+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Motor d indução como gerador.

    Alguém sabe se existem motores d indução como geradores d BT e baixa potência d eixo vertical?

  2. #2

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Amigo me desculpe a pergunta, mas p/ que vc quer isso?
    Descreva qual a aplicação que pode receber uma proposta diferente de equipamento similar.

  3. #3

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Valeu pela resp Edgar,
    Preciso alimentar um sistema híbrido d geração, 3 fontes, (dínamo/gerad, FV e rede concess local.

  4. #4

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Podes dar detalhes mais completos do que queres fazer; não tem como ajudar na base da adivinhação.

    Tenta descrever sem muitas abreviações.

  5. #5

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Olá. Realmente preciso comprar uma bola de cristal para adivinhar e decifrar as letras, foi mal cara. Projetei motor elétrico gerador e estes teus termos nossa quem é que entende isto, tem que ser "ete", pode explicar melhor e não usar de siglas, de letras, cara escreve normal ai, a gente entende.

  6. #6
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Amigo esse tipo de motor existe sim, mas depende da aplicação que você quer, "BT" quer dizer baixa tensão? Já fiz experimentos em feiras de ciênicas com meus alunos utilizando até motorzinhos de "toca fitas", o próprio dínamo de bicicletas pode ficar na vertical, pois utiliza buchas de bronze. Mas pra ficar melhor, posta novamente sua dúvida com mais detalhes, quem sabe possamos te ajudar, tem até um engenheiro acompanhando seu tópico.
    Se te ajudei clica na estrelinha, blz.

  7. #7

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Vamos lá, só que sem nenhuma abreviação.
    Que tal elaborar um projeto desde o estudo preliminar até o detalhamento e especificação, de um sistema híbrido de baixa tensão e baixa potência para os geradores ( até uns 150 wh ), composto de 3 fontes:

    1 - Geradores de indução d eixo vertical, se eles existirem. (tenho a fonte mec p fazer o dínamo "rodar")
    2 - Placas FV.
    3 - Banco d baterias.
    4 - Rede da concess local.
    5 - Controladores d carga, protetores, inversores e quadros da interface entre as fontes d prod e d consumo.

    Usando o exemplo do site da Philips, vi que serão necessárias 12x2 (40W fluorescente) para iluminar 100 m2 de área com as características do exemplo usado.
    Imagine um galpão de 100 m2 de uma fáb qualquer, com 4 geradores de indução (depois falamos sobre como cheguei a esse numero), + - 40% da área d telhado disponível para placas Foto Voltáicas e a rede da concessionária local.

    Minha expectativa no primeiro momento seria só iluminar o galpão, mas numa "segunda pensada" já que dispomos do gerador, das placas e do banco de baterias, dependendo da oferta, porque nåo alimentar tudo o q fosse possível na fábrica?
    E já que estamos na fase de sonhar, porque nåo colocar na rede o que eu produzir e nåo usar? Sei que temos um protocolo de intenção de créditos para micro geração que é embrionário e fraquinho, mas já é um começo.
    http://energiarenovavel.org/index.ph...712&Itemid=310

    Na UE e nos US já existe legislação e regras específicas muito favoráveis a essa atitude, nós, tsc tsc.

    Q tal o desafio?

    Grato e no seu aguardo
    JB
    ps, foi requerida a patente da fonte mecânica e por uma questão de confidencialidade, nos falamos depois com os verdadeiros interessados.
    ps2, só para informação, num futuro bem próximo o banco de baterias poluente e pouco simpático para o momento verde, vai poder ser substituído p uma tinta, isso mesmo, uma tinta "carregável". Dois estudantes nos US já a tem como realidade. Ainda estão no laboratório, mas é questão de tempo para comprarmos na lojinha da esquina.

  8. #8

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Nossa, muito lega, gostei. Só uma informação sou projetista mecânico com experiências em projetar mecanismos para mecanização e automação, de elétrica e eletrônica entendo muito pouco, apenas a parte de sensores analógicos digitais e alguns conceitos básicos de placas eletrônicas, mas, não sou projetista elétrico e nem tão pouco eletrônico, assim eu sempre trabalhei com tecnicos e engenheiros elétricos e eletrônicos, assim eu seria a interface entre digital e analógico, se alguém quizer projetar um sistema de movimentação manual, ou semi-automático, ou de automatização estou à disposição.

  9. #9

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    CÉUS ! Descobriram o Moto-Contínuo !

    Um moto-contínuo, ou máquina de movimento perpétuo (o termo em latim perpetuum mobile não é incomum) são classes de máquinas hipotéticas as quais reutilizariam indefinidamente a energia gerada por seu próprio movimento. A existência de um dispositivo moto-contínuo é geralmente aceita como sendo impossível, de acordo com o nosso atual conhecimento das leis da física.
    Em particular, um moto-contínuo para existir deve violar ou a primeira ou a segunda lei datermodinâmica. A comunidade científica não exclui a possibilidade de o atual conhecimento das leis da física estar incompleto ou incorretos; um dispositivo de moto-contínuo pode não ser impossível, porém a demonstração de tal dispositivo exigiria a reavaliação de várias leis da física.
    Um moto-contínuo (mecânico) além de violar as lei da termodinâmica violaria também a chamada Lei Áurea da Mecânica, onde o trabalho aplicado é igual ou maior que o trabalho realizado.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Moto_contínuo

