+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de AyrtonXPC
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Garopaba, Santa Catarina, Brazil, Brazil
    Posts
    7

    Exclamation PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2012-07-20 às 11.40.30.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	48,9 KB
ID:      	37613Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2012-07-20 às 11.42.21.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	49,0 KB
ID:      	37614
    Bom dia galera, tudo certo? Tenho um PTP de 55km com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar. Como podem ver nos prints, o sinal é filé, CCQ bom, porém, como vcs podem ter visto, eu mudei para 20mhz, aparentemente nenhum problema. Porém, logo quando fiz esse ptp (uns 3 meses atrás), eu usava em 40mhz, airmax ativo, trafegando 77mb de down, ou 43 de down e 35 de up, pings de 4 a 10ms . Para muitos, isso ai é pouco, mas para mim é excelente até por que pela distancia, ta bom de mais e eu não utilizo nem metade da negociação total. O problema, é de que uns tempos pra cá, o sinal simplesmente caia do nada para -60, -70, -75, -85, e começava a perder muitos pacotes, não sendo nem possível navegar na internet. Após várias tentativas, mudar canal (testei tudo que é tipo de frequencia), MSC, ack, (todas essas coisas principais), todas sem nenhum avanço, decidi desativar o airmax: CCQ caiu para 30%, ai um amigo meu disse que é por causa do ack, pois em 40mhz, a distancia máxima permitida pelo firmware é de ~28km, e que para resolver isso, teria que mudar para 20mhz, e colocar o ack na distancia máxima, que seria 57.9km (nos prints está menos pq eu tirei prints enquanto fazia testes). Fiz isso, e ficou lindo, 1ms de ping entre ap>cliente, sinal bom, ccq filé, só que negociou em 37mb de download, ou 20 de down ou 15 de up (mais uma vez, taxa de transferencia não é problema, pois só preciso que funcione, independente se negociar em 30mb, ou 70mb). Fiquei 2 dias com a conexão 100%, sem percas de pacotes, sem cair sinal, tudo o que é preciso para funcionar bem um ptp de 55km. Porém, desde ontem de noite, voltou o mesmo problema. O sinal começou a cair, até chegar em ~-85, a diferença ai de 40mhz, pra 20, foi que com mesmo com esse sinal, tendo tráfego, os pings estavam estáveis, o problema é que caiu pra -90, e fudeu com tudo, começou cair sem parar, perder muitos pacotes, ferrando com tudo a rede.
    Agora estou ai, não sei mais o que fazer, ja testei tudo novamente. Agora nesse momento, a conexão está perfeita, 1ms de ping, sem perder pacotes, porém, estou disposto a qualquer momento cair o sinal, e começar perder pacotes.
    Bem, seria isso galera, se alguém tem alguma sugestão para mim, eu ficaria muito grato, qualquer ajuda é bem vinda.
    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Olá Ayrton;

    Conheço bem este seu problema, ele faz no inicio da manhã e no inicio da noite e pode também fazer quando o clima muda bruscamente de quente para frio.
    Tem que ser feito um estudo disto, tenho um link aqui de 51,3 Km que 30Km estão por cima da aguá, este problema se agrava no inverno, infelizmente você não vai resolver 100% mas vai acabar com as caídas de link nesta época.
    Vamos lá, seu link anda todo os 55Km por sima da água? Qual são as alturas das antenas em relação ao nível do mar? A zona de fresnel esta 100% LIMPA?
    Agora algumas respostas, você deve DESMARCAR o ajuste automático do ACK e marcar a distancia manualmente pois o Ateros não calcula acima de 28 Km. Quanto ao tamanho do canal quanto menor MELHOR pois quando você divide o tamanho do mesmo você ganha 3db pois concentra mais energia em um espaço menor você pode conferir isto trocando 10 / 20 / 40 e conferir que em cada troca voce ganha ~3db no sinal. Mas agora o que você tem que fazer mesmo é descobrir quanto de banda voce necessita passar neste link REALMENTE para que possamos fixar em algum MCS para encontrar um compromisso entre capacidade de modulação do radio em função da potencio.
    Agora, se você pensa em melhorar muito seu link, vai ter que trocar este radio pelo MK 5hpn que da 800mw e uma RB435G.

