecer sinal para as outras antenas, pensei em colocar umas 5 antenas espalhadas pelo terreno para dar o sinal aos usuários com seus notebooks, tablets, celulares.... Queria pedir a vocês se estou certo em colocar uma antena da Aquario omini de 15Dbi com um ap oiw-2421pcba transmitindo sinal em cima desta caixa de agua e nos outros pontos colocar uma antena de menor potencia com o mesmo ap de transmissão porém como repetidor universal.
    Estive vendo que com esta omini perco bastante em performance, seria uma boa fazer este procedimento?

    Grato pela atenção de todos
    amigo uma antena omni de 15dbi é para atender uma área de 8km, um exagero absurdo, use no máximo uma antena de 8dbi, provavelmente já vai ser o suficiente para atender a todos, se em algum ponto ficar com sinal mais fraco você acrescenta mais um AP.

  3. #3

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Campeão!!! Obrigado pela resposta!, então colocando antenas omini neste caso não teria muita perda de performance? ou seria melhor colocar 3 antenas direcionais transmitindo para os outros receptores com antenas omini de 8Db ficaria melhor?
    Desculpe a questão trabalho com TI(desenvolvimento e cabeamento estruturado), porém não tenho muita experiência com wireless externo.
    Grato pela atenção!

  4. #4

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Dica Rápida: Amigo você pode Usar 4 NanoStation M2 nos 4 pontos terminas do terreno apontando pro centro do terreno um pouco de inclinação / nelas ...

  5. #5

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Legal!! Colocar com a omini no meio??? E as nanos como repetidoras? Existem algumas arvores em alguns pontos.
    Obrigado pela atencao!!

  6. #6

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Legal!!!! Agradeço pela ajuda de todos!!!

  7. #7

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Aproveitando, indicam alguma antena omini de 8dbi homologada!!

  8. #8

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Se voçê puder erguer as antenas ascima das árvores vai ter um ganho bem melhor..aki no mt SOFRO MUITO COM ÁRVORES ...a internet é para pegar dentro de prédios ,escitórios ?descreva melhor por gentileza ...

  9. #9

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    é um hotel, este sinal somente é para pegar no ambiente externo +- 1000 mts , onde tem areas de lazer e alguns lugares possuem arvores.

  10. #10

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    http://tec-wi.com.br/site/
    da uma procuradinha ai nese site que acho que vc vai achar algo ...
    t+.....
    e boa sorte ai ...
    presisar de + algo da 1 toq ...

  11. #11

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    E lembre do angulo da Omni no meio, é 360º na horizontal, mas na vertical a abertura geralmente é menor que 8º, ou seja, se a omni estiver a 30m de altura, e as repetições a 50m de distancia e a 2m de altura, vão estar fora do angulo de maximo ganho da omni, como é perto e a potencia geralmente é alta tudo funciona, mas não se obtem o melhor troughput. Enfim, mesmo omni, nano ou o que for, tem alinhamento e angulos a se cuidar.

  12. #12

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Ok, vou fazer uns testes, muito obrigado pela atenção de todos!!

  13. #13

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Citação Postado originalmente por 4CJINFOR Ver Post
    Dica Rápida: Amigo você pode Usar 4 NanoStation M2 nos 4 pontos terminas do terreno apontando pro centro do terreno um pouco de inclinação / nelas ...
    essa também seria uma opção, mais acredito que com uma antena de 8 dbi e um radio bom já seria o suficiente, e onde tiver arvores você coloca uma repetidora acima delas.
    sem ver o local fica meio complicado dizer qual seria a melhor opção, se for possível bata algumas fotos e poste aqui que podemos filtrar melhor as opções

  14. #14

    Padrão Re: Wireless em campo aberto

    Poise manda algumas fotos do local ..
    pra agente poder analisar melhor onde pode ficar os rádios