+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar iBGP

    Olá a todos,
    Hoje utilizo OSPF e MPLS na minha rede, ja ouvi algumas vezes pessoas dizerem que após levantar OSPF levantar BGP na rede.
    A pergunta é BGP externo é no caso de eu ser um AS e publicar meus IP´S com a operadora entre outros.
    Agora qual seria a vantagem de levantar BGP dentro da rede?
    Obrigado pela oportunidade, e pelas resposta.

  2. #2

    Padrão Re: BGP interno?

    BGP? na rede interna?
    BGP é um protocolo de roteamento externo, logo ele nao seria usado somente externamente?

    para rede interna, roteamento interno... vc poderia usar RIP, IGRP, EIGRP, OSPF e Integrated IS-IS

  3. #3
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: BGP interno?

    Sim amigo, é possivel BGP na rede interna..
    Conhecido como "iBGP".
    abraços,

  4. #4

    Padrão Re: BGP interno?

    Tem uma palestra no MUM 2010 sobre iBGP.

  5. #5
    elmofilho
    Visitante

    Padrão ips PRÓPRIOS para clientes no Mikrotik?

    boa tarde galera, estou com uma dúvida em relação a ips PRÓPRIO para clientes no mikrotik alguém pode me ajudar como posso configurar um servidor mikrotik para fazer isso ?

  6. #6

    Padrão Re: BGP interno?

    Citação Postado originalmente por ddllss Ver Post
    Sim amigo, é possivel BGP na rede interna..
    Conhecido como "iBGP".
    abraços,
    verdade, havia me esquecido dele.
    o BGP, tbm conhecido como eBGP (external BGP)... sempre estudei que era para roteamento externo.
    mas nao me lembra que existia o iBGP (internal BGP), que pode ser usado internamente.

    mals, desculpa pela falta de memoria.

  7. #7
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar iBGP

    Citação Postado originalmente por francistomba Ver Post
    Olá a todos,
    Hoje utilizo OSPF e MPLS na minha rede, ja ouvi algumas vezes pessoas dizerem que após levantar OSPF levantar BGP na rede.
    A pergunta é BGP externo é no caso de eu ser um AS e publicar meus IP´S com a operadora entre outros.
    Agora qual seria a vantagem de levantar BGP dentro da rede?
    Obrigado pela oportunidade, e pelas resposta.
    Boa tarde,

    Revivendo o tópico, hehehe.

    Você já oferece algum serviço com MPLS? Caso forneça serviços LAN-TO-LAN para seus clientes usando VPLS, com iBGP você consegue fazer tuneis automaticos usando BGP-VPLS.

    Abraço

  8. #8

    Padrão Re: Configurar iBGP

    Ola pessoal,

    Também preciso levantar iBGP na minha rede interna, alguém pode passar a configuração mk ?

  9. #9

    Padrão Re: Configurar iBGP

    Seguinte, iBGP server se vc tem algum cliente que compra transito de vc e virou um ASN, ai tem ele vai ter que fechar uma sesão eBGP com vc e vc enunicar o ASN para operadoras, é bem simples no gw desse cliente crie um iBGP , é so usar fechar uma sessão bgp desse router até o router que vc fecha as sessão com as operadoras, usando seu ASN, nesse iBGP não precisa anunciar nada, por padrão vai receber todoas as rotas bgp, mas pode criar um filtro pra não receber, apos criar esse iBGP, vai rodar o eBGP de seu cliente, só lembra de usar o eBGP-Multi-Hop.

  10. #10
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar iBGP

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    Seguinte, iBGP server se vc tem algum cliente que compra transito de vc e virou um ASN, ai tem ele vai ter que fechar uma sesão eBGP com vc e vc enunicar o ASN para operadoras, é bem simples no gw desse cliente crie um iBGP , é so usar fechar uma sessão bgp desse router até o router que vc fecha as sessão com as operadoras, usando seu ASN, nesse iBGP não precisa anunciar nada, por padrão vai receber todoas as rotas bgp, mas pode criar um filtro pra não receber, apos criar esse iBGP, vai rodar o eBGP de seu cliente, só lembra de usar o eBGP-Multi-Hop.
    Bom dia,

    Amigo, desculpe pela correção, mas uma sessão BGP só se torna iBGP quando ela é fechada com peers do MESMO ASN. No caso de você ter clientes AS, você também vai fazer um eBGP, pois os ASNs são diferentes.

    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Configurar iBGP

    Amigos,
    o iBGP é usado para sessões BGP entre roteadores com o mesmo ASN, quando a sessão é entre ASN diferentes o protocolo é o eBGP, normalmente isso é detectado automaticamente pelos roteadores (se o ASN é diferente ou igual) e a distancia administrativa entre os dois é bem diferente, enquanto o eBGP tem o valor 20, o iBGP tem o valor 200, o que faz ele perder para outros protocolos de roteamento interno como o OSPF (110), IS-IS(115), RIP (120)

    Eu vou falar sobre isso no curso de Roteamento IPv6 com enfase em BGP que estou programando (FREE!!!), para se manter informado se cadastre no meu site e você vai recebendo informações, o proximo treinamento que vai ter agora é sobre o GNS3.