  3. #3
    Avatar de AyrtonXPC
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Garopaba, Santa Catarina, Brazil, Brazil
    Posts
    7

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Olá AZLINK, realmente, é nesses horarios mesmo, algumas vezes acontece de tarde, ou de madrugada mesmo. As minhas torres, uma está a 30m ao nivel do mar, e a outra a ~100m ao nivel do mar, segundo os testes do Airlink da Ubiquiti, a zona de fresnel está ok. Aproximadamente, 50km é sobre o mar, os outros 5 são de terra. E sim, o ack não está automatico, eu coloquei manual em 57.9km. Minha necessidade de banda atual, é de aproximadamente 30mb, não precisa ser 30/30, pode ser um pouco menos, pois meus clientes utilizam pouco de upload.
    Sobre mudar de radio, eu estava pensando em colocar as novas RB Metal 5SHPn em caso de não conseguir fazer funcionar com as bullets.

  4. #4

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Vamos lá, se uma antena esta a 30 mts e a outra a ~100 a zona de fresnel "raspa" no mar tem uma margem de somente 9 metros se contar ~1.2mts de mare temos 8 mts somente.
    Vamos fazer assim:
    No ponto A tenho uma torre de XX mts minha antena esta em XXmts nesta torre e este ponto a esta XXmts acima do nivel do mar. OK?

    No ponto B tenho uma torre de XX mts minha antena esta em XXmts nesta torre e este ponto a esta XXmts acima do nivel do mar. OK?
    Se voce puder enviar as coordenadas no Google facilita muito.

  5. #5

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    posta depois de resolvido os resutados,RB Metal 5SHPn

  6. #6
    Avatar de AyrtonXPC
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Garopaba, Santa Catarina, Brazil, Brazil
    Posts
    7

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Ponto A (AP): -27.614642,-48.593185, Fica em uma casa, ~7m a antena, ~30m ao nivel do mar
    Ponto B (Cliente): -28.036283,-48.620145, Torre de 9m, sendo que a antena está em 7m, ~90m ao nivel do mar
    Vendo bem, passa por um pouco mais de terra sim, a distancia não sei, acho que da uns 10 km por ai.
    Citação Postado originalmente por alternativainfo Ver Post
    posta depois de resolvido os resutados,RB
    Metal 5SHPn
    postarei com certeza amigo!

  7. #7

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    acompanhando

  8. #8

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    amigo essa sua torre ai e muito baixa monte uma torre de 30 metros..

  9. #9
    Avatar de AyrtonXPC
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Garopaba, Santa Catarina, Brazil, Brazil
    Posts
    7

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Citação Postado originalmente por alternativainfo Ver Post
    amigo essa sua torre ai e muito baixa monte uma torre de 30 metros..
    Qual o objetivo? Meus 2 pontos estão em pontos de morro.

  10. #10

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Ja verificou se esta derrubada brusca do sinal nao esta ligado com a maré??
    pois se o fresnel raspa no mar, basta a mare subir para mandar ele pras cucuias.
    Verifique se é quando a maré sobe que vc tem este problema

  11. #11

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    isso que eu quis dizer pode esta ligado com a maré por ser baixo ja se perguntou pq as teles usam torres altas... digo uma coisa pra vc copie as teles ai vivo tim oi claro... q vc vai se da bem

  12. #12

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Citação Postado originalmente por AyrtonXPC Ver Post
    Ponto A (AP): -27.614642,-48.593185, Fica em uma casa, ~7m a antena, ~30m ao nivel do mar
    Ponto B (Cliente): -28.036283,-48.620145, Torre de 9m, sendo que a antena está em 7m, ~90m ao nivel do mar
    Vendo bem, passa por um pouco mais de terra sim, a distancia não sei, acho que da uns 10 km por ai.

    postarei com certeza amigo!
    Olá AurtonXPC

    Conforme coordenadas enviadas seu link tem 47 Km veja a figura "earth".
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         earth.jpg
Visualizações:	135
Tamanho: 	51,2 KB
ID:      	37629
    Sua zona de fresnel encosta no mar e também provavelmente terra em vários pontos tais como construções e outros objetos veja no grafico abaixo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico.png
Visualizações:	141
Tamanho: 	43,7 KB
ID:      	37630
    Estimado Ayrton se as coordenadas enviadas estão corretas e peso para você conferir, a unica solution para seu problema de FADE e REFRACTION é subir suas antenas nos dois pontos no minimo 25 mts em relação onde se encontram hoje.
    Veja o quanto mais você pode subir as antenas, e antes de fazer qualquer coisa posta aqui as novas alturas que calculo a viabilidade de seu link.

