Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas OLT

    Qual OLT vocês estão usando?

    Até agora as que encontramos aqui em fornecedores que já nos atendem em outras soluções:

    - Overtek
    - Cianet
    - Fiberhome

    Estou para definir qual dessas optar e gostaria de opiniões.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Amigo conheco e poderia de dizer para ir de Cianet, mas tenho ouvido falar bem tambem da Overtek mas assim eu iria de Cianet e tambem com as ONT cianet fiz os treinamentos e os equipamrntos deles sao GEPON que hj esta em constante desenvolvimento e aperfeisomanto assim garantindo assim um continuidade da tecnologia, ja da overtek por so ter ouvido nao posso dizer nada na compatibilidade.

  3. #3

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    overtek funciona bem e com varias onus (cianet, furukawa e apropria overtek) e seu custo e bem baixo.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    parks apesar de GPON.. eh nacional

  5. #5

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    problema da parks e o preço, qualidade indiscutivel.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    parks apesar de GPON.. eh nacional
    Saberia me indicar algum fornecedor de confiança da Parks?

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Cara, recentemente fiz um curso de GPON na parks. Olha vê com carinho o equipamento deles. É muito bom, e é GPON que é melhor que o GEPON, correto?

  8. #8
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Cara, recentemente fiz um curso de GPON na parks. Olha vê com carinho o equipamento deles. É muito bom, e é GPON que é melhor que o GEPON, correto?
    Acredito que GEPON e melhor por que une as duas Tecnologia GPON (G984 sereis ) e EPON ( IEEE ) entao existe uma compatibilidade estre os dois mundos, a tecnologia EPON e o padrao adotado em toda ASIA hj e esta em constante desenvolvimento ja o GPON e um tecnologia recente que promente velociades de 2,5 giga de downtrean e 1,2 de upstrean, GPON e o que mais esta sendo usado ma america , so que penso o seguinte por que comprar um equipamento GPON e deixar de comprar um GEPON sabendo que o GEPON reuni os dois E (ethernet ) e G ( giga ), assim nao corre o risco de ter sua rede envestida ficar obsoleta por que paraam de envestir em determinada tecnologia. Acredito que a ASIA com epon ainda vai crescer mais em sua arquitetura. Vou postar um tabela com as diferencas hj e as organizacoes que estao trabalhando na padronizacao das duas tecnologia e suas normativa.


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tabela gpon.jpg
Visualizações:	1181
Tamanho: 	55,7 KB
ID:      	37190

    Abraco precisadno de mais infotmacoes sobre estou a disposicao

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    O que o pessoal bate muito em cima é que no GEPON vc nao consegue inserir VOD, além que a taxa de download e upload é muito menor. Não sei estamos com projeto para implantar fibra óptica, até agora estamos potando pelo GPON, pois outro detalhe seria que no caso do GPON a fibra é monomodo enquanto o GEPON é multimodo. Me corrija se eu estiver errado. Lá eles tem um equipamento com anel de 10Gb. Não sei nos equipamentos do GEPON como é.

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Bom na tecnologia GEPON ou GPON é monomodo e assim tem um detalhe usa um unica fibra para receber e enviar o sinal simplex( TX e RX ) os equipamentos da CIANET sao GEPON por ser equipamentos PON trabalham com um unica fibra com dois comprimentos de onda, para os leigos duas cores um para TX e um para RX e que vc precisa para mandar video seria preciso seria um equipamento para fazer a conversao do sinal para fibra que sera enviada por um comprimento de onda 1550 a 1560 as ONT . Resumindo nao e na tecnologia ser GPON ou GEPON ou EPON que ira dizer se dar ou nao de mandar videos, inclusive ja esta sendo implantando um core onde sera junto a mesma fibra que sera misturado pelo wdm ( multiplexa ) e enviado aos clientes, quem querer aderir TV por Assinatura so sera trocada a ONT por uma que perminta retirar o video e dados que estao sendo enviados, a CIANET tem ONT que tem saida para telefone junto e tambem com saida coaxial para recepsao de TV.Sobre Monomodo hj em dia e muito dificil se usar multomodo so em area pequenas indoor como ligar servidores ou em DATA CENTERS fibra hj e tudo monomodo para uso OUTDOOR, entao na hora de escolher sua OLT veja o que tipo de WDM ela tem( determina o numero de canais que pode ser multiplexado numa unica fibra ).

