+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Workshop Simulador Grafico de Redes

    Olá pessoal, mais uma vez por aqui para trazer novidades.
    O assunto de hoje é o GNS3, um excelente simulador grafico de redes, para quem quiser conhecer ele pode ir até o site deles www.gns3.net ou ver a materia que postei no meu site.

    Mas o objetivo deste post é levantar a necessidade de um "Workhshop Online" para apredermos um pouco mais sobre esta ferramenta.
    Caso eu consiga um core minimo de 20 pessoas estou disposto a montar um treinamento online sobre esta ferramenta para ensinar a configurar e usar todos os recursos oferecidos.

    O treinamento vai abrangir:
    Instalação a partir do fonte;
    Configurar o emulador dynamips;
    Copiar o IOS de um roteador fisico e instalar no GNS3;
    Instalar e configurar o qemu;
    Integrar o Virtualbox ao GNS3;
    Instalar, configurar e integrar VPCS;
    Gerar uma imagem qemu com olive para servir de base para o Junos;
    Emular o roteador da Juniper no GNS3;
    Integrar o GNS3 com a internet.

    O treinamento vai ser ministrado em 2 sabados ( unico dia que tenho livre ) e vai ser totalmente gratuito.

    Os participantes deste treinamento serão convidados para participar posteriormente do treinamento "Roteamento IPv6 com enfase em BGP" (também sem custo).

    Por favor, os interessados postem aqui para eu avaliar se devo dar andamento neste treinamento.

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Thumbs up Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Tenho interesse em participar do treinamento!
    segue contato:

    wanderson costa
    [email protected]
    Luziania-Go

    obrigado!

  3. #3
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Legal meu comentario foi removido por que escrevi achei interessante, mais e interessanten mesmo, eu uso Cisco Packet tracer e uma outra ferramenta para testes e ensaio de rede seria muito bom, vamos torcer q nao me modere agora tambem, da outra vez nao deu tempo de editar para escrever tudo, estava com probelma na minha conexao.


    Abraco a todos

  4. #4

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Legal meu comentario foi removido por que escrevi achei interessante, mais e interessanten mesmo, eu uso Cisco Packet tracer e uma outra ferramenta para testes e ensaio de rede seria muito bom, vamos torcer q nao me modere agora tambem, da outra vez nao deu tempo de editar para escrever tudo, estava com probelma na minha conexao.

    Abraco a todos
    Pode ter sido algum problema de conexão, nunca tive uma mensagem removida aqui no forum, por isso to sempre por aqui.

    Eu também uso o packet tracer, mas o GNS3 é um milhão de vezes melhor.
    Além disso, quero que todos tenham esta ferramenta em ordem, pois vou usa-la nos cursos de IPv6

    Para facilitar, os interessados neste e nos outros cursos que vou fazer podem me seguir na minha pagina, assim ficam sempre por dentro de todo material que eu disponibilizo.

  5. #5

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    tambem tenho vontade de participar deste treinamento, sempre e bom termos pessoas dispostas a compartilhar conhecimento com os demais, parabens pela iniciativa.

  6. #6

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Para o pessoal que vai participar deste e de outros treinamentos ( o proximo é sobre Roteamento IPV6 com enfase em BGP) é importante se cadastrar para seguir o meu blog para se manter informado. O link da sala de aula não vai ser postada no forum.
    Também preciso de ajuda para manter o site operante, conto com o patrocinio do google para isso, então visitação e seguidores é ponto positivo para mim, e motiva a continuar escrevendo, então todos saem ganhando.

    Acredito que teremos gente suficiente para fazer este treinamento, então se preparem, lancei um tutorial para quem quiser começar a arriscar.

    http://www.segurancaremota.com.br/20...line-gns3.html

  7. #7

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    muito bom meu amigo.

