+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Interferencia Enlaces 5Ghz

    Galera Boa Tarde.

    Trabalho em um provedor de internet, e a pouco mais de dois anos migramos nossos enlaces para 5.8 gHz, e atualmente 70% de nossos clientes wireless também funciona em 5 gHz (a/n). Uma frequência até então praticamente não utilizada em minha cidade, porém de cerca de seis meses para cá a quantidade de antenas e frequências gHz quintuplicou e a interferencia está surreal, não da pra respeitar frequências baixas/medias/altas, internas ou de enlace, atualmente a frequencia que colar colou e ainda assim com CCQ oscilando. enfim.

    Resumindo tenho um problema de pelo menos 15 frequencias muito proximas de cada uma das minhas duas torres mais importantes.

    O que posso fazer para "driblar" as interferencias e estabilizar meus enlaces?

    Pra Constar, trabalho com Mikrotik, Routers RB433AH e cartões R52Hn, antenas de 90cm de diametro HyperLink/OIW 33dbi.(nos enlaces)

    Costumo "setar" a band em 5Ghz A/N.

    Toda ajuda é ultra bem vinda.

  2. #2

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    Olá Freaklin;

    Da uma olhada em nosso canal do Youtube este video vai te ajudar.
    http://www.youtube.com/channel/UCSx0...e=results_main

    Luis

  3. #3

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    Valeu Brigadão, vou dar uma olhada já já

  4. #4

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    Quanto tá custando o radome para a dish de 30? E para nanobridge, vi que estão fazendo, tem previsão?

  5. #5

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    posso dar uma olhada pra vc em seus enlaces, sem compromisso

    qq coisa me add no msn

    [email protected]

  6. #6

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    Quanto tá custando o radome para a dish de 30? E para nanobridge, vi que estão fazendo, tem previsão?
    Olá Uesleycorrea

    Voce pode consultar na TEC-WI (19) 3829-4947 com o Ricardo ou Flavio, esta empresa é uma das patricinadotaras aqui do Under-Linux.

    Luis

  7. #7

    Padrão Re:

    Regra simples que eu sigo aqui na empresa: enlaces em 5.8, distribuição em 5.4. Basta respeitar a lei que a parte técnica se resolve.

    Dicas:

    - Canais de frequência alta passam mais banda, mas são mais sujeitos a interferências (pelo simples fato de serem os mais visados).
    - 32mw é uma potência alta, imaginem 200mw.
    - Usar larguras de canal menores não é sinônimo de pecado ou heresia.
    - Apontamento e ajustes finos de inclinação fazem toda a diferença quando o resultado que se quer é um CCQ 100%.
    - Sinal baixo não significa enlace ruim. Significa que não dá pra exigir um rate alto para um cenário inadequado.
    - Planejar bem antes de implementar poupa dinheiro e preserva contra futuras dores de cabeça. Para 4km não precisa um disco de 34dbi (a não ser que não haja outra antena no momento, comigo já aconteceu).

    Ah... Radome é bacana sim e não tiro o mérito do fabricante e nem da solução, mas eu acredito que seja o ÚLTIMO recurso. Quando o cenário não ajuda e o conhecimento já não resolve, ai parte para a ignorância.

  8. #8

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    Jadir

    Como falei antes, só na minha torre principal tenho:

    4 Enlaces de extrema importancia.
    2 Enlaces menos importantes, porem ainda importantes.
    3 Paineis setoriais.

    todos em 5Ghz, nesse mesmo local tem mais umas 4 torres com outros provedores de internet, radio, celular, etc.

    Como vc citou não é abominação ou heresia usar frequencias baixas, é que não tenho pra onde correr, creio que nesse caso o radome vai ser minha salvação, dado que no vídeo demonstrativo ela conseguiu atenuar o sinal interferente em 20dbm.
    Sem contar que se puser em todos vou facilitar pros meus painéis para clientes e altruistamente falando a vida dos outros tb será beneficiada.

    porem, a AZLink, primeira a responder meu topico, ainda não faz radomes para antenas OIW/Hyperlink de 90cm.

    quem mais fabrica/vende o bendito Radome Shield?

  9. #9

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    Estou entrando na conversa um pouco tarde, mas só para um esclarecimento:

    o comentário do Jadir "- Usar larguras de canal menores não é sinônimo de pecado ou heresia." acredito que ele se referiu a estreitar a largura do canal, ou seja: utilizar largura de banda de 10mhz nos enlaces onde vc não precisa passar tanta banda, ao invés de utilizar somente 40 ou 20 mhz. Assim você estará causando menos interferência em seus próprios enlaces, assim como captará menos interferência também.

  10. #10

    Padrão Re:

    Exatamente isso, amigo Katraca (qual teu nome, vivente??)

    Só a título de curiosidade, lá nos EUA tem provedores que usam 10Mhz em 2.4, aproveitando o rate maior do modo G. E funcionando bem. Imagina usando 2.4 em N!

    5.8 em N configurado para 10Mhz passa tranquilamente 30 mega, usando conjunto de polarização dupla. Não é teoria, eu posso mostrar pra vocês na prática o comportamento da minha rede, toda em 10Mhz.

  11. #11

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    Citação Postado originalmente por freaklin Ver Post
    Jadir

    Como falei antes, só na minha torre principal tenho:

    4 Enlaces de extrema importancia.
    2 Enlaces menos importantes, porem ainda importantes.
    3 Paineis setoriais.

    todos em 5Ghz, nesse mesmo local tem mais umas 4 torres com outros provedores de internet, radio, celular, etc.

    Como vc citou não é abominação ou heresia usar frequencias baixas, é que não tenho pra onde correr, creio que nesse caso o radome vai ser minha salvação, dado que no vídeo demonstrativo ela conseguiu atenuar o sinal interferente em 20dbm.
    Sem contar que se puser em todos vou facilitar pros meus painéis para clientes e altruistamente falando a vida dos outros tb será beneficiada.

    porem, a AZLink, primeira a responder meu topico, ainda não faz radomes para antenas OIW/Hyperlink de 90cm.

    quem mais fabrica/vende o bendito Radome Shield?
    Olá Freakil

    O Radomo Shield para OIW 34/33 já estão saindo do forno dentro dos próximos dias.

    Luis

  12. #12

    Padrão Re: Interferencia Enlaces 5Ghz

    Meus Enlaces aguardam ansiosamente.

  13. #13

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Exatamente isso, amigo Katraca (qual teu nome, vivente??)

    Só a título de curiosidade, lá nos EUA tem provedores que usam 10Mhz em 2.4, aproveitando o rate maior do modo G. E funcionando bem. Imagina usando 2.4 em N!

    5.8 em N configurado para 10Mhz passa tranquilamente 30 mega, usando conjunto de polarização dupla. Não é teoria, eu posso mostrar pra vocês na prática o comportamento da minha rede, toda em 10Mhz.



    aqui abro para ver meu sinal so vejo 70 redes no ar en tudo quanto frequencia, existe solução?

  14. #14

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Exatamente isso, amigo Katraca (qual teu nome, vivente??)

    Só a título de curiosidade, lá nos EUA tem provedores que usam 10Mhz em 2.4, aproveitando o rate maior do modo G. E funcionando bem. Imagina usando 2.4 em N!

    5.8 em N configurado para 10Mhz passa tranquilamente 30 mega, usando conjunto de polarização dupla. Não é teoria, eu posso mostrar pra vocês na prática o comportamento da minha rede, toda em 10Mhz.



    aqui abro para ver meu sinal so vejo 70 redes no ar en tudo quanto frequencia, existe solução?