    Síntese final: O link fecha nas condições atuais, mas seu funcionamento esta condicionado a fatores não controlados pelo homem tais como variações de mare, temperatura da aguá - nivel de evaporação / formação de neblina e outros ate mesmo um NAVIO com altura a partir de 8 mts pode derrubar seu link. Em modulação binaria ou quadrática que não vai atender sua demanda o link pode ficar estável. Para você estabilizar seu link você deve subir suas antenas no minimo 25 mts ou o máximo possível nas duas pontas.

    Ayrton embora eu tenha sido portador de mas noticias espero ter te ajudado.

    Avisos: Tenho recebido pedidos de ensaio de link por e-mail, por favor escrevam aqui no forum pois suas duvidas podem ser a de muitos por aqui.

    Turma temos novidades em nosso canal no tube que são os testes das antena Ubiquiti, se gostarem curtam. http://www.youtube.com/channel/UCSx0...e=results_main

    Luís

  13. #13

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    O AzLink esta correto!!!

    Ayrton , antes de trocar os bullets por Metal, passa as coordenadas para verificar a situação da Zonal de Fresnel.

  14. #14
    Avatar de AyrtonXPC
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Garopaba, Santa Catarina, Brazil, Brazil
    Posts
    7

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Citação Postado originalmente por wirelessmain Ver Post
    O AzLink esta correto!!!

    Ayrton , antes de trocar os bullets por Metal, passa as coordenadas para verificar a situação da Zonal de Fresnel.
    Ponto A (AP): -27.614642,-48.593185
    Ponto B (Cliente): -28.036283,-48.620145

  15. #15
    Avatar de AyrtonXPC
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Garopaba, Santa Catarina, Brazil, Brazil
    Posts
    7

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Azlink, obrigado por tirar minhas dúvidas, estarei verificando o que eu posso fazer aqui.
    Qual programa vc usa para fazer esses testes?

  16. #16

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Citação Postado originalmente por AyrtonXPC Ver Post
    Azlink, obrigado por tirar minhas dúvidas, estarei verificando o que eu posso fazer aqui.
    Qual programa vc usa para fazer esses testes?
    Aqui memso no forum voce pode encontrar muita coisa.
    https://under-linux.org/f171/

  17. #17

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    caro amigo acho que sei onde esta o seu poblema ,faz o seguinte volta as antenas para 40 mghz ...tenta abaixar a potencia do radio que esta em acess point ou ponto de acesso,faça tudo no teste caso de alguma coisa de errado ela volta a configuraçao ..vai abaixando e observando o ccq ...depois vc faz o procedimento no outro radio....como eu vi na foto que vc postou aqui -55 e muita potencia vc esta deixando os radios doidos fazendo cair o ccq..boa sorte...tive esse pobrema resolvi ele desta forma ................................(a sabedoria deve ser passada adiante....)

  18. #18
    Avatar de AyrtonXPC
    Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Garopaba, Santa Catarina, Brazil, Brazil
    Posts
    7

    Padrão Re: PTP 55KM com BulletM5 HP + DISH Dim-5800-33d sobre o mar

    Reabrindo o tópico, resolvi o problema das oscilações. Fiquei preocupado em aumentar torre, arranjar outro lugar, mas esqueci do principal que é a energia. Arrumei a energia nos 2 lados, coloquei baterias 12v, revisei tudo, e a oscilação parou TOTALMENTE, sinal fica estável, o máximo que perde é ~2db quando chove, ou tem muita neblina. Pra quem perdia 20db, perder só 2 está bom né? hehe
    Última edição por AyrtonXPC; 29-08-2012 às 20:45. Razão: Correção de ortografia e gramática