+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Olá turma.

    Vamos tratar aqui de um problema que acredito ser de todos, que é ter um link de grande capacidade com baixo custo usando equipamentos que vocês tem disponíveis ai em seu ISP.
    O material se trata de uma vídeo aula que espero ser útil para todos.
    Trata-se do uso do bom e velho bonding disponível em todas as RBs da MK a Cisco chama isto de agregar a capacidade de duas ou mais portas nos comutadores.
    O originalmente o bonding (COLA) é usado para agregar capacidade de transporte entre comutadores, mas nada nos impede de usarmos ele em nossa inter-face aérea desde que configurado corretamente.

    Bom, vamos ao que interessa que é como somar a capacidade de dois links transformando os dois em um único enlace.

    Uma dica eu me esqueci de falar no vídeo que você pode colocar quantos links você quiser no bonding o limite é a quantidade de portas das RBs que você esta usando, por exemplo usando quatro rádios chegamos a 100Mb FULL DUPLEX para vocês chegarem até 200Mb basta dobrar a quantidade dos links colados.

    Uma outra grande vantagem do bonding é que você automaticamente faz um HOT-BACKUP.

    Bom agora todos vão aprender como fazer seus link de grande capacidade e espero ver aqui no fórum um superando o outro em termos de transporte de banda usando MK e Ubiquiti nada de licenciado por aqui, tem que ser com coisas baratinhas e eficiente que é o que todos procuram.

    O primeiro recorde esta ai para vocês, vejam como um desafio em busca de mais capacidade de transporte e postem seus resultados para todos verem como você fez.

    A vídeo aula esta disponível no YouTube em duas partes em função do tamanho do video e você deve escolher a opção HD 720p para melhor visualizar.

    VÍDEO: http://www.youtube.com/channel/UCSx0...e=results_main

    Bons links

    Luis

  2. #2

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Vou testar aqui em 2 enlaces que vou fazer, mais o maior problema e a distancia, esses enlaces sao em media de 40km a 43km, mais vou usar rocket dish de 34 dbi e pretendo comprar seus radomes!

  3. #3

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Você utilizou ai uma distancia de pouco mais 6 km, a pergunta é uma distância de 40 km, usando o rocket M5 e ante de 34 dbi o link chega com esses mesmos 100 Mb?

  4. #4

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Citação Postado originalmente por carlosallan Ver Post
    Você utilizou ai uma distancia de pouco mais 6 km, a pergunta é uma distância de 40 km, usando o rocket M5 e ante de 34 dbi o link chega com esses mesmos 100 Mb?
    Teoricamente sim, o problema é: usando qual potencia no rádio? Essa é a minha maior dúvida, já que o EIRP é de 4 W ou 36 dBm, usando uma antena de 34 dBi eu só poderia usar 2 dBm no rádio.

  5. #5

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    muito bom o post.. parabens pela iniciativa..

  6. #6

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    MEU CARO carlosallan EU TAMBEM FIQUEI NESSA DUVIDA POIS O MEU ENLACE VAI SER DE 42 KM

  7. #7

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Citação Postado originalmente por weslleyjh Ver Post
    Vou testar aqui em 2 enlaces que vou fazer, mais o maior problema e a distancia, esses enlaces sao em media de 40km a 43km, mais vou usar rocket dish de 34 dbi e pretendo comprar seus radomes!
    Olá Weslley;
    Funciona perfeitamente, cada enlace com rocket deve dar com o canal de 30 Mhz usando o SW5.5 algo em torno de 60 a 75 ou mais agregado, aconselho fortemente você já montar os enlaces com Radome Shield e o radio blindado em caixa de aluminio ou ferro.
    A soma dos dois deve dar aproximadamente 60 Mb FULL ou mais em função da distancia depois de montado voce deve testar o canal com tamanho de 40Mb.
    Se quiser enviar as coordenadas calculo para você o link.
    Depois de montado posta por aqui no fórum os resultados.

