Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Bom dia pessoal, venho aqui pedir a ajudinha em um probleminha que estou tendo.

    Vamos lá, fiz um p2p de 20km rocket m5 e antenas de 34dbi dish.

    Sinal – 62
    CCQ – 100%
    Qualidade AirMax entre 95% e 100%

    O problema que estou tendo é o seguinte... estou notando uma diferença muito grande quando vou medir transferência TX / RX onde fica numa media de 50Mega o TX e 10Mega o RX quando não fica menos. Preciso passar pelo menos 10Mega de banda Internet, e esta passando no maximo 2 megas.
    Já refiz e refiz alinhamento, já passei por todos os canais, desativei e ativei AirMax, já ativei e desativei ACK, já diminui potencia e testei desde 10mhz até 40mhz.

    Sei que o medidor da ubiquit não é real, mas será que a diferença é grande assim?

    Por que dessa diferença entre TX e RX ?

    Porque no troughtput do radio “somando” TX e RX passa mais de 50 megas mas não chega 2 de internet.

    Visada limpa.

    Meu conhecimento é pequeno e gostaria de uma ajuda de vocês para ver de repente onde posso estar errando.

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Algumas informções que nao coloquei
    Um esta como Access point WDS e o outro Station
    Noise Flor -93dbm
    Chain0/chain1 -64/-68
    TX/RX RATE 180Mbps/180Mbps
    Airmax Quality entre 95% e 97%
    AirMax Capacity entre 88% e 95%

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    UP!

    Tenho um problema parecido, tenho um enlace, de 72km, signal Strenght de -65, noise -90 se não me engano, e não consigo um CCQ descente nem por decreto.

    Help

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    meu CCQ esta em 100% e nao passa mais de 2 megas

  5. #5
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Uma dica talvez dificil para os acessos de 20KM , resetem os equipamentos, deve ter alguma configuração errada.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Citação Postado originalmente por Thhiagox Ver Post
    Bom dia pessoal, venho aqui pedir a ajudinha em um probleminha que estou tendo.

    Vamos lá, fiz um p2p de 20km rocket m5 e antenas de 34dbi dish.

    Sinal – 62
    CCQ – 100%
    Qualidade AirMax entre 95% e 100%

    O problema que estou tendo é o seguinte... estou notando uma diferença muito grande quando vou medir transferência TX / RX onde fica numa media de 50Mega o TX e 10Mega o RX quando não fica menos. Preciso passar pelo menos 10Mega de banda Internet, e esta passando no maximo 2 megas.
    Já refiz e refiz alinhamento, já passei por todos os canais, desativei e ativei AirMax, já ativei e desativei ACK, já diminui potencia e testei desde 10mhz até 40mhz.

    Sei que o medidor da ubiquit não é real, mas será que a diferença é grande assim?

    Por que dessa diferença entre TX e RX ?

    Porque no troughtput do radio “somando” TX e RX passa mais de 50 megas mas não chega 2 de internet.

    Visada limpa.

    Meu conhecimento é pequeno e gostaria de uma ajuda de vocês para ver de repente onde posso estar errando.

    Desde já agradeço a ajuda de todos.
    Olá Thiago;

    Tem alguma coisa muito errada em seu link Rocket mais Disch de 34 em 20 Km era para ficar supimpa a coisa, pode ser interferência ou link obstruído, posta aqui as coordenadas do google earth das duas pontas com a altura das antenas.

    Veja as novidades em testes das antenas Ubiquiti em nossso canal no youtube e se gostar curta nosso canal. http://www.youtube.com/channel/UCSx0...e=results_main

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Não bastar ter um equipamento de qualidade, tem que ter equipe competente para operar os mesmo. Estes equipamentos são uma armadilha para quem não gosta de estudar, pagar o preço de um profissional, ou dedicar horas e horas em um correto alinhamento do mesmo. Aqui no forum não será encontrata uma solução detalhada, mas será muito importante para vc; primeiro como esta o alinhamento das antenas? qual canalização esta usando. Este equipamento faz este enlance com folga, os seus 10MB nem faz cossegas nele. Se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido, então vai a solução, contrate um profissional que saiba trabalhar com Airmax de verdade, ou invista alguns Réis em um curso. O melhor do Brasil quem oferta é o ZeAlves, todos aqui no forum sabe que ele é referencia, ou contrata ele para uma consultoria, você vai investir uma grana, para nunca mais ter dor de cabeça.
    http://www.granlabor.com/

    Ai esta a solução, primeiro veja o alinhamento, depois chama o Zé, ele é o cara.

