Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Já li diversas posts aqui no fórum sobre sinal muito forte poderia saturar, e todos dizem que seria interessando verificar ah que nível de sinal um certo equipamento consegue captar sem saturar.
    Ai é que esta o X da questão, onde eu vejo isso? Tenho diferentes equipamentos e neles só mostram os nível mínimos que os sinais são compreendidos!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    leia sempre o manual do fabricante la tem a indicação certa para cada equipamento ,afinal cada fabricante trabalha de um jeito.

  3. #3

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Ideal é que você não aumente a potência para evitar interferências ese baseia sempre em um sinal de -77 a -40 (difícil conseguir acima de -55 mais é possível, quanto maior melhor, ignorando o sinal negativo quanto menor melhor) abaixo de -77 procure uma antena com mais db (não esqueça de sempre verificar a visada, e também se não tem nada obstruindo a zona de fresnel da antena)

  4. #4

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Ué...O parâmetro aqui é -65, procuramos nunca deixar mais que isso (diga-se menos), até por que aqui é tudo micro setorização, não existindo no caso antenas distante dos clientes, e dessa forma dá para trabalhar com esse ''nível mínimo de sinal''.

  5. #5

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    É que aqui tenho cliente a -27 -30 -45
    Forte pra caramba!

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    afffff -27 kkkkk so se for a 1 metro de distancia

  7. #7

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Nem é... é a uns 50 grade 25dbi me ensinaram assim, não faz muito tempo que entrei aqui no forum e to arrumando minha rede agora de pouco em pouco.

  8. #8

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Eu encontrei essas calculadoras muito boas. Talvez possa te ajudar.

    http://www.novanetwork.com.br/suporte/calculos/som.php
    http://www.mikrotik.com/test_link.php

    No seu caso só diminuir a potência do radio do cliente. ok

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    se for usb dependendo tem como manipular a potencia da antena do cliente mas se o cliente mexer lasco tudo ,25 dbi e para 5 km em diante.

  10. #10

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Então, procurei de tudo nesses softwares desses adaptadores USB e não encontrei anda, vou trocar por cpe mais fraca e trocar a ponteira que tem cabo de 10 metro por de 60cm a 1m e colocar AP para futuros clientes, e como disse já irei trocar por CPE que da menos problemas!

  11. #11

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Grade de 25dbi para 50 / 100 metros é muita coisa.
    Precisa de antena de menor ganho.

    Dá uma olhada: http://www.zytrax.com/tech/wireless/calc.htm

  12. #12

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    É então, vou trocar por CPE TP-Link de 12dbi setado na menor potência, porque se colocar apenas uma plaquinha PCI nem pega, já deu trabalho pra sair da área de sombra da omni com essa grade, agora já esta no jeito, só trocar e já era, só queria saber mesmo a partir de que sinal que pode começar a saturar, pois a -27 vejo trafego dele normalmente, mas por precaução já vou trocar.

  13. #13

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Citação Postado originalmente por leonardocoldibelli Ver Post
    É então, vou trocar por CPE TP-Link de 12dbi setado na menor potência, porque se colocar apenas uma plaquinha PCI nem pega, já deu trabalho pra sair da área de sombra da omni com essa grade, agora já esta no jeito, só trocar e já era, só queria saber mesmo a partir de que sinal que pode começar a saturar, pois a -27 vejo trafego dele normalmente, mas por precaução já vou trocar.
    Experiência, se puder, gaste em um Nanostation. Os CPES 5210G da Tp-Link sao bons, robustos, com bom hardware, antena de bom ganho, tem potência e um montao de etcs em cima do Nanostation, sem contar preco mais baixo, mas a configuracao é uma mala sem alca. Cada configuracao confirmada, alguns minutos perdidos até o rádio se achar. Para fazer a primeira conexao PPPoE é um parto. Passei quase 2 horas passando vergonha no cliente tentando configurar o bicho (parte do tempo foi achando o sinal, já que o lugar onde instalei nao tinha nada de visada, embora perto da base, várias construcoes no meio).

    Para nao dizer que foi burrice ou noobice minha, o rádio já saiu configurado e testado do escritório, e foi ai que vi que ele era "ruim de configuracao". Com o Nano, nas mesmas condicoes, o rádio ficou no jeito em poucos minutos.

    Se nao quiser optar pelo Nano, o Tp-Link te atende bem, só se atente a deixar o rádio bem configurado antes de sair

  14. #14

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Então apanhei aqui também na primeira vez, mas depois da primeira surra a gente nunca mais esquece.

  15. #15

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Citação Postado originalmente por leonardocoldibelli Ver Post
    Então apanhei aqui também na primeira vez, mas depois da primeira surra a gente nunca mais esquece.
    Nem fale. Gostei do CPE, mas prefiro nanostation rss.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    não tem nada demais em -27 db

    Entre -22 e -25 é o dobro de potencia, e entre -22 e 27 é quase o quadruplo...

    Ou seja, vc vê -27db por que esta numa escala logaritmica. Se isso for db de milliwatt (na escala onde 0db = 1mw) então você esta recebendo aproximadamente 0.002 milliwatts ou 0.000002 watts.