  8. #8
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Legal meu comentario foi removido por que escrevi achei interessante, mais e interessanten mesmo, eu uso Cisco Packet tracer e uma outra ferramenta para testes e ensaio de rede seria muito bom, vamos torcer q nao me modere agora tambem, da outra vez nao deu tempo de editar para escrever tudo, estava com probelma na minha conexao.


    Abraco a todos
    Eu também tive meu post removido porque escrevi Acompanhando e falando que tinha interesse, tem um cara ai que não vou citar nome que se acha o dono de todo mundo e sai apagando tudo que agente posta.

  9. #9

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Pessoal, lembre que para participar do curso só estou pedindo duas coisas:
    1- O minimo de 20 pessoas para valer a pena
    2- Os interessados devem seguir o meu blog

    Hoje ministro cursos de formação linux e de segurança, os treinamentos que vou fazer serão voltados para IPv6 e serão totalmente gratuitos, assim como recebi sem custo repasso sem custo.

    Mas para fazer o curso, como vou usar o GNS3 como plataforma, preciso que todos tenham ele funcionando.

    Então não deixe de divulgar para atingirmos o core minimo de 20 pessoas.

    Abraço a todos.

  10. #10

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Opa, to dentro.

    [email protected]

  11. #11

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Opa tô dentro 2. Rsrsrsrs
    [email protected]

  12. #12

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Já ouvi falar do software no curso de redes que estudo, mas nunca tive o prazer de ver o bicho funcionando. Sei que ele é bom de trabalho e ainda simular um roteador Cisco tranquilamente.

    Tenho interesse em participar sim, se puder me inscrever, agradecerei. Me passe os detalhes para deixar o GSN3 pronto para o laboratório.

    Abracos,

    Eriberto
    [email protected]

  13. #13

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Eliberto, tem um tutorial basico no site para quem quiser começar a mexer, e vamos fazer isso ao vivo no workshop, todos vamos conectar em uma sala de conferencia, eu vou compartilhar meu desktop na sala e vamos configurar tudo juntos. Está programado para dia 11-08, as inscrições são até o dia 05-08.
    Já temos 7 participantes inscritos. Faltam 13.

  14. #14

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Citação Postado originalmente por srgnetwork Ver Post
    Eliberto, tem um tutorial basico no site para quem quiser começar a mexer, e vamos fazer isso ao vivo no workshop, todos vamos conectar em uma sala de conferencia, eu vou compartilhar meu desktop na sala e vamos configurar tudo juntos. Está programado para dia 11-08, as inscrições são até o dia 05-08.
    Já temos 7 participantes inscritos. Faltam 13.
    Dei uma olhada sim. Vou preparar o computador para ir praticando. Obrigado pela dica.

  15. #15

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    Estive numa palestra no FISL sobre IPV6, por parte do pessoal do CGI.BR
    Para treinamento eles disponibilizam material para download (http://ipv6.br/download/), incluso uma VM com o CORE configurado para simulações.
    Pergunto ao colega srgnetwork, será possível integrar o GNS3 nesta mesma imagem?

    Falaram um pouco sobre o GNS3 na palestra, e que ele só não foi escolhido como ferramenta pros treinamentos por um problema de licença com o recurso de emular os OS da Cisco e Juniper, de resto só elogios.

    No mais, me interesso agora por participar. Espero que os requisitos mínimos de conhecimento não sejam muito grandes pois só trabalhei com redes pequenas sem grandes compromissos..

    [ ]

  16. #16

    Padrão Re: Workshop Simulador Grafico de Redes

    O CORE é uma otima ferramenta, realmente usamos ela no curso IPV6 realizado na sede do NIC.BR, o motivo é este mesmo citado por você, o GNS3 é apenas o emulador, não possui o sistema a ser emulado. Para fazer os laboratorios usamos roteadores reais.

    O laboratorio de tecnicas de migração foram feitos no CORE, pois eram aplicações mais simples. Nunca tentei integrar o CORE com o GNS3, e mas acho que é possivel.

    Para participar do treinamento basta seguir o meu blog, todos serão convidados automaticamente.