+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conectar cliente na Vlan sem configurar PC cliente

    Pessoal,

    Tenho um switch configurado com 2 vlans, pos preciso separar os cliente de 2 departamentos, mas gostaria de saber se tem como fazer isso sem ter que configurar a interface vlan nos pcs de cada um.

    Tipo no switch hp, tenho as portas 1-10 na vlan 1 e de 11-20 na vlan 2, queria que quando o cliente plugasse o pc na porta de vlan 1 ele entre automatico na rede da vlan1 sem precisar configurar a interface e isso tmb para a vlan 2 e que as vlans nao se comuniquem.

    Hoje so funciona se o pc cliente for configurado com a respectiva interface vlan.

  2. #2

    Padrão Re: Conectar cliente na Vlan sem configurar PC cliente

    configurar automatico voce precisa usar DHCP, ja que as vlans ja estao feitas..

  3. #3

    Padrão Re: Conectar cliente na Vlan sem configurar PC cliente

    Ola Alexandre

    Isso eu ja tenho, o que ocorre é que tenho que configurar nos cliente (tenho Linux,OS X e Win7) a interface Vlan, colocar o ID da mesma aí sim o cliente consegue se comunicar com o DHCP.

    O que eu queria saber se tem como apenas ligar o cabo e o dhcp funcionar, sem ter que criar a interface vlan no cliente.

  4. #4

    Padrão Re: Conectar cliente na Vlan sem configurar PC cliente

    Deve ter algo errado na configuração do Switch. Qual a marca e o modelo dele?

    Se a vlan estiver bem configurada não haveria problema algum.
    O que vc utiliza antes do switch?
    Se for Mk bastaria ter 2 interfaces e 2 switchs 16 portas que poderia fazer tudo por ele.
    Utilizo switchs com vlan e não estou tendo esse tipo de problema.

  5. #5

    Padrão Re: Conectar cliente na Vlan sem configurar PC cliente

    ola

    tenho um mk rb750g e um hp v1910

  6. #6

    Padrão Re: Conectar cliente na Vlan sem configurar PC cliente

    a vlan tem que ser UNTAGGED !! para funcionar da forma que voce quer..

  7. #7

    Padrão Re: Conectar cliente na Vlan sem configurar PC cliente

    E nao coloque duas redes do mesmo range porque dá problemas de roteamento.

    Exemplo: Vlan1 > 192.168.1.0/24 e Vlan2 192.168.1.0/24. Coloque ranges separados.