+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Olá! Possuo um enlace de 200 metros com visada com duas Nanobridges M5 25dbi e a situação é a seguinte.

    Fazendo testes de banda em tx e em rx de um lado pro outro, os resultados são esses:

    RX: 15~20Mbps
    TX: 145~150Mbps

    Airmax está desativado, e as configurações estão assim:

    Channel / Frequency: 148/5740Mhz
    Channel Width: 40Mhz (Upper)
    Potencia das duas em 3dbm
    Intensidade do sinal: -49dbm
    Horizontal / Vertical: -51dbm / -52dbm
    Noise Floor: -90dbm
    Transmitir CCQ: Normalmente em uns 85%, em trafego chega nos 70% podendo cair ate para casa dos 60..

    Bom pessoal, peço ajuda de vocês para conseguir aumentar a taxa de RX.. Vocês tem alguma dica para mim nessa situação??

    E outra dúvida, como consigo melhorar o CCQ?

    No aguardo, Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Primeira coisa o apontamento e visada e se estiver perfeito ative o airmax das duas e muda a frequência.

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    outra dica usa a frequencia de 5.4

  4. #4

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Olá! Ativando AirMax fica mais ou menos 5Mbps RX e 50Mbps TX.

    Depois vou fazer o alinhamento mais cuidadosamente das antenas e posto o resultado.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Ja experimentou elas com pontencia default?
    Ou pode ser a fonte da que esta dando tx/rx fraca com defeito

  6. #6

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Rapaz, vc tá com o sinal muito forte, deve estar interferindo e captando interferência de outras fontes emissoras.

    Eu tenho um enlace de 300m e uso duas Nanobridge M5 de 22dbi e a potência deixei apenas 2dbi que é o mínimo possível. Faz isso que vc terá uma boa melhora.

    Procure deixar seu sinal em torno de -63. Faz os testes com o AirMax ativado e depois desativado. Não aconselho o uso da frequência 5.4 pois é ilegal e pode interferir em equipamentos licenciados.

    Dá um scan pela própria nanobridge e ache alguma frequência livre.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Amigo, o certo era vc trocar esse ptp por equipamentos com antenas com ganhos menores, tente diminuir a potencia delas para o minimo possivel e trocar d canal.

    Qualquer duvida estou a disposição.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Amigo 1 par de nano loco M5 nessa distancia acho quew ficaria bem melhor...

  9. #9
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Bom dia,

    Amigo discordo dessa opinião, acredito que nunca ganho de mais em uma antena vai ser problema.

    Tenho um cliente que um link de 100 metros que precisava passar rede local, colocou antenas de 30Dbi com o mínimo de potência, interferência mínima no link.

    Está passando 100Mb Full, com antenas menores, tenho que aumentar a potência, em consequência não consigo mais essa banda, pois os ruídos também irão ser amplificados, reduzindo a qualidade do link. Já fiz esses testes.

    Sugiro ao amigo que primeiramente veja se o rádio está usando o último firmware, se não me engano 5.5, também troque a fonte no lado que a banda está baixa.

    Vamos falando, abraço

  10. #10

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Primeiramente muito obrigado pela atenção de vocês.

    Bom, vou fazer as alterações de potencia amanhã!

    Em questão de interferencias no scan da AP acha somente umas 4 redes com sinal fraco tipo -90 -80, e mesmo assim coloquei o mais distante possivel da frequencia deles.

    Já pra fonte, pior que eu não tenho nenhuma outra pra fazer o teste..

    Firmware é a última de acordo com o site da Ubiquiti. Atualizei logo antes de montar.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Citação Postado originalmente por TheWall Ver Post
    Primeiramente muito obrigado pela atenção de vocês.

    Bom, vou fazer as alterações de potencia amanhã!

    Em questão de interferencias no scan da AP acha somente umas 4 redes com sinal fraco tipo -90 -80, e mesmo assim coloquei o mais distante possivel da frequencia deles.

    Já pra fonte, pior que eu não tenho nenhuma outra pra fazer o teste..

    Firmware é a última de acordo com o site da Ubiquiti. Atualizei logo antes de montar.
    Pra testar a questão da fonte no lado que está lento, troque a fonte de ambos equipamentos um pelo outro. Se o lado que estava rápido fical devagar já temos indícios de problema na fonte em questão..

  12. #12

    Padrão Re: Enlace 200 metros Nanobridge M5.

    Olá!

    Pessoal, peço desculpas por não ter postado, é que as antenas ficam na empresa e eu não tive acesso a elas ainda. Vou ver se semana que vem pego pra mecher nelas, ai troco de lado as fontes como o amigo citou acima.