+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Amigos, estou com dulvida nessa parte do meu enlace, vou postar aqui as coordenadas, bem como as alturas das torres para vcs analisarem e me falar se passa com problema.

    Ponto A
    6°45'3.50"S
    51° 4'21.28"O
    Torre de 30 mts Rocekt Disk de 30, com Rocket.

    Ponto B
    6°41'3.20"S
    50°46'10.00"O
    Torre de 15 mts + Antena Disck Rocket de 34, com Rocket


    Pois bem essas são as coordenadas e gostaria de opinião de vcs bem como os graficos para ver se passar com visada.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Amigo boa noite usa este site aqui e muito bom http://www.ligowave.com/linkcalc/ ele faz o grafico e so colocar a cordenadas

  3. #3

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    veja se isso te ajudaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         elance pr1.jpg
Visualizações:	220
Tamanho: 	50,6 KB
ID:      	37286
    add msn [email protected]

  4. #4

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    use esse site para calcular, http://www.alphimax.com/ptp facil de usar.

  5. #5

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Olá Agnaldos;

    Ai vai minha analise.

    Com dish de 34: Assim fica perfeito seu link

    Distancia do ponto A para o B 34,4Km
    Radio Rocket M5 com potencia de 21 Dbm. (MCS15)
    RX no ponto B vai receber em -56 Dbm
    Com o canal de 30 Mhz com o novo SW 5.5 vai ter aproximadamente 60 Mbits agregado

    Com dish de 30 (não recomendado pois a margem de fade fica no linite você vai ter que rezar para não chover muito ou ter inversão térmica )

    Distancia do ponto A para o B 34,4Km
    Radio Rocket M5 com potencia de 21 Dbm no ponto A. (MCS15)
    RX no ponto B vai receber em -65 Dbm
    Com o canal de 30 Mhz com o novo SW 5.5 vai ter aproximadamente 60 Mbits agregado.

    Luis Henrique
    AzLink

  6. #6

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Amigos, estou com dulvida nessa parte do meu enlace, vou postar aqui as coordenadas, bem como as alturas das torres para vcs analisarem e me falar se passa com problema.

    Ponto A
    6°45'3.50"S
    51° 4'21.28"O
    Torre de 30 mts Rocekt Disk de 30, com Rocket.

    Ponto B
    6°41'3.20"S
    50°46'10.00"O
    Torre de 15 mts + Antena Disck Rocket de 34, com Rocket


    Pois bem essas são as coordenadas e gostaria de opinião de vcs bem como os graficos para ver se passar com visada.
    Amigo.. baum com vc.. Seguinte.. muitos aqui talves não conhece bem o PARAZÃO... temos alguns enlaces... nessa região...
    Não esqueca das queimadas e dos Serenos... pois nesse enalces....
    Nesse seu enalce com 13km.. zona de fresnel.. onde é provavelmente o parte mais alta.. deves ficar uns 10 20 de altura do solo.... olhe bem se nessa região.. por algum motivo.. improvavel algum fazendeiro nao tenha pasto ou plantação de eucaliptus que eu duvido muito srsrsrsr

    Fora isso é Rocket 34dbis.. como ja dito por muitos.. assim será mais estavel seu link.. mais voce fechara também com as de 30Dbi numa boa...

    Sucesso

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Citação Postado originalmente por AZLINK Ver Post
    Olá Agnaldos;

    Ai vai minha analise.

    Com dish de 34: Assim fica perfeito seu link

    Distancia do ponto A para o B 34,4Km
    Radio Rocket M5 com potencia de 21 Dbm. (MCS15)
    RX no ponto B vai receber em -56 Dbm
    Com o canal de 30 Mhz com o novo SW 5.5 vai ter aproximadamente 60 Mbits agregado

    Com dish de 30 (não recomendado pois a margem de fade fica no linite você vai ter que rezar para não chover muito ou ter inversão térmica )

    Distancia do ponto A para o B 34,4Km
    Radio Rocket M5 com potencia de 21 Dbm no ponto A. (MCS15)
    RX no ponto B vai receber em -65 Dbm
    Com o canal de 30 Mhz com o novo SW 5.5 vai ter aproximadamente 60 Mbits agregado.

