Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Citação Postado originalmente por edsaboia Ver Post
    para quem quer vender banda nao tem segredo, use rocket com painel da ubiquiti nos pops e airgrid nos clientes, aqui tenho 200 mega de link e vendo banda de até 3 mega, sem problema algum.

    Abraço.
    Com o rocket qual o máximo de clientes simultâneos que você já conseguiu com qualidade?


    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Em clientes é variado. Tem OIW, Krazer, Nano.
    Este ano não compramos mais nenhum que fosse b/g. Só B/G/N. Estamos nos preparando para no futuro ficar tudo N.
    Os Krazer 254G-N estão dando bons resultados.
    E nos POPs, só um por enquanto que é N. Daí vai de cartão R52HN
    Tem algum segredo na configuração desse cartão?


    Pergunta para os dois, pode ser besta mas é duvida: Você trambalham com a base de vocês em B/G/N, é isso???

  2. #22

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Eu tenho como B/G/N porque tenho a maioria dos clientes ainda em b/g.
    Mas se monitorar no registration das RBs vejo que estão modulando em g.

    A config do cartão é a normal de sempre.

    Ao usar rocket no pop e airgrid no cliente, sem o airmax ativado, está usando uma rede em N normalmente.
    Só que tem um probleminha que encontrei. RocketM2 não é totalmente compatível com instalações onde já tem clientes b/g. Funciona mas fica muito instável.
    O Rocket não tem como desativar o N, por ex. coisa que um cartão permite.
    No cartão N só não dá para usar o data rates como "configured", se tiver clientes b/g. Tem que deixar em default ou então desativar o N.
    Na RB , depois que tiver todos os usuários do setor com N, daí é só ativar o N puro.

    Estou gostando mais da RB mikrotik porque tem mais recurso de monitoramento também.

    Mas em resumo a sua pergunta inicial, 2.4 dá sim para usar um plano de maior banda. Só vai ter que monitorar para ver o momento em que começa a criar gargalo no cartão. Se for N, o gargalo será o mesmo que num rádio A/N.

    modo B coloca n clientes
    modo G coloca 3n clientes ( se não for mais)
    modo N coloca 10n clientes . E é aqui que digo que não faz diferença se é 2.4 ou 5.8. O tráfego que o cartão N vai permitir passar é o mesmo, seja em 2.4 ou 5.8

    Mas para que isso funcione, esqueça de clientes longe. Precisa todo mundo ficar perto da torre. Tem a perda própria na transmissão aérea que poderá não permitir alcançar um data rates maior. Se ficar modulando em data rates baixo, não tem milagre que resolva.

  3. #23

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Amigos desde já agradecendo a colaboração de todos, em 2,4 G e N quais os fatores positivos e negativos de cada um? N aplicado em provedor com cartão R52HN vai ter possibilidade de quantos clientes simultâneos no cartão? outra coisa quando ao CCQ em 2,4 o ideal é 100% mas ta difícil aqui estamos com 70% acima

  4. #24

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    1929, quando tu fala "esquece clientes longe" qual seria essa distancia máxima permitida?

    Mais uma perguntinha das bestas: Até quando os APzinhos dos clientes interfere em nossas POP's?

    Vou de RB 411Ah + R52HN.... Obrigado a todos que colaboraram, estava com umas ideias aqui que acredito que não seria muito bem executadas, mas esse post aqui me ajudo muito... mais uma vez muito obrigado.

  5. #25

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Muito bom esse topico andei aconpanhando desde o inicio, mais venho aqui para tirar tbm uma duvida com os amigos. Hoje tenho em minha rede para distribuição de sinal 3 painel setorial de 20 dbi 120° com bullet2 da ubnt, meu servidor é dhcp em uma rb 600A, ofereço planos hoje de 400k para meus clientes, estava pensando em almentar a velocidade deles para 1 mega, tenho em torno 110 clientes e 4 pop em menos de 10 km quadrado, o que os amigos me dizem será q minha rede do jeito q esta hoje suporta esse trafego? qnts cliente vo poder atender simuntaneamente com essa velocidade? preciso mudar minha rede para colocar essa velocidade para os meus clientes?

    abraço!

  6. #26

    Padrão Re: Velocidade Maxima Provedor Wireless 2,4 Ghz

    Citação Postado originalmente por ALLISSON Ver Post
    Muito bom esse topico andei aconpanhando desde o inicio, mais venho aqui para tirar tbm uma duvida com os amigos. Hoje tenho em minha rede para distribuição de sinal 3 painel setorial de 20 dbi 120° com bullet2 da ubnt, meu servidor é dhcp em uma rb 600A, ofereço planos hoje de 400k para meus clientes, estava pensando em almentar a velocidade deles para 1 mega, tenho em torno 110 clientes e 4 pop em menos de 10 km quadrado, o que os amigos me dizem será q minha rede do jeito q esta hoje suporta esse trafego? qnts cliente vo poder atender simuntaneamente com essa velocidade? preciso mudar minha rede para colocar essa velocidade para os meus clientes?

    4 POPs com 110 clientes, dá uma média de 27 clientes por pop. Se cada um deles tem 3 paineis de 120, você tem uma média de 9 clientes por painel. Isso em média.
    Daí que se os clientes estiverem modulando em G, você pode aumentaar o plano que os Bullet aguentam. Mas se estiverem em B, você está chegando no gargalo se a maioria resolver ficar online juntos.

    abraço!
    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    1929, quando tu fala "esquece clientes longe" qual seria essa distancia máxima permitida?

    Mais uma perguntinha das bestas: Até quando os APzinhos dos clientes interfere em nossas POP's?

    Vou de RB 411Ah + R52HN.... Obrigado a todos que colaboraram, estava com umas ideias aqui que acredito que não seria muito bem executadas, mas esse post aqui me ajudo muito... mais uma vez muito obrigado.
    Estamos planejando 1km ou pouco mais entre os POPs. Assim daria em média de 500 a 600m de um pop. Acreditamos que assim todos deverão atingir um bom nível de sinal.
    Apezinhos espalhados pelo setor poderão interferir se o sinal que o rádio cliente recebe da torre for menor ou próximo do sinal do apezinho. É o que falei sobre SNR.
    Se o apezinho for instalado na casa do seu cliente, o melhor que tem a fazer é baixar a potencia dele. Não precisa de muita potencia.
    Estas lojinhas de informática que vendem roteadores wireless é que gostam de colocar um roteador com potencia máxima. Creio eu que este é um dos poucos casos em que uma interferencia externa possa realmente atrapalhar.
    Um rádio cliente que tem um recurso que funciona (em outras marcas nunca vi funcionar direito) é o SmartLan b/g/n. É muito fácil de configurar um repetidor nele e que funciona. Assim, o cliente não precisa de um roteador extra.