+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Ola, amigos preciso de uma ajuda contando com a experiencia de voces.

    Hoje tenho uma RB 450G que atualmente esta chegando a ficar com 70 a 80 clientes on-line, no entando hoje ela esta na minha central. Só que eu tenho mais dois POPs em bairros diferentes e minha rede esta em BRIGIE.
    Eu quero implantar OSPF entre os POPs e cada um tera uma RB gerenciando os clientes nela conectado, ai vai minha pergunta, quando eu separar cada pop não tera mais que 50 clientes on-line pelo menos não de inicio mas acredito que o pico de clientes em cada RB não ultrapasse os 70 on-line isso levando em conta o crescimento desejado e tambem contando que nos condominios vou colocar uma RB em cada bloco que alcançar um numero de 10 clientes.
    Pensando nesses numeros qual RB seria um bom custo beneficio a 750GL ou 450G vendo que a 750GL consegui a 185,00 reais e a 450G a 316,00.
    Hoje uso HotSpot mas estou pensando em aos poucos migrar para PPPOE ja que vou ramificar a rede posso fazer enquanto inplanto as mesmas asssim nao tenho que ir em todos clientes ao mesmo tempo

  2. #2

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Eu iria de RB750 mesmo. Se achar que vai ter uma expansao maior, RB750G ou superior ou parecida rsss.

    Tenho o mesmo plano que o seu, e nos meus pops por hora vou de RB750. Se ela ficar "pequena", como é algo barata, vira peca de laboratório ou para algum cliente que amerite.

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    optaria em rb450g com hotspot

  4. #4
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Cool Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Parceiro, vai de 750GL já que as novas tão vindo com o processador melhor que a 750. Eu tenho umas aqui ainda não tenho OSPF na minha rede, mas estudo bastante essa possibilidade...
    Que sonho, aqui consigo RB 450G com case em média por 410,00...

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Citação Postado originalmente por paullsoftware Ver Post
    Parceiro, vai de 750GL já que as novas tão vindo com o processador melhor que a 750. Eu tenho umas aqui ainda não tenho OSPF na minha rede, mas estudo bastante essa possibilidade...

    parte da minha rede é OSPF, e realmente as novas rbs 750 estao boas, e baratas,

    REalmente Paulo, falei sobre a 450g pois so uso delas aki mas sem case

  6. #6

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    mas afinal, a 450g tem um processador AR7161 680MHz e 256mb de ram e licença level 5 a frente da 750gl que tem processador Atheros AR7242 400MHz e somente 64mb de ram e licença de level 4. Qual delas é a melhor e qual aguenta mais clientes??? Aproveitando... Qual rb é recomendada para somente balancear adsl?

  7. #7

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Citação Postado originalmente por Brunovs Ver Post
    mas afinal, a 450g tem um processador AR7161 680MHz e 256mb de ram e licença level 5 a frente da 750gl que tem processador Atheros AR7242 400MHz e somente 64mb de ram e licença de level 4. Qual delas é a melhor e qual aguenta mais clientes??? Aproveitando... Qual rb é recomendada para somente balancear adsl?
    Tenho algo de experiencia com a RB750 (a simplezona) e a RB450G. Se tiver dinheiro vai na RB450G, vai te suportar por mais tempo os teus clientes, ela suporta 500 conexoes pppoe ou hotspot (nao sei se cadastrados ou simultaneos), a RB750GL suporta 200.

    Para load balance puro e exclusivo, acho que a RB750 simples serve.

  8. #8

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Tenho algo de experiencia com a RB750 (a simplezona) e a RB450G. Se tiver dinheiro vai na RB450G, vai te suportar por mais tempo os teus clientes, ela suporta 500 conexoes pppoe ou hotspot (nao sei se cadastrados ou simultaneos), a RB750GL suporta 200.

    Para load balance puro e exclusivo, acho que a RB750 simples serve.
    Amigo como sabe que aguenta se não sabe se cadastrado ou ativo?
    Acredito que depende muito do que mais a RB esta fazendo.
    Ela esta somente sendo usada para autenticação? ou alem disso tambem usa coomo firewall? Tem que ficar de olho no processamento se ele subir muito perdi a qualidade.
    Acho que 500 clientes ativos em uma unica RB é muita coisa para uma 450G acho que ai seria de 1100 pra cima, e nesse caso deveria se pensar se não poderia ramificar a rede subdividindo ela e mantendo uma RB pra cada setor em vez de focar tudo em uma unica.

  9. #9

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    melhor ramificar ou juntar tudo em uma RB1100AHx2 ?

  10. #10
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Citação Postado originalmente por Brunovs Ver Post
    melhor ramificar ou juntar tudo em uma RB1100AHx2 ?
    Eu sou dos que defendem cada uma fazendo a sua...
    um rb pra load
    outra pra altenticação
    outra pra firewall
    servidor radius
    servidor de cache
    e assim por diante, bem essa é meu modo de trabalhar

  11. #11

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    qualquer uma que vc usar vai resolver seu problema, desde que tenha uma caxa ermetica bem arrumada com a energia estabilizada. minha rede abrange 12 cidades com enlaces de ate 73km e 26 torres, uso a 750gl em alguns pop e em outros uso 450

  12. #12

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Citação Postado originalmente por pirismem Ver Post
    qualquer uma que vc usar vai resolver seu problema, desde que tenha uma caxa ermetica bem arrumada com a energia estabilizada. minha rede abrange 12 cidades com enlaces de ate 73km e 26 torres, uso a 750gl em alguns pop e em outros uso 450
    Como esta sua rede roteada ou em Brigie? Pode me dar umas dicas de como deixar a rede mais estavel, pois pra almentar minha demanda e conseguir algo hj em SP que esta dificil por causa da pirataria e concorrencia estou tendo que ramificar a rede e hoje ja estou com 4 POP mas estou com medo de estar fazendo de forma erronea e prejudicar o desempenho no futuro com o crescimento de clientes on-line

  13. #13
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: RB 450G x 750GL PPPOE OU HOTSPOT

    Citação Postado originalmente por salvato Ver Post
    Como esta sua rede roteada ou em Brigie? Pode me dar umas dicas de como deixar a rede mais estavel, pois pra almentar minha demanda e conseguir algo hj em SP que esta dificil por causa da pirataria e concorrencia estou tendo que ramificar a rede e hoje ja estou com 4 POP mas estou com medo de estar fazendo de forma erronea e prejudicar o desempenho no futuro com o crescimento de clientes on-line
    Amigo procure sobre OSPF é muito bom estudar, e depois implementar na rede, utilizo em minha rede e de alguns clientes sem problema, e de forma de anel, assim quando um pop para (não são todos que estão assim) os demais não ficam sem conexão pois estão linkados em forma de anel,