    Luis Henrique
    AzLink

    Bom Dia.

    Frequência de 5.8ghz NÃO sofre interferência na chuva.
    Inversão térmica causa pouco efeito nesta frequência, se bem configurados os rádios e com antenas acima de 34dbi o Link permanece EStável sempre.
    O importante neste enlace é manter a primeira zona de fresnell Liberada, ou seja, tem que ter VIsada Limpa entre as torres.
    Um alinhamento fino é indicado nesse caso. O uso de Radome Shield nas duas antenas é extremamente indicado neste local.

  8. #8

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Bom Dia.

    Frequência de 5.8ghz NÃO sofre interferência na chuva.
    Inversão térmica causa pouco efeito nesta frequência, se bem configurados os rádios e com antenas acima de 34dbi o Link permanece EStável sempre.
    O importante neste enlace é manter a primeira zona de fresnell Liberada, ou seja, tem que ter VIsada Limpa entre as torres.
    Um alinhamento fino é indicado nesse caso. O uso de Radome Shield nas duas antenas é extremamente indicado neste local.
    Olá Leandro;
    Afirmar que o índice pluviométrico da região não deve ser considerado em 5.XGhz e este não deve ser considerado no calculo do link. E ainda que este não prejudica a performance dele, NÃO é uma boa pratica de projeto. Veja o que você falou. "Frequência de 5.8ghz NÃO sofre interferência na chuva"
    Leandro você tem que informar a Ubiquiti e outras marcas que inclui este fator em seus programas de calculo para 5.XGhz, talvez eles não saibam disto e estão errando incluindo este fator.
    Dr. Leandro: Eu demostrei duas formas de fechar o link acima.
    1)Com antena de 34
    2)Com antena de 30
    Em todo projeto de link é considerada uma margem de segurança do sinal (MARGEM DE FADE) um numero magico é considerar um fade de no minimo 10Db no caso de mais de 40Km, ai já esta incluso um monte de perdas, por exemplo a atenuação pela CHUVA embora seja pouca ela existe SIM alem de vários outros fatores.
    Vejamos com antena de 34 e com o radio a 21 de potencia vamos chegar na outra ponta a -56 se incluirmos a margem de FADE de 10 vamos chegar a -66 quando o link sofrer FADE, um bom sinal anida.
    No caso de antena de 30 o sinal vai de -65 para -75 prejudicando a performance do mesmo.
    Agora concordo com você o uso de radome shield é altamente recomendado, eu diria que é quase uma obrigação de colocar o radome shield para melhor performance do link.
    Enfim um link que nasce no papel antes de ir para uma torre raramente tem problemas em sua performance.

    Luis Henrique

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Citação Postado originalmente por AZLINK Ver Post
    Olá Leandro;
    Afirmar que o índice pluviométrico da região não deve ser considerado em 5.XGhz e este não deve ser considerado no calculo do link. E ainda que este não prejudica a performance dele, NÃO é uma boa pratica de projeto. Veja o que você falou. "Frequência de 5.8ghz NÃO sofre interferência na chuva"
    Leandro você tem que informar a Ubiquiti e outras marcas que inclui este fator em seus programas de calculo para 5.XGhz, talvez eles não saibam disto e estão errando incluindo este fator.
    Dr. Leandro: Eu demostrei duas formas de fechar o link acima.
    1)Com antena de 34
    2)Com antena de 30
    Em todo projeto de link é considerada uma margem de segurança do sinal (MARGEM DE FADE) um numero magico é considerar um fade de no minimo 10Db no caso de mais de 40Km, ai já esta incluso um monte de perdas, por exemplo a atenuação pela CHUVA embora seja pouca ela existe SIM alem de vários outros fatores.
    Vejamos com antena de 34 e com o radio a 21 de potencia vamos chegar na outra ponta a -56 se incluirmos a margem de FADE de 10 vamos chegar a -66 quando o link sofrer FADE, um bom sinal anida.
    No caso de antena de 30 o sinal vai de -65 para -75 prejudicando a performance do mesmo.
    Agora concordo com você o uso de radome shield é altamente recomendado, eu diria que é quase uma obrigação de colocar o radome shield para melhor performance do link.
    Enfim um link que nasce no papel antes de ir para uma torre raramente tem problemas em sua performance.