    Luis

  8. #8

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Citação Postado originalmente por carlosallan Ver Post
    Você utilizou ai uma distancia de pouco mais 6 km, a pergunta é uma distância de 40 km, usando o rocket M5 e ante de 34 dbi o link chega com esses mesmos 100 Mb?
    Olá Carlos, boa pergunta.

    Em função da distancia 40 Km você vai ter "digo o radio" dificuldades para trabalhar em QAM64 com 40 de canal, se os seus rádios forem Ubiquiti no novo SW você pode usar um CANAL com 30 M que vai permitir QAM64 sem muito ruido na constelação QAM e vai te dar algo em torno de 60Mb a 75, depois de montado você pode ate testar 40M de canal e avaliar as perdas mas para esta distancia aconselho usas canal de 30Mb

    Luis

  9. #9

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Citação Postado originalmente por AZLINK Ver Post
    Olá Carlos, boa pergunta.

    Em função da distancia 40 Km você vai ter "digo o radio" dificuldades para trabalhar em QAM64 com 40 de canal, se os seus rádios forem Ubiquiti no novo SW você pode usar um CANAL com 30 M que vai permitir QAM64 sem muito ruido na constelação QAM e vai te dar algo em torno de 60Mb a 75, depois de montado você pode ate testar 40M de canal e avaliar as perdas mas para esta distancia aconselho usas canal de 30Mb

    Luis
    Luis, você me deu um dado legal, canalizacao de 30 MHz, mas quero o outro rsss. Com quantos dBm eu configuro o Rocket?

  10. #10

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Caros colegas,

    O bonding funciona da seguinte maneira:
    - Ele soma os enlaces, quantos forem, até a limitação da rb. Por exemplo, a RB450 aguenta até 4 enlaces, pois, claro, necessita de uma porta de saída.
    - A soma dos links é feita sempre pelo de menor valor, e os rádios e ou meio físicos, nem precisam ser iguais, podendo ser rocket com nano, com cartão, etc...

    Exemplos:
    1 - Se você tem 2 conjuntos de rockets passando 30mb cada o bonding terá 60mb no total.

    2 - Se você tem 1 conjunto rocket passando 30mb e 1 conjunto nano passando 20mb, o bonding terá 40mb no total.

    3 - Se você tem 1 conjunto rocket passando 98mb e 1 conjunto passando 2mb, o bonding terá ............. 4mb no total.

    Ou seja, o bonding depende principalmente da qualidade de todos os enlaces.

    Outra coisa, quando fazemos bonding, somamos não somente o link e sim, também, a quantidade de pps, portanto, 1 rocket abre o bico com 6.000pps, 2 abrem com 12.000pps.

  11. #11

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Caros colegas,

    O bonding funciona da seguinte maneira:
    - Ele soma os enlaces, quantos forem, até a limitação da rb. Por exemplo, a RB450 aguenta até 4 enlaces, pois, claro, necessita de uma porta de saída.
    - A soma dos links é feita sempre pelo de menor valor, e os rádios e ou meio físicos, nem precisam ser iguais, podendo ser rocket com nano, com cartão, etc...

    Exemplos:
    1 - Se você tem 2 conjuntos de rockets passando 30mb cada o bonding terá 60mb no total.

    2 - Se você tem 1 conjunto rocket passando 30mb e 1 conjunto nano passando 20mb, o bonding terá 40mb no total.

    3 - Se você tem 1 conjunto rocket passando 98mb e 1 conjunto passando 2mb, o bonding terá ............. 4mb no total.

    Ou seja, o bonding depende principalmente da qualidade de todos os enlaces.

    Outra coisa, quando fazemos bonding, somamos não somente o link e sim, também, a quantidade de pps, portanto, 1 rocket abre o bico com 6.000pps, 2 abrem com 12.000pps.
    Ou seja, se eu quero passar 40 Mbps full duplex, basta que os rádios passem individualmente um pouco mais que isso (cada um no mínimo passando 20 Mbps). É uma boa medida.