  10. #10
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Amigo vc já deu a resposta pra sua dúvida, circuíto híbrido de baixa tensão e baixa potência, com essas três fontes de energia que citou, quanto à posição do eixo do dínamo, tanto faz, o importante é o eixo girar na velocidade necessária pra gerar corrente elétrica, depois pra interligar o gerador, as placas fotovoltaicas e o banco de baterias, vc usa um inversor "grid tie", procura no Mercado Livre, símples assim, terá seu circuito híbrido, se sobrar energia do seu consumo, ela será injetada na rede e sua conta terá saldo positivo, ao invés de pagar energia a concessionária pagará a vc o equivalente à energia excedente gerada, lógico tipo a metade, pois eles alegarão que tem que descontar o imposto, a transmissão, encargos, etc, etc. Quem sabe vc pode até ganhar uma grana com "Crédito de Carbono", parabéns pela iniciativa ecologicamente correta. Só um detalhe: pra ficar tudo 100% energia limpa, com o inversor grid tie pode eliminar o banco de baterias. Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Este tópico é interessante compartilhar com quem entende bem de motores elétricos, eu sou um projetista e fiz um projeto no INPE de 2009 a 2010 sobre um motor sem escovas, que utiliza imãs de samarium cobalto, importei alguns para fazer um protótipo, porém como lá estava com auxilio à lista, sai e fui trabalhar em usinas hidrelétricas, aonde a agua faz girar um super dinâmo. O que aprendi foi que ao tu criar um sincronismo entre imãs este conjungado tem campo magnético e bem calculado, nisto eu tenho feito em 12 meses até traduzi um livro de um americano que ensina como construir estes tipos de motores porem outside e o meu era inside, isto vai do tipo de torque se tu quer alto torque ou rotação baixa, a construção de um motor deste pode ser considerado "moto continuo" pelo fato que ele independe de fonte de energia externa, uma vez dado impulso inicial ele vai rodar sem parar, ou seja, ao voce tirar uma trava que o prende sem girar a própria inércia rotaciaonal magnética que o campo magnético gerou, este campo está gerado, e a trava prende ele, se tu solta ele vai aumentar a rotação até estabilizar e não vai mais parar, a não ser que tu usou uma construção mal dimensionada, e com o tempo com a fadiga dos materiais, e perdas próprias do campo magnético vai diminuindo a rotação até parar por digamos falta de manutenção, isto não será eterno sem ter manutenção, agora eu tenho um mancal reciclável, aonde o mancal tem vida util infinita, mas, ninguém acredita, teria que fazer um protótipo e até vender a idéia, mas, eu não tive tempo de prosseguir no projeto, tenho que cuidar dos meus trabalhos, dentre eles fazer memória de cálculo para torres, se alguém quize comprar minha idéia, fazemos um protótipo e vamos ver que o moto continuo existe, o que não existe é casa cálculos teóricos feito por humanos, que não conseguem igualar o cálculo teórico com o real (na prática) é diferente, se o cálculo teórico fosse perfeito não existiria sociedade e sim paraiso aonde todos não iriam trabalhar e viver de sonhos. kkkk

  12. #12

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    http://15anosfuncionandomovimientope...ogspot.com.br/

    http://www.youtube.com/watch?feature...&v=ugGIL-KL5rc

    Só vai depender de torque. Qual o ponto de equilíbrio da geringonça, onde ele começa a vencer atritos próprios e do gerador para daí então começar a produzir energia?

    O Brasil é rico em terras raras, usadas para fabricar o imã de neodímio.

  13. #13

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Obrigado pela resposta Torres,
    Pensei também num mostrador, (analógico ou digital) que indicasse quanta corrente o indutor estaria fornecendo para o sistema.

    De qualquer forma, obrigado novamente
    JB


    Gostaria d saber do seu interesse em elaborar um projeto desde o estudo preliminar até o detalhamento e especificação, d um sistema híbrido d BT e baixa potência, composto de:

    1 - Geradores de indução d eixo vertical, se eles existirem. (tenho a fonte mec p fazer o dínamo "rodar")
    2 - Placas FV.
    3 - Banco d baterias.
    4 - Rede da concess local.
    5 - Controladores d carga, protetores, inversores e quadros da interface entre as fontes d prod e d consumo.

    Lembrando dos tempos d Univ e usando o exemplo do site da Philips, vi q serão nec 12x2 40W fluoresc p iluminar 100 m2 d área c as caract do exemplo usado,
    Imagine um galpão d 100 m2 d uma fáb qq, c 4 gerad d ind (depois falamos s como cheguei a esse numero), + - 40% da área d telhado disp p placas FV e a rede da concess local.

    Minha expectativa no prim momento seria só iluminar o galpão, mas numa "segunda pensada", já q dispomos do gerador, das placas e das bat, dependendo da oferta pq ñ alimentar tudo o q fosse possível na fábrica?
    E já q estamos na fase d sonhar, pq ñ colocar na rede o q eu produzir e ñ usar? Sei q temos um protocolo d intenção d créditos p micro geração q é embrionário e fraquinho, mas é um começo.
    http://energiarenovavel.org/index.ph...712&Itemid=310

    Na UE e nos US já existe legislação e regras específicas muito favoráveis a essa atitude, nós, tsc tsc.

    Q tal o desafio?

    Grato e no seu aguardo
    JB
    ps, foi requerida a patente da fonte mec e p uma questão d confidencialidade, se vc se interessar mesmo, nos falamos.
    ps2, num fut bem próx o bco d bat, poluente e pouco simpático p o momento verde, vai poder ser substituído p uma tinta, isso mesmo, uma tinta "carregável". Dois estudantes nos US já a tem como realidade. Ainda estão no laboratório, mas é questão d tempo p comprarmos na lojinha da esquina.

  14. #14

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Manda um e-mail p [email protected] para podermos adiantar a conversa.

  15. #15

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Minha fonte tem torque baixo e baixa e media rotações, mas não isso depende do diâmetro do eixo?

  16. #16

    Padrão Re: Motor d indução como gerador.

    Obrigado novamente