+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    O futuro é incerto porém tem que ter o foco em manter a empresa grande e oferecer sempre o melhor suporte técnico e velocidade a preço competitivo, o que ainda emperra muito esse tipo de negócio é a falta de cooperativismo entre os provedores a fim de corpatilhar estrutura e "rachar" link comprando em maior quantidade podendo competir como gente grande no preço...

  2. #22

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    pois é estamos numa fase incerta!
    não dá pra fazer loucuras.

    o passado é glorioso.
    nosso futuro é incerto.

  3. #23

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    E nos paises de primeiro mundo Europa, EUA essa incerteza também existe?

  4. #24

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Gente por favor vamos ser mais práticos e realistas... Qual de voces (se fossem usuarios) e tivesse a sua disposiçao 15 megas com cabo (velox) a 80,00 , ou 10 megas cabo (net) 39,90, ou ainda 35 megas (gvt) cabo iria contratar 1 ou 2 megas á rádio??? Nós sabemos que a net a radio ainda tem algum futuro onde ha pouca ou nenhuma outra opção... Acho que é isso que nosso amigo esta a procurar. Desculpem-me voces mas a net a radio (2,4 e 5,8) esta com dias contados nao funciona mais como um investimento e sim como "sobrevivencia" exeto rarissimos casos

  5. #25

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Complicou mesmo! Imagine... Eu compro um argrid por R$180,00 instalo no cliente comodato, cobro do cliente 50,00 por mes na mensalidade, são nescessario 3 meses para ter retorno do cliente, isso se o cliente pagar, ai vem a Oi diz que esta cobrando 39,00 em 1MB. So dar para comer mesmo!

  6. #26

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Citação Postado originalmente por phinfor Ver Post
    Gente por favor vamos ser mais práticos e realistas... Qual de voces (se fossem usuarios) e tivesse a sua disposiçao 15 megas com cabo (velox) a 80,00 , ou 10 megas cabo (net) 39,90, ou ainda 35 megas (gvt) cabo iria contratar 1 ou 2 megas á rádio??? Nós sabemos que a net a radio ainda tem algum futuro onde ha pouca ou nenhuma outra opção... Acho que é isso que nosso amigo esta a procurar. Desculpem-me voces mas a net a radio (2,4 e 5,8) esta com dias contados nao funciona mais como um investimento e sim como "sobrevivencia" exeto rarissimos casos
    Prefiro nem comentar esse absurdo, a verdade é uma só, depende muito de cada região onde vc atua, se onde vc atua as teles tem preço e qualidade, vc vai ter que partir para a fibra, hj na minha empresa eu consigo competir com qualquer tele até 10 mega de banda com preço competitivo, isso no rádio, se eu precisar de mais banda para o futuro e nao tiver equipamento no mercado disponivel teremos que partir para o cabo, entao como eu disse no inicio vai depender de cada regiao e da forma que cada um pretende investir.

    Abraço

  7. #27

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Li todos os comentarios antes de postar o meu aqui... E na minha opinião alguns estão equivocados,
    Eu fui Supervisor de Velox por 5 anos e trab depois mais 2 anos com infraestrutura de redes de dados e torres pela Oi no RN, posso dizer a vocês que por conhecer tanto o que se passa dentro de uma operadora que resolvi, construir o meu provedor e a 7 meses estou aqui em Recife, a GVT chegou do meu lado aqui, oferecendo 5,10,15,35 e 50 Mbps, quero dizer a vocês quantos clientes eu perdi pra GVT = Nenhum, e sabe porque, porque montei uma infraestrutura de dar inveja a qualquer provedor de grande porte, tinha um dinheiro guardado e investi pesado em qualidade aqui, o meu provedor caminha para ser o melhor da Regiao. acabei de dar entrada na SCM, e ofereço hoje aos meus clientes 2,3,5,10 e 15mbps uso aqui 100% UBNT em 5.8, a alta qualidade dos equipamentos imprecionam todos os clientes tenho instalado, ja estou no segundo POP, trab com pequenos POPs nos telhados dos clientes, e a partir de fevereiro estou focado em montar uma torre autoportante de 35mts no topo do morro aqui pra meu provedor ter visada total na cidade, e ainda alugar essa torre as operadoras de Celular, porque elas vao ter que investir aqui na regiao, estou a 1,3km da cidade da copa em recife, estou posicionado em um local estratégico.
    Por isso eu tenho certeza que provedores de internet a radio vai sim alguns desaparecer, mas somente aqueles que nao conseguirem investir em qualidade pra atender seus clientes, tem uns provedores aqui que perderam e muito clientes para GVT, porem eles sugavam seus clientes com preços altissimos de 15k a 1mbps, e entao a GVT tá engolindo eles, penso que se tivessem respeito pelo clientes teria investido antes, aqui passa fibra, da intelig, Embratel, Oi, e agora GVT, entao, pra ficar aqui nessa ninho tem que ter peito e investir em qualidade, senao vai pro caixão. Estou pensando grande, diminuir meu lucro pra nao perder meu cliente, acredito muitos podem fazer assim.

