+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Cache Full evite arquivos desnecessários

    Andei analisando o cache do meu servidor Mikrotik 5.18 e vi que ele armazena arquivos do 4Shared, 2Shared, Rapdshare, Mediafire enfim....

    Mas mesmo assim quando boto para baixar o mesmo arquivo, ele simplesmente não baixa do cache, ele baixa outro arquivo igual novamente e vai para o cache lotando cada vez mais.

    Fiz o teste em muitos sites e deram à mesma coisa.

    Todos nós sabemos que esses servidores de links pagos eles não são link direto, são links temporários e substituíveis pelo próprio site.

    Pensando neste problema resolvi criar uma regra para evitar com que esses arquivos lotem o cache, ficando o cache livre para arquivos de link direto.

    Regra para a versão 5.xx: regra5.18cache.txt
    Regra para a versão 2.xx: regra2.94cache.txt

    Esta lista de sites que eu peguei foi do programa mipony, pois ele já está com a lista de vários servidores principais de links pagos.

    Eu estava vendo meu cache com arquivos maiores que 900MB que jamais seriam usados novamente, meu cache estava com uma média de 5GB de arquivos inutilizáveis diários.

    Pronto pessoal, sou novato aceito dúvidas e reclamações, não sou o melhor e também não sou tão leigo.

    Se gostar clique na estrelinha e agradeça.
    Última edição por mjmmarcus2; 05-06-2015 às 10:50. Razão: Links para download atualizados!

  2. #2

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    usa um server em paralelo com thunder 7.1, mesmo que seja ADS e além de tudo funcionar bem, desafoga o MK.
    E olha que não falo isso por usar o thunder não.
    DFalo porque meu processamento caiu de 60% para 8% com a mesma carga. Com isso diminui o risco de travamentos e o hd do mk, que é onde está a licença, passa a ser pouco solicitado. Portanto, sua licença durará mais tempo.

  3. #3

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    valeu mjmmarcus2
    já dei um clic nasua estrelinha.
    cara eu tentei usar cache do mk ,mas nao teve jeito.
    hoje uso á meses sem problemas nenhum.
    o firewall pfsense( cache de páginas) é freebsd,nao precisa dizer mais nada.

  4. #4

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    ola amigo a regra ai serve para a 3xx?

  5. #5
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    ola amigo a regra ai serve para a 3xx?
    Use o da versão 5.xx e aplique, se funcionar irá entrar a regra sem nenhum problema.

    se não funcionar, irá aparecer nomes vermelhos, mas isso não afetará nada, porque a regra não entrará em seu mikrotik.

  6. #6

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    Amigão, você conseguiu fazer esse esquema de evitar arquivos desnecessários valer p/ o youtube, porque o conteudo do youtube é dinamico ?

    abraço...

  7. #7
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    Citação Postado originalmente por FabianoMartins2 Ver Post
    Amigão, você conseguiu fazer esse esquema de evitar arquivos desnecessários valer p/ o youtube, porque o conteudo do youtube é dinamico ? abraço...
    Infelismente o cache do youtube é meio complicado, ele não usa o dominio www.youtube.com, o youtube usa seus provedores de cache denominados de indereços assim:

    o-o---preferred---gvt-for1---v21---lscache3.c.youtube.com
    o-o---preferred---gru03s20---v7---nonxt8.c.youtube.com

    Assim por diante, são milhares de links diferentes do cache do youtube, sendo quase impossível implementar regras para eles

    Use a regra abaixo tambem, melhora bastante o desempenho para seus clientes:
    Melhore o Desempenho de seu Cache no Mikrotik

  8. #8

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    Certo amigão, obrigado pela sugestão. Já estou usando as regras que você postou no topico "Melhore o Desempenho de seu Cache no Mikrotik.

    Obrigado pela força.

  9. #9

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    Tem como amigo eu criar regras so pra os sites que eu quero que va pro cache?

    Se entende que pode por favor AJUDE!!!!!

  10. #10

    Padrão Re: Cache Full evite arquivos desnecessários

    ola mjmmarcus pode me ajudar com essas regras 5x? meu email é [email protected] obrigado