  12. #12

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Com certeza, usando rocket 34 com radome shield, pode considerar ela como sendo 40db nos cálculos.

    O shield dá uma bom folego ao rádio. Ainda mais se a área for poluída.

  13. #13

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    realmente amigo andrelch, ele mostrou os pps no bonding, que é soma dos dois, mas que ficou bom ficou.

  14. #14

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Bonding é ótimo. Ainda mais para links distantes.
    O bonding também funciona como um hot backup.
    Bem configurado, se um dos rádios falha o outro enlace continua funcionando.
    Perderíamos 50% do link e não o link todo, possibilitando a troca sem paradas.

  15. #15

    Padrão Re: Como fazer link de 100Mb FULL DUPLEX com 4 Rockets e duas RB450 (Video Aula)

    Citação Postado originalmente por andrelch Ver Post
    Caros colegas,

    O bonding funciona da seguinte maneira:
    - Ele soma os enlaces, quantos forem, até a limitação da rb. Por exemplo, a RB450 aguenta até 4 enlaces, pois, claro, necessita de uma porta de saída.
    - A soma dos links é feita sempre pelo de menor valor, e os rádios e ou meio físicos, nem precisam ser iguais, podendo ser rocket com nano, com cartão, etc...

    Exemplos:
    1 - Se você tem 2 conjuntos de rockets passando 30mb cada o bonding terá 60mb no total.

    2 - Se você tem 1 conjunto rocket passando 30mb e 1 conjunto nano passando 20mb, o bonding terá 40mb no total.

    3 - Se você tem 1 conjunto rocket passando 98mb e 1 conjunto passando 2mb, o bonding terá ............. 4mb no total.

    Ou seja, o bonding depende principalmente da qualidade de todos os enlaces.

    Outra coisa, quando fazemos bonding, somamos não somente o link e sim, também, a quantidade de pps, portanto, 1 rocket abre o bico com 6.000pps, 2 abrem com 12.000pps.
    Olá caro school-lega ANDRELCH.

    Antes de mais nada gostaria de sugerir que voce leia isto: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Interface/Bonding e tambem isto http://www.enterprisenetworkingplane...With-Linux.htm
    Se você não concordar com o que eles estão dizendo você pode escrever para a Mikrotik e também para a CISCO e CONTAR para eles, que eles estão ERRADOS e você esta certo. "isto não é aconselhavel pois vão te colocar no black-list deles" masssssss enfim cada um defende o que acredita.

    Isto esta correto:
    1 - Se você tem 2 conjuntos de rockets passando 30mb cada o bonding terá 60mb no total.

    Afirmar isto abaixo é um equivoco vejam:
    2 - Se você tem 1 conjunto rocket passando 30mb e 1 conjunto nano passando 20mb, o bonding terá 40mb no total.
    3 - Se você tem 1 conjunto rocket passando 98mb e 1 conjunto passando 2mb, o bonding terá ............. 4mb no total.

    Cara da uma lidinha básica e assista o vídeo na verdade existem VÁRIOS tipos de Bonding "alguns sim obrigam os meios serem IGUAIS" você deve ser conhecedor da aplicação para USAR da melhor forma. eu ensinei digo demostrei uma dentre inúmeras formas de fazer, que foi em "português (cola xorada que voce controla com pólica de transmissão picadinha)". Ou seja Balance XOR which you control with the xmit_hash_policy opition.

    Agora quanto a quantidade de pacotes eu concordo e discordo ao mesmo tempo, mas não quero falar disto agora pois vai ser tema de um próximo vídeo da AzLink.

    Estimado(s) espero ter sido útil para todos, aproveitando me contaram que aqui no fórum tem um negoci de clik numa tal estrilinha para subir a reputação, onde ela esta?
    Tem alguma para baixar a reputação?