+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP distribuindo ips finas

    Boa tarde, configurei o dhcp server aqui no mikrotik q estou estudando e funciona perfetamente porém queria saber como faço para que ele distribua os ips em ordem crescente, pois ele esta me dando sempre os ultimos ips da range. ex: 192.168.1.2-192.168.1.200, pego sempre 192.168.1.19x se alguem souber deve ser alguma coisa simples de se fazer mais nao estou achando. Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: DHCP distribuindo ips finas

    Funciona dessa forma amigo, não tem como mudar isso não!!

  3. #3

    Padrão Re: DHCP distribuindo ips finas

    Citação Postado originalmente por mrsagaz Ver Post
    Boa tarde, configurei o dhcp server aqui no mikrotik q estou estudando e funciona perfetamente porém queria saber como faço para que ele distribua os ips em ordem crescente, pois ele esta me dando sempre os ultimos ips da range. ex: 192.168.1.2-192.168.1.200, pego sempre 192.168.1.19x se alguem souber deve ser alguma coisa simples de se fazer mais nao estou achando. Obrigado!
    Nao sei explicar, mas ele tem uma ordem de preferencia para dar os ips. Minha nanobridge comeca dando alguns ips altos, já vi MK PC dando ips "baixos".

    Tenho um caso na minha rede: dois computadores da minha rede de casa tinham os seguintes ips:
    192.168.1.34 (meu cunhado)
    192.168.1.37 (minha prima), quando a gente usava Speedy em casa. Levei a rede do provedor para casa e voilá, o MK deu os mesmos ips a esses computadores.

    Há uma forma de forcar o ip manualmente. Entre em IP, DHCP Server, Leases, escolha o ip que quer mudar (exemplo: 192.168.1.254 > quero passá-lo para 192.168.1.10), dá dois cliques nele e mude o IP. Depois clique em Make Static e voilá: esse computador sempre se conectará a esse IP