    1w = 1 volt numa carga de 1 ohm, onde corre 1 amper

    Se a carga fosse de 1 ohm, a corrente desenvolvida seria de 0.000002 amper, ou 2 uA.

    Se voce esfregar uma mão na outra, provável que gere mais corrente que isso...
    Jorge, entendi tua explicacao, mas agora veio a dúvida de um outro tópico: é bobeira isso de deixar o sinal em -65 ou é valido?
    Pelo que entendi, quanto mais próximo a 0 mais forte o sinal, quanto mais longe mais fraco e pior.

    Alguns equipamentos como o Rocket M2 tem sensibilidade -96, o que quer dizer que com um sinal assim ele apenas "identifica" que existe "vida" em outro ap, mas o umbral para cair a conexao seria algo entre -80, logo conexoes com sinal -80 devem ser arrumadas. Sinal entre -70 acende o alerta como o mínimo que se deve aceitar para evitar quedas nessa conexao e lentidao na rede, já que um AP mal configurado pode gerar um ack timeout ruim para toda a rede.

    Acompanhei o raciocínio ou falei alguma bobagem? Rsss.

    Abracos a todos,

    Eriberto

  16. #16

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Cara eu me preocuparia mais com clientes com sinal abaixo de -65dBm

    Não me preocuparia com clientes com sinal acima de -30dBm
    Entao fechou o entendimento -65 é o limite para deixar o cliente instalado hehe.

    Valeu Jorge.

  17. #17

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Entendo, mas mesmo assim irei trocar nesse cliente para ter um aproveitamento melhor do equipamento, colocando a grade em um cliente mais distante, pois se colocasse a CPE não iria ficar bom!

  18. #18

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Citação Postado originalmente por leonardocoldibelli Ver Post
    Entendo, mas mesmo assim irei trocar nesse cliente para ter um aproveitamento melhor do equipamento, colocando a grade em um cliente mais distante, pois se colocasse a CPE não iria ficar bom!
    Coloca um CPE e baixa a potência uai rss.

  19. #19

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    O que vocês não entendem é que não existe isso de varrer sujeira pra debaixo do tapete.

    Se uma antena de 25dBi ta gerando saturação, trocar por uma de 16dBi vai diminuir a potencia recebida mas vai aumentar a sujeira no espectro (Vai pegar mais ruido etc).

    SE esta ocorrendo realmente saturação, coloque um atenuador e mantenha a antena de 25dBi.

    Na verdade era pra provedor trabalhar com antena de 43dBi e potencia de 0dBm...

    O que acontece é que justamente TODO mundo tem a ideia de aumentar a potência pra "melhorar o sinal" e acabam sujando o espectro com isso.

    É um circulo vicioso provocado pela ignorância.

    Melhor "queimar" potencia num atenuador do que abrir a diretividade da antena e passar a gerar e captar todo tipo de ruído...

    Problema é que essa minha filosofia só funciona se todo mundo for educado. No Brasil é difícil.

    O Atenuador pode ser feito com o proprio cabo coaxial :

    Vamos supor que o cabo tenha 1db de perda por metro,

    E o sinal ta chegando com 0dBm e tá muito forte.

    Você coloca 22 metros de cabo enrolados que produzirá uma perda de 22dB suficientes pra derrubar o sinal para -22dBm e tirar a saturação.
    Isso eu entendi, li a explicacao do outro tópico (um colega foi orientado a virar a antena para "perder" potencia).

    Lendo aqui no Under aprendi que trabalhamos com máximo de ganho de antena e mínimo de potencia de rádio. Se tenho uma antena de 25 dBi tenho que deixar o meu rádio no mínimo e se for necessário, um atenuador. A ideia é deixar o sinal em um nível "baixo" o suficiente para nao saturar a rede e nem gerar interferencia no espectro.

    Eu acho que se o cliente está bem próximo, posso colocar uma antena de menor ganho e ainda assim deixar o rádio no mínimo, já que uma antena de menor ganho é um pouco mais barata que uma de maior ganho.

    Pela lógica, uma antena de 25 dBi tem o dobro de ganho que uma de 22 dBi, correto?

  20. #20

    Padrão Re: Saturação do sinal! Como saber o nível máximo do sinal que posso estabelecer?

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Sim, entre 25dBi e 22dBi há num ponto dentro da diretivididade da antena, o dobro da potencia.
    Exato, porque nessa escala logarítmica 3 dBi representam o dobro (sou um excelente papagaio, repito tudo o que leio rss).

    Como tenho esse dobro de ganho, tenho que diminuir a metade a potencia do meu rádio para ficar dentro dos 36 dBm ou 4 W de EIRP (aqui no Peru a limitacao é a mesma). Como tenho alguns neurônios, sei que 4 W para um enlace perto da base é muito, entao baixo o meu rádio de 11 dBm para 8 dBm e fica com 2 W EIRP, mas ainda é muito, posso baixar o rádio para 5 dBm ou mesmo 2 dBm e teria potência suficiente, correto?