+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida Enlace ponto a ponto

    Bom dia galera, seguinte sou meio novo em redes wireless, e estou querendo passar ADSL de uma casa para outra com velocidade de 15 mbps, para uso pessoal mesmo. Gostaria de saber qual melhor custo beneficio de equipamentos? Estava querendo usar NanoStation m2 ou m5, sera que é uma boa?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	93,1 KB
ID:      	37431
    ta ai o esquema no google earth, o sinal sai desse ponto ai ...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03.jpg
Visualizações:	176
Tamanho: 	93,0 KB
ID:      	37432
    e chega aq, so que o problema esta ...
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	93,3 KB
ID:      	37433aq, sera que vai interferir no sinal.
    Existe algum equipamento com melhor custo beneficio?
    desde ja agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Amigo ... pelo relevo acredito que não terá problema, pois provavelmente suas antenas não ficarão no nível do solo, mas sim sobre algum telhado ou algo assim.

    Questão de equipamento:

    A solução 2.4Ghz não te atenderá 100% pois certamente não alcançará este Troughput além de muita interferencia.

    A solução 5.8Ghz é a mais indicada. Pela disttância o NanoStation M5 será suficiente, só que eu particularmente prefiro utilizar AirGride M5 para enlace PTP, pois o Nano possui uma abertura de 60° já a AirGrid possui uma abertura muito menor (aprox. 16°), não sei este valor com exatidão se alguém suber pode contribuir, o que consequentemente te dá um sinal mais alto (o que você pode reduzir para evitar interferências pois potência não quer dizer qualidade) e focado.

    Saudações.

  3. #3

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Só para complementar .... a AirGride M5 tem o custo menor do que o NanoStation M5.

    O importante é só saber dimensionar a necessidade.

    Saudações

  4. #4

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Opa amigo,
    Passa as coordenadas de ambos os pontos...
    Grato...

  5. #5

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Amigo ... pelo relevo acredito que não terá problema, pois provavelmente suas antenas não ficarão no nível do solo, mas sim sobre algum telhado ou algo assim.

    Questão de equipamento:

    A solução 2.4Ghz não te atenderá 100% pois certamente não alcançará este Troughput além de muita interferencia.

    A solução 5.8Ghz é a mais indicada. Pela disttância o NanoStation M5 será suficiente, só que eu particularmente prefiro utilizar AirGride M5 para enlace PTP, pois o Nano possui uma abertura de 60° já a AirGrid possui uma abertura muito menor (aprox. 16°), não sei este valor com exatidão se alguém suber pode contribuir, o que consequentemente te dá um sinal mais alto (o que você pode reduzir para evitar interferências pois potência não quer dizer qualidade) e focado.

    Saudações.

    Opa amigo! De fato a Nanostation possui uma aberta de 60º graus, se a sua ideia fosse fazer um PMP ponto multi ponto para poucos clientes ela é muito boa e cobre esta area tranquilamente, pode sim ser usada para criar um PTP, e atender esta distancia, mas como foi dito o o seu uso não é o recomendado para este tipo de aplicação, o correto é a utilização de equipamentos que possuam uma angulação menor, mais fechada, mais concentrada, é o caso das AirGrid como foi dito, é um equipamento muito bom, mas eu recomedaria a utilização das NanoBridge M5 de 22dbi ou as 25dbi. Caso já tenha comprado as Nanostation pode usar tranquilo, caso contrario compre Airgrid ou NanoBridge, esta ultima é MIMO 2x2 o que permiti até 150 MB. Outro detalhe ao receber o seu equipamento certifique qual é versão do AirOS, a versão atual é a 5.5. E quando for configurar pode postar suas duvidas aqui, que te ajudo.

    Você recebrá um monte de soluções todas fornecidas por pessoas que tem um vasto, medio, ou minimo necessario para montar a infra que vc precisa, vai caber a você escolher o que quer usar.

  6. #6

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    ... caso contrario compre Airgrid ou NanoBridge, esta ultima é MIMO 2x2 ... .
    É notavel que minha perspectiva é igual a do nosso amigo biohazzard ... só para completar ... particularmente também prefiro o uso da NanoBridge M5 pelo fato de ser fechada (diminuino ruídos de relação frente costa) e ter modulação 2X2 (disponibilizando maior troughput e qualidade), mas para nosso amigo recomendei AirGride M5 pelo custo benefício.

    Em Resumo ... Concordo plenamente com biohazzard ... se tiver pouca coisa (R$) a mais para investir compensa ... mas do contrário se for optar por mais enconta prefira a AirGride M5.