    Luis Henrique
    Boa Tarde Luis,

    Quando comentei sobre a frequencia , nao estava generalizando.
    Não sou Dr. em nada, portanto quando te referires a mim, podes me chamar de Leandro apenas.
    Agora afirmar que um projeto não dá certo em 5.8ghz por causa de chuva é paranóia demais.
    Concordo e sempre indico que em projetos de longo alcance, use-se a maior antena possível. isto claro se for necessário.
    Geralmente o pessoal não quer gastar a mais com a antena correta e depois mete o pau no rádio. Vejo isso diariamente aqui no under.
    Se metade desse pessoal fizesse um projeto contigo ou comigo, não teríamos esse tipo de post.
    Quanto ao indice pluviométrico, deve sim ser considerado, mas não em excesso como acreditei que estava sendo discutido.
    Mas tranquilo, o importante é informarmos da melhor maneira possível que sem PROJETO link nenhum funciona.
    Abraço.

  10. #10

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Olá Leamdro;
    Inicialmente me desculpa se peguei pesado com o comentário, não foi minha intenção, se você acha que devo editar qualquer coisa por favor me escreve por PM ou manda um e-mail.
    Concordo que muitos por ai para economizar montam tudo no limite e depois a culpa é do radio ou de alguma outra coisa, aqui também me deparo com isto.
    Não sabia que você trabalhava com consultoria, gostaria de informar que temos um Radome Shield que esta sendo comercializado por uns dos patrocinadores aqui do Under-Linux que é TEC-WI você pode ver mais detalhes aqui mesmo https://under-linux.org/albums/azlin...e-shield-1197/ ou em http://www.azlink.com.br

    Luis

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Citação Postado originalmente por AZLINK Ver Post
    Olá Leamdro;
    Inicialmente me desculpa se peguei pesado com o comentário, não foi minha intenção, se você acha que devo editar qualquer coisa por favor me escreve por PM ou manda um e-mail.
    Concordo que muitos por ai para economizar montam tudo no limite e depois a culpa é do radio ou de alguma outra coisa, aqui também me deparo com isto.
    Não sabia que você trabalhava com consultoria, gostaria de informar que temos um Radome Shield que esta sendo comercializado por uns dos patrocinadores aqui do Under-Linux que é TEC-WI você pode ver mais detalhes aqui mesmo https://under-linux.org/albums/azlin...e-shield-1197/ ou em http://www.azlink.com.br

    Luis
    Tá tranquilo Luis.
    Inclusivo tenho indicado a tua empresa como solução para muitos clientes.
    Só quem já usou radomeshield em uma Rocket Dish ou outra antena sabe o quanto faz diferença.
    Um cliente meu como exemplo, passou de 20 a 40mb pra 65 a 80mb de trafego real.
    sinal foi de -68 pra -58 a -55.

    Abraço.

  12. #12

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Amigos me ajudem.

    Com essas coordenadas abaixo eu consigo conforme está nas imagens
    Ponto A
    6°45'3.50"S
    51° 4'21.28"O
    Torre de 30 mts Rocekt Disk de 30, com Rocket.