    Para Finalizar GEPON e o suporte a duas tecnologia GPON e EPON a tabela abaixo que postei mosta a capacidade suportada pela duas em questao de largura de banda suportada, lembrando que esta largura nao e determinada pela fibra podemos dizer q fibra e infinita o que limita isto e a tecnologia empregada para trafegar nestas fibrar, para ilustrar epon 1 giga de Up por 1 gina de Down mas ja esta sendo visto que ira suportar mais, ja o GPON duporta 2,5 giga DOWN por 1,2 giga UP.

    uma figura para ilustrar
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         dados e video.png
Visualizações:	1041
Tamanho: 	82,6 KB
ID:      	37198

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    O que o pessoal bate muito em cima é que no GEPON vc nao consegue inserir VOD, além que a taxa de download e upload é muito menor. Não sei estamos com projeto para implantar fibra óptica, até agora estamos potando pelo GPON, pois outro detalhe seria que no caso do GPON a fibra é monomodo enquanto o GEPON é multimodo. Me corrija se eu estiver errado. Lá eles tem um equipamento com anel de 10Gb. Não sei nos equipamentos do GEPON como é.
    assim gpon monomodo ou gepon multimodo e equivocado dizer, anel de 10 Gb todas as unidades OLT vem com portas uplink e e possivel fazer um anel ativo ligando diversas OLTs se sera de 10 Gb dependedo do SFP usado nestas OLTs que fara este anel, ja o anel de redundancia depende de configuracao destas OLTs que feita na camada L2 nestes equipamentos lembrando que a diferenca entre PON e um rade feita com switch opticos distribuido sinal para seus clientes e que PON e puramente passivo no caminho ate os clientes nao precisando de equipamentos no meio do processo, assim uma unica porta PON pode atender por uma unica fibra 32 ou 64 UNTs entao em uma unidade GEPON com 2 portas PON e possivel atender 128 UNTs.

    Nao e o mesmo que usar um conversor de fibra com switch opticos

  12. #12
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Para dar mais uma ilustrada e como usar Ubiquit com armax ou nao, se um dia a ubquit fechar as portas e vc nao ter mais equipamentos compativeis com armax vc perdera o ponto de distribuicao? Claro q nao e so desativar o armax e os radios N padrao se comunicacao e funcionara assim e EPON ou GPON um OLT GPON so se ONT GPON assim tambem com EPON, so um GEPON funciona com os dois modos as duas estao em constantes desenvolvimentos um OLT q suporte os dois mundos PON ( Rede optca passiva )

  13. #13
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Boa tarde,

    Nosso projeto foi feito com equipamentos Parks, produto nacional de altíssima qualidade. OPERADORAS estão optando pelos equipamentos deles.

    Quem fez o curso deles sabe do que estou falando. Tecnologia GPON.

    Faça um contato com um representante e tire todas as dúvidas.

    Fernanda Soria - [email protected]

    Abraço
    Última edição por gamineiro; 04-01-2013 às 10:45.

  14. #14
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Boa tarde,

    Nosso projeto foi feito com equipamentos Paks, produto nacional de altíssima qualidade. OPERADORAS estão optando pelos equipamentos deles.

    Quem fez o curso deles sabe do que estou falando. Tecnologia GPON.

    Faça um contato com um representante e tire todas as dúvidas.