    SUPERNET Telecom Ltda

  8. #28

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Citação Postado originalmente por Maclaud Ver Post
    ..., tem uns provedores aqui que perderam e muito clientes para GVT, porem eles sugavam seus clientes com preços altissimos de 15k a 1mbps,.... e entao a GVT tá engolindo eles, penso que se tivessem respeito pelo clientes teria investido antes, aqui passa fibra, da intelig, Embratel, Oi, e agora GVT, entao, pra ficar aqui nessa ninho tem que ter peito e investir em qualidade, senao vai pro caixão. Estou pensando grande, diminuir meu lucro pra nao perder meu cliente, acredito muitos podem fazer assim.

    SUPERNET Telecom Ltda
    Beleza, amigo, o bom ouvir relatos de sucesso. O caminho é esse mesmo... investir.

    Você tem link de onde, que quantidade e a que preço conseguiu? Deve ter um bom link para oferecer planos de 15 mega. E a que preços você pratica seus planos?
    Estes dados são fundamentais para entender seu sucesso onde tem operadoras grandes.

    Este é o gargalo para a maioria dos provedores. O nosso principal insumo é o link.
    Sem ele nada feito.
    Por isso que muitos estão "sugando" seus clientes, como você disse. Não que queiram, mas os custos ainda estão altos na maior parte do país. Os provedores não estão sugando porque querem. É uma questão de custos.

    Usar fibra é a coqueluche do momento. Quem pode que faça. Mas pergunto? a que custo? Um provedor me passou o custo por km implantado, 10.000 reais, só a estrutura para lançar a fibra. Ainda fica a despesa com equipamentos nos clientes. E despesa de projeto.
    Isso sim é investir pesado.
    E tem outra: fiquei sabendo que a Embratel por exemplo consegue comprar fibra em grandes quantidades por 10x menos que o preço de mercado.
    Por isso as grandes estão fibrando o que podem. Deixa elas concluirem seus projetos e teremos um cenário de terror.

    Tudo que já investimos aqui desde o início, se eu tivesse na mão este recurso no começo e a experiencia, teria fibrado as principais ruas de minha cidade. Não muitos km mas concentraria clientes. Temos hoje 8 pontos de Acesso espalhados. Montar uma torre mediana não sai por menos de 10 mil reais funcionando.
    Daí fica um círculo vicioso: se "sugar" do cliente para sobrar para reinvestir, vai perder cliente. Se baixar o preço, não vai juntar para reinvestir. Esse é o dilema que vai levar a maioria a inatividade. Pode ter a melhor instalação, 5.8 etc etc, mas se não tiver preço já era. O apelo comercial das operadoras é muito grande.
    Então o provedor via rádio, como conhecemos hoje, deve sim reduzir em muito, mas isso vai levar tempo. Não é nem questão de novas tecnologias wireless, mas sim custos para competir com planos de banda alta e preços baixos.

  9. #29

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Eh realmente um momento complicado, mas como o pessoal mesmo disse quem tiver qualidade no serviço e um bom suporte técnico, vai ainda permanecer no mercado, igual os provedores de internet discada sobreviveu quem se adaptou.

    Agora só é complicado competir com os investimentos:

    OI: 6 bilhões
    TIM: 9 bilhões
    Claro: 3,5 bilhões

    Sei que o tamanho da infraestrutura não se compara, mas imagina 1% desse dinheiro em nossas mãos para investir, garanto que oferecíamos um serviço bem melhor que essas operadoras.

    O dia que o BNDES abrir as pernas pra gente igual eles fazem para as grandes teles, isso será possível.