    Ponto B
    6°41'3.20"S
    50°46'10.00"O
    Torre de 15 mts + Antena Disck Rocket de 34, com Rocket

    Eu tenho as seguintes imagensClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Radio 1 Com Antena de 34 BASE 2.jpg
Visualizações:	255
Tamanho: 	70,0 KB
ID:      	37427Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Radio 2 Com Antena de 30 BASE 1.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	37428
    E em testes eu so consigo trafegar 2 megas o que pode ter de errado?
    Fiz uns testes por ultimo e essa é a melhor configuração.
    Vcs falam que está bom, que passa gostaria de um estudo mais minucioso.

    Ja estou pensando em colocar outra torre com as seguintes coordenadas
    6°43'18.16"S
    51° 5'14.74"O
    Em lugar do Ponto A

    Será que fica Melhor?
    Me ajudem, e vcs quiserem me add no msn [email protected].br para conversarmos melhor. Só nesses pontos que to tendo problema nos outros estão ok.

  13. #13

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Amigos me ajudem.

    Com essas coordenadas abaixo eu consigo conforme está nas imagens
    Ponto A
    6°45'3.50"S
    51° 4'21.28"O
    Torre de 30 mts Rocekt Disk de 30, com Rocket.

    Ponto B
    6°41'3.20"S
    50°46'10.00"O
    Torre de 15 mts + Antena Disck Rocket de 34, com Rocket

    Eu tenho as seguintes imagensClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Radio 1 Com Antena de 34 BASE 2.jpg
Visualizações:	255
Tamanho: 	70,0 KB
ID:      	37427Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Radio 2 Com Antena de 30 BASE 1.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	37428
    E em testes eu so consigo trafegar 2 megas o que pode ter de errado?
    Fiz uns testes por ultimo e essa é a melhor configuração.
    Vcs falam que está bom, que passa gostaria de um estudo mais minucioso.

    Ja estou pensando em colocar outra torre com as seguintes coordenadas
    6°43'18.16"S
    51° 5'14.74"O
    Em lugar do Ponto A

    Será que fica Melhor?
    Me ajudem, e vcs quiserem me add no msn [email protected].br para conversarmos melhor. Só nesses pontos que to tendo problema nos outros estão ok.
    Dica..
    1 - Sua banda coloque em 20mhz
    2 - Coloque só controle por mac
    3 - Habilitar Airmax caso nao tenha

    Posta os resultados...

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Me ajudem com essas Coordenadas? Será que passa?

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Amigos me ajudem.

    Com essas coordenadas abaixo eu consigo conforme está nas imagens
    Ponto A
    6°45'3.50"S
    51° 4'21.28"O
    Torre de 30 mts Rocekt Disk de 30, com Rocket.

    Ponto B
    6°41'3.20"S
    50°46'10.00"O
    Torre de 15 mts + Antena Disck Rocket de 34, com Rocket

    Eu tenho as seguintes imagensClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Radio 1 Com Antena de 34 BASE 2.jpg
Visualizações:	255
Tamanho: 	70,0 KB
ID:      	37427Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Radio 2 Com Antena de 30 BASE 1.jpg
Visualizações:	224
Tamanho: 	77,3 KB
ID:      	37428
    E em testes eu so consigo trafegar 2 megas o que pode ter de errado?
    Fiz uns testes por ultimo e essa é a melhor configuração.
    Vcs falam que está bom, que passa gostaria de um estudo mais minucioso.

    Ja estou pensando em colocar outra torre com as seguintes coordenadas
    6°43'18.16"S
    51° 5'14.74"O
    Em lugar do Ponto A

    Será que fica Melhor?
    Me ajudem, e vcs quiserem me add no msn [email protected].br para conversarmos melhor. Só nesses pontos que to tendo problema nos outros estão ok.
    Amigo, se quiser ajuda especializada, entra em contato comigo.Pelo nível de sinal, você tem que trafegar bem mais que apenas 2 megas.

    [email protected]

    Att,
    Leandro.