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    kra, uma sugestao

    habilita o air max, desabilita o ack, usa ele em 40 mhz e baixa o tx/rx rte pra 18 mbps nas duas pontas.......

    testa e posta ai....

    abço

  9. #9
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Bom dia,

    Depois que esse mesmo problema aconteceu no 3º link que instalei acima de 10Km, deixei de usar esse equipamento para essas distâncias.

    Passei dias e dias mudando tudo o que era possível no software do rádio e nada acontecia, dai larguei de mão.

    Passei a usar Routerboard com cartão R52Hn.

    Abraço

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    concordo com o que nosso amigo gabriel citou, mas faz o teste ai pra desencargo de consciencia, se mesmo assim nao der, dai abandona, vai pro mikrotik que garanto a ti que funciona 100%.....

    abço

  11. #11
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Sinceramente? muito material pra pouca distância... tenho um enlace de 27km passando 35mb com duas Dish de 30 ligadas ao rocket que fiz pra um amigo aqui numa cidade vizinha e ele tem 220 clientes, não sei quantos online, mas ele vende planos de 600k à 2Mb...
    já está lá a uns 3 meses ficou com sinal -53 e funcionando perfeito nos testes do equipamento tava passando mais de 100mb nos dois lados.. tx/rx como não confio muito nesses testes testei download de um note pra outro e bateu taxa de 40mb "calculados pelo windows"...

    agora, faz como o gabriel falou serviço profissional é RB com cartão para enlaces...

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    O equipamento é muito bom bro. Mas possui suas armadilhas, e não é facil ter uma excelente configuração, se não possuir conhecimento detalhado do mesmo.

    Aqui tenho um PTP de 23KM usando Um par de AirGrid, trafega 20Mb com folga. Rock + Disk 30 ou 34 dando problema com estas distancias sem duvidas o problema e outro.

  13. #13
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    O equipamento é muito bom bro. Mas possui suas armadilhas, e não é facil ter uma excelente configuração, se não possuir conhecimento detalhado do mesmo.

    Aqui tenho um PTP de 23KM usando Um par de AirGrid, trafega 20Mb com folga. Rock + Disk 30 ou 34 dando problema com estas distancias sem duvidas o problema e outro.
    disse tudo

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Perdi no minimo umas 3 horas para alinhamento das antenas, como ja falei, medindo pelo Speedtest esta passando uma media de 50 a 60 mega, mas nao trafega mais que 2 de internet, ai que esta.
    esse nao é o primeiro ponto a ponto que faço com esse equipamento, fiz p2p de 32 km com os mesmos equipamentos e esta 100% isso a mais de 1 ano nunca me deu problema, ponto a ponto na Nanobridge e tambem tudo 100%.

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    O ponto a ponto tem visada perfeita sem area de fresnel tudo ok.

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    me add no msn [email protected]

  17. #17

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Ja Add aqui.

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Citação Postado originalmente por Thhiagox Ver Post
    Perdi no minimo umas 3 horas para alinhamento das antenas, como ja falei, medindo pelo Speedtest esta passando uma media de 50 a 60 mega, mas nao trafega mais que 2 de internet, ai que esta.
    esse nao é o primeiro ponto a ponto que faço com esse equipamento, fiz p2p de 32 km com os mesmos equipamentos e esta 100% isso a mais de 1 ano nunca me deu problema, ponto a ponto na Nanobridge e tambem tudo 100%.
    Algumas dúvidas para ajudar na sua resposta...
    1º zona de fresnell está 100% livre?
    Qual a alimentação dos equipamentos? Bateria ou elétrica?
    existem outros links 5.8ghz na mesma torre próximos?
    qual a versão de firmware nos dois rádios?
    Se quiser me enviar os dados do ptp (coordenadas , altura das torres ) pra que possa ser re-analisado fico a disposição ,ok.

    Abraço.

  19. #19

  20. #20

    Padrão Re: Ponto a Ponto 20 km Problemas.

    Usei o AirLInk para fazer as medições.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         P2P 20KM .jpg
Visualizações:	91
Tamanho: 	54,0 KB
ID:      	37688