  10. #30

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Minha opinião o problema e link!

    Micro setores para no máximo 1km, já entre-quão bastante banda para o cliente. Já estão aparecendo as setoriais com shield, vai da para usar mas algumas na torre e visando 1km com potencia baixinha...
    Fica caro mantes varias estações. Mas o custo em vista de manter uma rede cabeada e bem menor!

    Só esta faltando antenas para os pequenos enlace, visto que ate agora só apareceu shield para antena de 30dbi ou mais.

    Maior dificuldade que vejo e comprar link. Visto que não adianta ter alta capacidade de trafego se não tem como vende-lo...

  11. #31

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Aqui em sampa graças a Deus temos como competir porque o preço do link caiu muito(abaixo de R$ 100,00) e muitas operadoras dando acesso ao ptt a custo muito baixo(r$ 1.200,00 porta gigabit), ai so resta ir para as bordas da cidade como o Naldo falou. Aqui no Grajau tem rua que ainda não tem nem asfalto e nem adsl quem dirá fibra optica. Wireless vai durar muito para aqueles que investirem em qualidade.

  12. #32

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    [QUOTE=1929;632623]Beleza, amigo, o bom ouvir relatos de sucesso. O caminho é esse mesmo... investir.

    Você tem link de onde, que quantidade e a que preço conseguiu? Deve ter um bom link para oferecer planos de 15 mega. E a que preços você pratica seus planos?
    Estes dados são fundamentais para entender seu sucesso onde tem operadoras grandes.

    Este é o gargalo para a maioria dos provedores. O nosso principal insumo é o link.
    Sem ele nada feito.

    Caro amigo 1929, eu fui na contramão da lógica PARA TER LINK DE QUALIDADE, Acredite, bati na porta da GVT e mostrei o meu projeto a - diretoria regional aqui em recife - , els ficaram admirados pela coragem, aproveitei entao e fiz a proposta: 70MBPS ful por R$ 9.000,00 e ainda consegui, 2 linhas ADSL de 35mbps para Backup, pago delas R$ 98,00 mensais, ainda tenho 2Mbps dedicado da Oi aqui para uma queda brusca da GVT, pelo menos os clientes nao irão parar.
    Feito isso eu investi o resto da grana em infraestrutura, montei 2 servidor pc um para loadbalance e outro para server principal tudo MK, climatizei a sala, e comprei 3 nobreaks 1400va + 1 bateria externa, 1 para base e ou outros 2 para os 2 pops que eu tenho, feito isso parti para o mercado aqui, e ja estou com 124 clientes em pouco mais de 6 meses de atividade, acredito que vou fechar o ano se Deus quizer com uns 250 clientes.
    Meus preços: 2mbps R$ 30,00 (inclusão digital)
    5mbps R$ 55,00
    10 mbps R$ 90,00
    15mbps R$ 120,00
    dos 124 clientes atuais 48 sao de 15mbps

    estou satisfeito com os resultados, semana passada eu trouxe a gerencia do banco onde tenho conta e eles vieram aqui, eles tem a chave do BNDES, rsrs como nosso colega falou aí, se tudo se encaminhar, como penso, entao vai dar pra ficar sim, no mercado quando, o mercado se apertar pra os pequenos.
    No mais eu concordo com vc, muitos nao tem grana pra investir em link e isso é o maior problema de todos os provedores, em todas as regioes do nosso país, pensando nisso eu fui oferecer uma parte do meu link pra outro colega aqui e ele ao inves de juntar ligou pra ANATEL, para me denunciar, minha sorte foi eu ja ter dado entrada na lincença SCM e por ter trabalhado 8 anos na Oi, conheci muita gente grande no mercado de telecom, eles vieram aqui e me ajudaram a segurar a ANATEL, mostrei toda papelada e ficaram até meus amigos, disseram que nunca viram tao boa estrutura pra um provedor em inicio de formação, eu fiquei liso, rsrs, mas montei uma estrutura realmente boa, agora to começando a colher os frutos.
    Ofereci ao meu concorrente aqui 10mbps full em um PTP que eu ia fazer pra torre dele, por R$ 1.500,00 e o cara ainda achou caro, ele tem uns 180 clientes, nao tem lincença, nao tem nada, usa uma lincença compartilhada, que vergonhosamente sabemos que nao é legal, agora te pergunto se ele nao tem como pagar um link nesse preço com a quantidade de clientes que ele tem entao tá mesmo quebrado. a tendencia é os clientes dele correr pra um melhor. ele tem perdido clientes pra GVT e pra mim aqui. é o provedor mais antigo aqui, poderia ter ele investido como vc falou, porque tenho certeza que grana ele ganhou e muito, mas só entrava, nada saia pelo visto. Que esse topico faça todos nós pequenos provedores a criar uma boa gestao para nossas pequenas empresas de telecom. Se nao conseguirmos isso iremos mesmo sumir do mercado.

