+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPPoE ou Hotspot?

    Boa noite amigos do Under Linux!
    Venho aqui mais uma vez, para que tirassem minha dúvida
    ouvir falar que servidor por PPPoE é bem melhor que o Hotspot o que estou a usar!
    Gostaria de mudar para o servidor PPPoE.

    MAs ai entra a questão como configurar um servidor Mikrotik por PPPoE?

    Terei que sempre ir na casa do cliente quando ele formatar o PC pra criar o discador pra ele acessar internet?

    Terei como amarrar MAC ao cliente?

    E por fim ele fica com IP fixo?

    Mas o mais importante a configuração par ao servidor deixar de ser hospot para ficar PPPoE. Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Você pode orientar o cliente por telefone para configurar um conexão de banda larga.
    Tem como amarrar.
    Você decide se será ip fixo ou dinâmico.

    Olha ouvi falar de um provedor com mais de 3000 clientes em hotspot e sem dores de cabeça ele usar switches gerenciáveis ou vlan fixa em toda rede.

  3. #3

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Ao meu ver PPPoE é viavel quando voce tem radios clientes e no rádio voce condifura o PPPoe Client. Mas quando as configurações deve ser feitas no PC do cliente o viavel é Hotspot.

    Tenho cliente "Provedor" usando 100% hotspot e estão satisfeitos o usuario pode colocar o IP que desejar na maquina, ou deixar sem IP que irá conseguir cair na tela de autenticação.

    Com Hotspot o numero de suporte por telefone caiu pois não tem que ficar mostrando a clientes como colocar um discador.

    para configurar o Server - > PPP -> PPPoe Servers -> + Adcionar, veja detalhes antes em http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/PPPoE

  4. #4

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Olha só aqui na minha rede ta com pppoe e hotspot juntos, o hotspot é so pra poder os clientes baixarem o discador no caso de formatar a maquina isso evita a ida na casa deles

  5. #5

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Veja pelo lado da usabilidade do usuario também, ter que entrar em navegador e colocar login pra poder usar qualquer coisa tipo p2p, messenger, ou cliente de email, é ridículo, eu jamais usaria serviço assim.

    Já PPPoE tem outro probleminha, varios roteadores não aceitam pppoe via wifi, só na porta wan (Colocar como bridge e instalar discador em PC também é um atraso de vida, se saio de casa e chego numa empresa onde tem um roteador comum o discado fica atrapalhando). Vai ter que ficar cuidando o tipo de roteador que vende (Enquanto hotspot, apenas encriptação, ou ip fixo, permite qualquer roteador), com radius aconteceria o mesmo, não é qualquer roteador que resolve.

    (Eu particularmente ando preferindo encriptação pessoal, porque alguns roteadores com o mesozoico RTL8186 ainda repetem com SSID diferente mas com a encriptação do provedor (Ou sem encriptação, caso o provedor não a use), para que o cliente decida quem acessará a conexão que ele paga nada mais justo que ele tenha uma senha particular)

  6. #6
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Narciso, conforme já foi dito o hotspot é mais viável, pois te dá menos trabalho com clientes, eu utilizava pppoe e agora estou com hotspot, a mudança foi muito significativa.

  7. #7

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Aqui uso hotspot pela facilidade de comunicação, tais como avisos e etc. Tenho cerca de 230 clientes e sem problemas.

  8. #8

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    usamos pppoe em toda nossa rede a varios anos em milhares de clientes sem problemas, autenticações todas nos roteadores dos clientes, ap router ou nano, problemas zero, amenos que voce faça pppoe direto na maquina, ai o broadcast e um risco. sem falar no cliente mecher no ip e conflitar com sua rede. os bloqueios e habilitações tudo automatico, e um luxo.

  9. #9

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Eu tive essa dúvida e me decidi pelo PPPoE, principalmente pelo fato de que:
    * meus clientes preferem nao ter que ingressar senha e nem usuário;
    * aqui a Telecomica os acostumou com modem roteado, ou seja, eles simplesmente querem ligar o computador e ter internet;
    * pretendo colocar um CPE em cada cliente, logo, este resolve os dois problemas acima e outros mais.

    Com o PPPoE usando um CPE como o TP-Link TL-WA5210G ou melhor ainda, um Nanostation já resolve todos os problemas acima, além de isolar os clientes da rede.

    Com o PPPoE você também pode fazer um portal cativo (tem tutorial no under ensinando), e usar como uma "página de login", igual ao Hotspot.

    O Hotspot facilita um montao de configuracoes, mas a senha pode ser capturada em alguns cenários (coisa que nao ocorre com PPPoE).

    Ambos tem suas vantagens, veja com os teus clientes reagiriam ao ter que toda vez que forem acessar a internet, se eles vao gostar de entrar com usuário e senha como um colega falou anteriormente.

    E qualquer dúvida, nao exite em consultar

    Att.,
    Eriberto

  10. #10

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Eu prefiro PPPoE. Sempre deixo o rádio do cliente discando.

    Quanto a questão de amarrar MAC da sim, aqui fazemos via RADIUS.

  11. #11

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Tenho cliente "Provedor" usando 100% hotspot e estão satisfeitos o usuario pode colocar o IP que desejar na maquina, ou deixar sem IP que irá conseguir cair na tela de autenticação.

    Com Hotspot o numero de suporte por telefone caiu pois não tem que ficar mostrando a clientes como colocar um discador.
    Tenho hotspot funcionando blz há bem tempo aqui, e por estes motivos é que o tenho preferido com dhcp ativado, sem contar que a própria tela de login já é a propaganda extra, além de informações gerais sobre os planos, chat on line e até mesmo coisas de utilidade pública para os clientes.
    Como a nossa rede é na maior parte em âmbito rural, muitos clientes até reclamam se não verem a página com o selo do Clima tempo... rssss.
    Mas, pppoe distribuindo com os aps discando direto tambem é uma boa opção.
    abraços.

  12. #12

    Padrão Re: PPPoE ou Hotspot?

    Acho que autenticar não é um problema pois o usuario sabe que isto é necessário, tanto que para ler email, usar MSN, facebook ou qualquer outro serviço ele precisa se autenticar, basta ele salvar na lista de senhas do navegador e ta resolvido, sem falar no Cookie que o Hotspot permite usar e evita o cara ter que ficar digitando a senha.