+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb 200km de Fibra?

    Eu tava pensando, a região sul e sudoeste do estado de SP tem um rede fraca ou quase inexistente de fibra ótica, e uma baixa concorrência das grandes teles,.
    Se for montada uma rede de fibra interligando essas regiões, existe a possibilidade das grandes teles alugarem a rede?
    Para montar um provedor a partir dessa rede, daria para oferecer um serviço de alta qualidade.

    Para uma rede dessa magnitude precisaria-se de uma conexão a backbone da casa de gigas, certo?(e também a montagem de um), a rede sairia de Curitiba, devido a ser o grande centro mais próximo.

    Um projeto desse tamanho precisa de um bom investimento, quanto aproximadamente? Sera que existem financiamentos desse porte? Investidores?

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: 200km de Fibra?

    bom, vai incluir neste calculo.

    - tipo da fibra a ser usada numero de de FOs. Exemplo 3.80 o metro da priisma com 12 FO = 760 mil reais de fibra , esta fibra e para vao de 80 metros altosustentada geleada e ainvai.

    - ferragens para ancoragem e sustentacao
    - caixa de inenda
    - aluguel de poste
    - projeto por onde vai passar esta fibra se vai ser area ou subterranea.
    - equipamentos envolvidos para recepcao e envio deste sinal
    - manutencao deste trecho, fusao e pessoal


    da uma lhada sera q estou esquecendo alguma coisa.

  3. #3

    Padrão re: 200km de Fibra?

    mas se vc for envelopar .. logicoo que nao vai passar 1 fibra de 12 pares...

    no minimo se passa 2 fibras de 144 pares cada...

    200km ... tem q ter muito $$$ investido...

    nao eh so rasgar o chao e enterrar hehe tem o DNIT/DER ... mais um tanto de outras coisas.. que faz o custo ir laaaaaaa no ceu !!

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Uma vez fiz um orçamento para 120km numa empresa especializada no assunto, me deram o valor de R$ 10,00 o metro montado incluindo projeto, faltando decidir se seria aérea teria mais o aluguel dos postes, se fosse subterrânea a autorização do estado, pois a rodovia é estadual. Isso já tem uns 3 anos. Existe uma linha de financiamento sim, não lembro o nome, mas é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o difícil é encaixar no perfil e ter as garantias que eles pedem. Boa sorte.

  5. #5

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Djaldair, vc ainda te ai o contato da empresa que te passou o orçamento? Podes me enviar em PTV. [email protected]

  6. #6

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Uma vez fiz um orçamento para 120km numa empresa especializada no assunto, me deram o valor de R$ 10,00 o metro montado incluindo projeto, faltando decidir se seria aérea teria mais o aluguel dos postes, se fosse subterrânea a autorização do estado, pois a rodovia é estadual. Isso já tem uns 3 anos. Existe uma linha de financiamento sim, não lembro o nome, mas é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o difícil é encaixar no perfil e ter as garantias que eles pedem. Boa sorte.
    Tem maiores informações sobre essa linha de financiamento?

  7. #7

    Padrão re: 200km de Fibra?

    10 reais o metro é preço de fibra em poste... pra envelopar uma rodovia, voce pode multiplicar por 10 esse valor (ou ate mais).

  8. #8

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    mas se vc for envelopar .. logicoo que nao vai passar 1 fibra de 12 pares...

    no minimo se passa 2 fibras de 144 pares cada...

    200km ... tem q ter muito $$$ investido...

    nao eh so rasgar o chao e enterrar hehe tem o DNIT/DER ... mais um tanto de outras coisas.. que faz o custo ir laaaaaaa no ceu !!
    Algum dos amigos tem um projeto mesmo com curta distancia.... para lançamento de fibra via aereo ou subterraneo?

  9. #9
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    mas se vc for envelopar .. logicoo que nao vai passar 1 fibra de 12 pares...

    no minimo se passa 2 fibras de 144 pares cada...

    200km ... tem q ter muito $$$ investido...

    nao eh so rasgar o chao e enterrar hehe tem o DNIT/DER ... mais um tanto de outras coisas.. que faz o custo ir laaaaaaa no ceu !!

    por isto usei um valor basico rsrsrs de 12 FOs e ja deu alto o valor imagina 4 cabos com 144 fibras. rsrsrsrs e um investimento muito alto


    aqui ate 1000 postes e 4.20 cada acima de 10000 postes 3.65 e ao vai ,,,,
    Última edição por demattos; 04-07-2012 às 09:33. Razão: faltou os postes

  10. #10

    Padrão re: 200km de Fibra?

    a pouco tempo concluimos nosso backbone de 120 km, auto sustentado, em media R$ 15,00 por metro com projeto fibra (12f), mais claro o aluguel do postes.

  11. #11
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão re: 200km de Fibra?

    portallink, não tenho mais o contato da empresa que citei, pois na época já achei muito caro, e não tinha financiamento para isso, além do mais minha cidade agora que vai ter fibra interligada com o restante do estado. Mas o valor de 10,00 por metro já tem uns 3 anos, agora com certeza é muito mais. Quanto ao financiamento, entra no site www.mcti.gov.br, ou direto no link http://www.finep.gov.br/pagina.asp?pag=20.06, ai vc tem que estudar qual é o seu caso, particular, prefeitura, ongs, etc. quem me passou essas dicas foi um ministro interino das cidades quando visitou minha região, mas não posso te afirmar com certeza que dá certo, pois nunca fui atraz. Boa sorte, se te ajudei clica na estrelinha, blz.

  12. #12

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Alguém já começou a passa fibra nas pequenas cidades ?

    Qual a média de investimento ?

  13. #13

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Não pode esquecer do estudo de impacto ambiental, aqui no MS e super exigida.

  14. #14

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Considerando os altos custos da fibra óptica, compensa criar uma rede particular a radio entre algumas cidades?
    quais os serviços poderiam ser oferecidos?

    Nesses casos compensaria cabear ate os clientes? Com HFC?

  15. #15

    Padrão re: 200km de Fibra?

    DE TUDO
    bucocracia, preco e etc
    uma coisa é certo, subterrâneo é melhor que aéreo,
    pois vc não precisará alugar o chão de ninguem

    e outra, as operadoras de transmissão de energia elétrica estão investindo agora em backbones, ou poste é delas, a infra é delas então para elas é mais facil.
    o problema de tudo meu amigo, na minha opinião, não é o investimento em fibra, mas sim em infraestrutura para o serviço.
    o x da questão é esse.
    se vc tem uma infra para ligar um estado a outro, seja por cabo, fibra, linha de pipa e etc, vc é o dono literalmente do negócio.
    investir milhões em um meio de transmissão para botar na infra dos outros é froid. não acho um bom investimento.

  16. #16

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    DE TUDO
    bucocracia, preco e etc
    uma coisa é certo, subterrâneo é melhor que aéreo,
    pois vc não precisará alugar o chão de ninguem.
    Na verdade não é bem assim, o chao ao lado de rodovias, pertence ao dnit, precisa passa no minimo a 30 metros da rodovia, e se esses 30 metros cairem em uma lavoura ou mata, ai já era.

  17. #17

    Padrão re: 200km de Fibra?

    Aqui no meu estado não sei a medida correta, mas a Oi passou uma fibra aqui interligando as cidades a alguns anos atrás e a fibra passa paralelo a rodovia estadual e a distância não chega nem a 10 metros.