    Estou construindo uma floresta de Antenas!

  13. #33

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Beleza de relato.

    Mas no seu caso é algo especial. Tem grana para segurar as pontas.
    Com 124 clientes se fizer o preço médio dos seus planos, 90,00 reais, dá 11.160,00
    Não cobre as despesas.

    O que acontece no nosso ramo é que a maioria entra devagarinho e vai reinvestindo.
    E não consegue nunca um poder de negociação de link como você conseguiu.
    O certo mesmo é formar um capital e entrar de sola e esperar o retorno que não é tão rápido como muitos gostariam.
    Então o futuro dos provedores vai passar sempre pelo poder econômico. Tem grana, vai para frente ( sem levar em consideração o aspecto técnico).
    Não tem, vai demorar reinvestinho. Se der tempo vai crescer e fortalecer. Se as grandes chegarem pequeno não segura as pontas. Não tem poder de comprar link barato como você teve.

  14. #34

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    ...
    O que eu recomendaria para um provedor ?

    Conseguir baixar o preço da internet para R$10 por mês, inclusão de serviços STFC e Tv a cabo alem da exploração da rede para telecomando, telemedição, vigilancia eletronica, comercio eletronico etc.

    Varios servicos que os provedores normalmente não exploram.

    Em outras palavras, a NOSSA tecnologia é que é a tecnologia disruptiva em questão !
    Jorge, brilhante aula.
    Mas tenho alguns detalhes que ainda me preocupam.

    Acho que a tecnologia disruptiva que você fala está mais ao alcance das grandes teles do que dos provedores.
    Porque penso assim? Porque eles tem acesso ao que for preciso, inclusive ao dumping para manter seus mercados.

    Já imaginaram uma OI da vida resolvendo agir por região na prática do dumping e tendo o resto do mercado no país para escorar os lucros?
    Se eles resolvem baixar os lucros por código de área, uma a uma, onde os concorrentes deles vão parar?
    Ah! temos leis que proibem o dumping. Temos sim, mas quem vai fazer valer? O histórico de ações neste sentido nos mostram que isso é só para inglês ver.

    No nosso caso, dependemos de links, que mesmo baixando para alguns, ainda não permitem a prática de internet por 10,00. Acho eu que nem com link de graça dá para manter planos de 10,00. A receita não vai cobrir outros custos que uma empresa tem. A não ser que milhares e milhares de assinantes fossem captados. E isso iria demandar um investimentos que não está ao alcance de pequenos. Mas está ao alcance de uma grande tele.

    Alguns já citaram que o negócio é procurar os nichos onde as teles ainda não atendem. Mas quando se chega a este ponto, o perigo ronda a porta. Seria decretar a falencia do nosso micro setor.
    Não fica ninguém em pé em questão de tempo.

    Então qual a solução: O mercado está em "falsa" expansão e isso cria uma euforia momentanea. Não é um mercado para todos. Muitos vão parar. Vou fazer força para não estar entre estes. É preciso reinvestir e procurar preços melhores de link.
    Este último então é fundamental. Já há notícias de link por volta dos 100 reais ou até menos. Mas isso ainda é privilégio para poucos.
    E mesmo assim, se for desencadeada uma campanha de dumping ou algo muito próximo disso, nem link vai segurar.
    Temos dois cenários diferentes. Antes do PNBL e depois do PNBL. O Plano teve um efeito favorável na medida que os preços de links começaram a cair. Mas teve um efeito negativo pois as teles baixaram também os preços da última milha. E estão baixando cada vêz mais. Eles tem estrutura para isso, nós não.
    Eles tem a chave das porteiras, o "controle do tráfego" passa pelas redes deles. Nunca deixarão que nós crescamos como gostaríamos.
    Se os provedores tivessem como classe, presença em cada PTT no país, talvêz isso mudasse.
    Mas "vamo que vamo", bola prá frente.