    Fernanda Soria - [email protected]

    Abraço
    Os dois sao produtos de otima qualidade e nacional temos equipamentos e projetos funcionado com ambas as marcas mas precisar de um contato deles

    Rosana pereira - skype : rosana.cianet

    cianet.ind.br/pt/produtos/linhas/linha-fttx/

  15. #15

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    O que o pessoal bate muito em cima é que no GEPON vc nao consegue inserir VOD, além que a taxa de download e upload é muito menor. Não sei estamos com projeto para implantar fibra óptica, até agora estamos potando pelo GPON, pois outro detalhe seria que no caso do GPON a fibra é monomodo enquanto o GEPON é multimodo. Me corrija se eu estiver errado. Lá eles tem um equipamento com anel de 10Gb. Não sei nos equipamentos do GEPON como é.
    desculpe mas esta totalmente errado, quanto ao vod funciona nos dois, GPON 2,25 gbs simetrico padrao europeu, GEPON 1,25 gbs simetrico padrao asiatico, mais barato e mais desenvilvido, acho dificil a curto prazo parar de ser investido.

  16. #16
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Citação Postado originalmente por werla Ver Post
    desculpe mas esta totalmente errado, quanto ao vod funciona nos dois, GPON 2,25 gbs simetrico padrao europeu, GEPON 1,25 gbs simetrico padrao asiatico, mais barato e mais desenvilvido, acho dificil a curto prazo parar de ser investido.

    boa noite , tenho o mesmo pensamento amigo, mas acredito que o pessoal esta confundindo a siglas, e nao entende a tecnologia PON (rede optica passiva ) a diferenca entre uma fibra monomodo e multomodo, um sistema simplex ou duplex etc

    mas estamos ai para tirar duvidas se necessario

  17. #17

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Exatamente amigo demattos.
    fibra monomodo não quer diser que ela não seja duplex, apenas se chama assim pois a luz percore apenas um caminho, ja a multimodo tem altisima perda geralmente não e aplicada acima de 2km, todas fibras de backbone, atendimento a clientes são monomodo.
    como o amigo demattos comentou os protocolos GEPON e GPON, vem do mesmo principio, PON (rede optica passiva). ambas são de velocidades simetricas, ou seja full duplex. e as 2 possibilitão o TRIPE PLAY, ou seja dados, voz, video.

    Espero ter ajudado na lucidação das duvidas.

  18. #18

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Hoje tentei contato com a Parks, mas atendimento ficou a desejar!

    Consegui receber um Datasheet da produto depois da 4 ligação.

    Cianet e WDC atenderam com muito profissionalismo e empenho.

  19. #19

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Particularmente eu não estou nem ai se a marca A, B ou C é industria nacional, prefiro balancear qualidade, bom atendimento e preço!!! Fiquei sabendo que a Master10 do Paraguai vai trazer FiberHome, eis ai uma boa opção de OLT de baixíssimo custo de aquisição, devido CDE ser uma zona franca.

  20. #20

    Padrão Re: Dúvidas OLT

    Olá Rodrigo,discordo da opinião de que o GEPON é melhor que GPON. GEPON é compativel apenascom GEPON e só tem o "E" no nome pq segue algumas especificações dopadrão ethernet em seu protocolo que é o G982 e não o G984 como vc postou.

    O G984 é seguido pelo GPON. O GPON é uma evolução do GEPON assim como outrastecnologias evoluiram, como por exemplo a evolução do 802.11b para 802.11g, coma diferença que devido a temporizações do laser o GPON e GEPON não podem sercompativeis apenas fazendo com que o GPON baixe a modulação.

    GEPON esta ficando ultrapassado, pois é compativel apenas com ele mesmo epossui throughput inferior ao GPON.

    Ou seja, quem vai ficar obsoleto antes é o GEPON. Tanto que fornecedores que antesvendiam apenas GEPON, como a Cianet por exemplo, comessaram a vender GPON.

    Por isso recomendo sempre que pensem bem na tecnologia que vão investir. Naminha opinião, GEPON sumirá rapidamente do mercado.


    Pesquise tambémsobre o XPON que é a proxima evolução. Promete 10 Gbps por porta PON comcapacidade de 128 clientes a 20Km de fibra.








    "Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos"