+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Liberar IP Valido cliente final

    Boa Noite,

    Pessoal seguinte, surgiu a necessidade de liberar um ip valido para um de meus clientes, mais to sem saber como faço isso, uns falam em VLAN ou em fazer um roteamento, não sei por onde vai, recebo em um routerboard meu link dedicado e tenho uma faixa com varios ips válidos, como eu faço pra quebrar esses ips e fazer com ele chegue na casa do cliente, no meu caso quero apenas que o cliente possa colocar manualmente mesmo o ip na placa de rede e funcione, e preciso também que esse ip seja controlado a velocidade do mikrotik.

    Valew

  2. #2

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    Se precisar de consultoria, entre em contato: [email protected]. Cada operadora trabalha de uma forma com os seus IP's, precisaremos ver qual é a melhor forma de se trabalhar nesse caso.

  3. #3

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    bastar voce qebrar seus IPs validos em um /30 e depois de colocar no cliente, vc passa o rota na caixa onde o cliente conecta e envia para onde ta sendo anunciados esses IPs.

  4. #4

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    Se sua rede é bridge basta quebrar em /30, e inserir a rede na Lan do cliente, ignorar essa rede no mascaramento nat, Se for roteada, a lógica é a mesma só tem que colocar a rede na lan ou wlan que o cliente é conectado.

  5. #5

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    Como seria esse quebrar que você fala, ve se é isso que eu to pensando. Minha classe de IP é 188.188.64.194/26 quebrando em uma rede /30 ficaria 188.188.64.197/30 é isso ??? e na routerboard como eu configuro isso ??? e na placa de rede do cliente qual ip coloco ??? valew ajuda ae pessoal sem cobrar

  6. #6

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    exatamente amigo, seu /26 tem 62ips, se qebrar em /30 terá varios ips pra usar em cliente final e sem desperdiçio.
    ex: "para ajudar use http://www.ipcalc.com.br"
    Rede: 188.188.64.192/30
    Gateway: 188.188.64.193
    IP cliente: 188.188.64.194
    Broadcast: 188.188.64.195

  7. #7

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    Citação Postado originalmente por RickBrito Ver Post
    exatamente amigo, seu /26 tem 62ips, se qebrar em /30 terá varios ips pra usar em cliente final e sem desperdiçio.
    ex: "para ajudar use http://www.ipcalc.com.br"
    Rede: 188.188.64.192/30
    Gateway: 188.188.64.193
    IP cliente: 188.188.64.194
    Broadcast: 188.188.64.195
    Segue link de uma calculadora de sub-redes IP ajuda muito...
    http://www.subnet-calculator.com/

    neste exemplo configure em seu mk menu IP> Address na ether que vai conectar o cliente 188.188.64.193/30 e no cliente o ip 188.188.64.194 mask 255.255.255.252 gw 188.188.64.193

    se ajudei estrelinha...

  8. #8

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    Pessoal consegui quebrar meu range de IP em uma rede /30, configurou e funcionou legal, consigo navegar usando o range /30, so tem um problema quando eu vou la na internet ve qual o IP que to usando "www.meuip.com.br" ele aparece o ip da minha rede /26 e não o que da rede /30 que consigurei em ip/addresses. Acho que ta faltando mais alguma coisinha para completar ou regrinha em IP/Router ou Firewall alguem sabé dizer ????? agradeço

  9. #9

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    O seu mikrotik que esta recebendo esse /26 está fazendo nat do /30, tem que filtrar para não fazer nat, nessa regra na aba general Src. Address coloque assim ! ip/30, isso vai filtrar, se precisar mais redes sem nat vai ter que criar uma lista de endereços e e selecionar a lista na aba advanced Src, address list.

  10. #10

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    ixsoft eu tentei acrescentar essa regra em "Firewall/Filter Rules" mais assim que eu coloco em Src. Addresses !xxx.xxx.xxx.xxx/30 e tento salvar ele não deixa apresenta o seguinte erro "Error in Src. Adresses - ip addresses expected!" e não deixa salvar, outra dúvida é nas opções abaixo:
    Chain ???
    In. Interface ???
    Action ???

    Valew pela ajuda ixsoft, acho que falta pouco para eu conseguir

  11. #11

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    Isso deve ser feito no roteador que esta fazendo o nat(masquerade) de sua rede privada

    Essa regra é em IP > firewall > nat
    chain srcnat
    Src. Addresses ! xxx.xxx.xxx.xxx/30
    na aba action
    masquerade

    ip firewall nat chain=srcnat action=masquerade src-address=!XXX.XXX.XXX.XXX/30



  12. #12

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    Também da a mesma mesagem não deixa salvar usando essa faixa de ip em IP/Firewall/Nat/Src. Addresses: !XXX.XXX.XXX.XXX/30

  13. #13

    Padrão Re: Liberar IP Valido cliente final

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	97
Tamanho: 	18,9 KB
ID:      	37426