+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 360° com antena dish + rocket m5

    Olá pessoal,

    Preciso de uma ajuda. Tenho uma torre muito desgatada com diversas antenas de grade com mikrotik onde irei precisarei transferir para a nova torre. Pensando em melhorar o tghp dos enlaces e dimunuir a quantidade e antenas na torre, Gostaria de saber dos amigos se posso usar 4 antenas dish com rocket M5 para atender uma area de 360° ? Teriam alguma outra sugestao? Ressalto que os enlaces são longos ( minimo 3km )

  2. #2

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    Acho que você esta confundindo um pouco. A Rocket Dish é uma antena direcional, e para cobrir 360° vai precisar de várias delas, além de mandar o sinal bem longe. Ela é útil para PtP.

    Para o que você quer fazer precisa da antena Setorial, a Basestation, ai sim daria certo, basta comprar 4 de 90°.

  3. #3

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    Correto. Mas o clientes são distantes. Qual a distancia que os paines + rocket M5 atingem?

  4. #4

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    Acho que passam dos 4 Km. Nos clientes você pode colocar Airgrid ou Nanobridge, dependendo da distancia.

  5. #5

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    Rocket dish se não estiver enganado tem somente 3 graus de abertura, em questão da distancia isso depende da potência da antena "dbi" e do radio "mw", vale lembrar também que caso troque para painel setorial (o que no caso acho a melhor opção), pela distancia mais elevada, calcule bem o angulo de inclinação dos mesmos. Boa sorte

  6. #6
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    A Rocket dis tem realmente apenas 3º de abretura, precisaria uma quantidade absurda de antenas par fazer 360º sem falar no ROE que isso iria gerar, e uma antena iria matar a outra.
    Como o colega citou usr 4 base Station de 90º vai chegar a 8km fácil usando AirGrid ou melhor ainda NanoBridge.

  7. #7

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    Como todos os outros amigos já disseram atem, A Rocket Dish não foi feita para essa finalidade, ao invés dela use Basestation + Rocket M5

    http://dl.ubnt.com/AirMax5GSectors.pdf

    A distância máxima que ela vai cobrir depende muito da geográfica do seu território, use o rádio mobile pra ter uma ideia do terreno para ver a altura que a Basestation deve ficar!

    E vai sair mais barato que usar Rocket Dish!


    Boa sorte e sucesso!

  8. #8

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    qual formula do calculo de inclinação?

  9. #9

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    90% dos clientes utilizam bullet M5 com antenas parabola de 60''. Com este cenario eu ganho alcance?

  10. #10

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    Onde estao os teus clientes? A que distancia da torre/base?

  11. #11

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    tenho 70% clientes com distancia de ate 15km, 30% acima de 15 chegando a ate 50km com enlace PTP. Será que consigo pelo menos atender os 70% com basestation? Todos com visada, usando bullet com antena 24db

  12. #12

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    Citação Postado originalmente por jfvas Ver Post
    tenho 70% clientes com distancia de ate 15km, 30% acima de 15 chegando a ate 50km com enlace PTP. Será que consigo pelo menos atender os 70% com basestation? Todos com visada, usando bullet com antena 24db
    Como você os atende atualmente? A essa distância creio que Basestation nao te ajudará muito.

  13. #13

    Padrão Re: 360° com antena dish + rocket m5

    antenas de grade direcionais com Mikrotik.

    O objetivo seria tentar diminuir o numero de antenas direcionais que uso na torre atualmente a qual ser será desativada. Por isso pensei em usar rocket + dish na nova torre.

    Alguam ideia de como posso resolver esta cituação?