  15. #35

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Teorias Marxistas nunca funcinaram ou funcionam por pouco tempo.

    Também sou formado em Filosofia, além de eletro/eletrônica. Nunca perdemos tempo com o Karl Marx.

    De fato foi postado um assunto interessante que é futuro dos provedores de internet. Esse sim é um assunto importante. O resto são "Xurumelas" que não funcionam. Vide União Soviética, Albânia, Vietnã, Coréia do Norte, China (que agora está se capitalizando e melhorando), Polônia e tantos outros pobres diabos e seus milhões de sofredores.

    Provedor de internet, como qualquer outro negócio, deve ter planejamento, investimento, tratamento profissional, comprar por preços decentes e bons produtos (internet), equipamentos profissionais, profissional treinado, legalização, respeitar o cliente, dentre outros.

  16. #36
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    kkkkkk e que todo mundo pensa que são paulo e tudo tecnologico que tem adsl e fibra pra tudo quanto e lado o cenario aqui e o seguinte:

    *fibra otica somente tem em bairros muito nobres ou centros comerciais (poucos mortais pobre tem fibra no seu pc)
    *adsl e um lixo e so funciona bem em alguns locais
    *via radio tem muito provedor ruim e muito provedor bom (eu graças a deus fui um dos que melhorou o serviço na minha região quando iniciei ninguem tinha banda larga em casa hoje pelos menos 256k tem)
    *to aqui neste exaato momento brigando com o tecnico da vivo antiga telefonica por que o preguiço esta inventando historia falando que meu poste não e padrão para não instalar minhas duas linhas empresa fdp........

    sem falar em asfalto,saude,educação etc etc

    se eu tivesse dinheiro ia montar uma estrutura do carvalho e vender internet boa ate tomar todos os clientes da telecomica to ate com nojo deste tecnico que ta aqui .que odio

  17. #37

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    Naldo, é verdade,

    Aqui em Goiânia e em outras cidades, como Brasília e Curitiba, a GVT faz muita publicidade sobre ADSL de 35, 50 e 100Mbps. Mas, como adquirir? Resposta: só funcionam em alguns bairros de classe média e alta.

    Em grande parte da cidade o ADSL não passa de 10Mbps. Em alguns locais não passa de 5Mbps. Além disso nem sempre é de boa qualidade.

    Os valores cobrados na conta quase sempre questionáveis. Eu mesmo já tive essa experiência quando dependia de outras operadoras. Hoje não dependo mais.

    ADSL "ultrassônico" na fibra somente em algumas áreas. Isso é fato!

  18. #38

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    É verdade naldo, todos pensam que sampa é o paraiso dos megas mas não é. As grandes operadoras só investem nos bairros nobres, aqui no grajaú os caras vendem adsl de 2 megas e só chega 800 k. E vou falar uma coisa, vai continuar assim por muito tempo pode ter certeza. Preço de internet graças a deus eu tenho, estou vendendo 2 megas por 44,90 e entrego, mas se eu tivesse bala na agulha p bancar um comodato a telefonica aqui ja era. Resumindo, planejamento, planejamento, planejamento. Em qualquer negócio é assim.

  19. #39
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    e o que eu falo existe esta asombração que ronda o under linux e de mes em mes vem a mesma afirmação seguida da pergunta :

    (meu deus cabearam tudo e agora)

    aqui tamebme eu sei que tem um monte de cabo mas..

    *ligo na net (sem viabilidade)
    *ligo na gvt sem viabilidade)
    *ligo na vivo (to passando raiva nem meu telefone fixo tão ligando) não tem internet tamebem .portanto podem montar provedor e continuar na luta e sonhando que tem espaço ainda pra trabalhar por uns 30 anos .

    eu queria te uns 20 mega pra entrar no bj e pega uns video em 1920 * 1080 mas ta so no sonho

  20. #40
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão re: O futuro dos Provedores de Internet a Rádio.

    eu com bala na agulha um link de 100 mega ,um sistema de cache eficiente bases tudo ubiquiti m5 eu fazia um estrago kkkk.
    ai num ia ser tipo net .pena eu não ter algum investidor pra montar um provedor decente