    Saudações.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    É notavel que minha perspectiva é igual a do nosso amigo biohazzard ... só para completar ... particularmente também prefiro o uso da NanoBridge M5 pelo fato de ser fechada (diminuino ruídos de relação frente costa) e ter modulação 2X2 (disponibilizando maior troughput e qualidade), mas para nosso amigo recomendei AirGride M5 pelo custo benefício.

    Em Resumo ... Concordo plenamente com biohazzard ... se tiver pouca coisa (R$) a mais para investir compensa ... mas do contrário se for optar por mais enconta prefira a AirGride M5.

    Saudações.

    A Airgride perde muito sinal em relação a NanoBrigde?

  8. #8

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por leovcmendes Ver Post
    A Airgride perde muito sinal em relação a NanoBrigde?
    Você quer saber se há alguma tipo de diferença entre o desempenho de ambas?
    Se positivo, certamente terá uma perda de desempenho da AirGrideM5 que trabalha em 1x1 em quanto a NanoBridgeM5 trabalha 2x2, mas no meu ponto de vista esta perda de desempenho só será perceptível ou relevante acima de um trafego mais considerável, algo em torno de 50Mb/s reais constante.

  9. #9

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    O único problemma que vejo nesses casos é que cada vez mais enlaces para fins particulares consomem frequencias de 5.8 que poderiam ser utilizadas pelos provedores de acesso. Se 2.4 está poluído, é questão de tempo para 5.8 ficar também (em alguns centros já é impossível usar). Então, por que não dimensionar equipamentos para fazer um uso melhor de 2.4? Tinha um enlace de 26km usando 2.4 para atender um cliente, passando incríveis 3Mb, e o cliente estava feliz da vida. É possível sim, usar grandes bandas mesmo usando 2.4 para distâncias pequenas.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  10. #10

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    O único problemma que vejo nesses casos é que cada vez mais enlaces para fins particulares consomem frequencias de 5.8 que poderiam ser utilizadas pelos provedores de acesso. Se 2.4 está poluído, é questão de tempo para 5.8 ficar também (em alguns centros já é impossível usar). Então, por que não dimensionar equipamentos para fazer um uso melhor de 2.4? Tinha um enlace de 26km usando 2.4 para atender um cliente, passando incríveis 3Mb, e o cliente estava feliz da vida. É possível sim, usar grandes bandas mesmo usando 2.4 para distâncias pequenas.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!
    Sim, isto é um problema futuro, mas cada vez mais empresas estão criando dispositivos na frequencia 5.8Ghz, alguns colegas meus aqui, tem notebook's que já vem de fabrica com placas receptoras 5.8Ghz, alguns tablet's alguns smartphones também estão prometendor vir com5.8Ghz, pois a frequencia é infinitamente maior que a frequencia 2.4Ghz, a quantidade de canais mais as faixas é algo surpreendente. É sempre bom observar que não é por que há um numero elevado de redes em uma proximidade que o sinal de fato esta degradado, redes wireless é uma bem interessante.
    Ex. você cria um link de 5Km, hoje, esta super estavel e misteriosamente depois de alguns meses começa a ter percar significativa, começa a dizer que é poluição, mas neste meio tempo alguem construio um galpão com telhado de zinco, outro construio um predio com fachada de vidro, outro colocou uma grade de ferro na fachada, sem contar outros vetores que implição na estabilidade. Portando quem poder usar 2.4Ghz para pequenos links continui, mas a tendencia é bem clara, ninguem quer ter uma net em casa de somente 1Mb, os clientes querem internet de 2Mb, 4Mb, 5Mb, 10Mb, 20Mb, o desejo do usuario cresce em uma escala logaritimo, enquanto que a tecnologia em uma escala exponencial, ou seja o desejo do cliente inicial sempre é maior que crescimento da tecnologia, mas a tecnologia sempre continua a evoluir até chegar -+ proximo do infinito, enquanto que o desejo do usuario cai quando ele ve os valores a ser pago. Nada de ciêntifico este meu dado. KKK. Em resumo use 2.4Ghz até observar que já não atende a demanda do usuario, e esta istoria de link ficar caindo é por causa de outros motivos e não por causa de frequencia.

  11. #11

    Padrão Re: Duvida Enlace ponto a ponto

    Muito sensata a sua colocação, colega biohazzard. Muitas pessoas não conseguem entender e ter esse ponto de vista. Muito boa colocação.