+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tsunami Mp11a - Proxin

    Pessoal,

    Tenho muitos rádios tsunami, BSU, RSU, SUI etc... quando comprei paguei caro por eles e hoje, apesar de serem 5.8ghz são extremamente sensíveis à ruídos e possuem mal funcionamento na interface web, que são bugs que nunca foram corrigidos...

    Alguém poderia me informar se existe algum firmware mais recente que permite o uso das tsunamis nos dias de hoje sem esses problemas ou algum macete que possa ser aplicado para burlar tais problemas? Acredito que muitos provedores estão passando por este mesmo problema e acho um absurdo um rádio que há 5 anos atrás chegava a custar R$8mil o par, não ter utilidade hoje... Em muitos casos é melhor fechar um PTP com um par de rádio sysdata em 2.4ghz do que com tsunami em 5.8ghz, isso é mais absurdo ainda... valew..

  2. #2

    Padrão Re: Tsunami Mp11a - Proxin

    Vou te falar. Nessa mesma época eu comprei 4 terabeam paguei R$ 25.000,00 e hoje em dia não servem p nada também. Eu fui inventar de fechar um enlace com airaya que quando eu comprei custa R$ 2.500,00 o par eu precisava de 20 megas e so passaram 4. Resumindo, tecnologia ultrapassada infelizmente.

  3. #3

    Padrão Re: Tsunami Mp11a - Proxin

    Cara eu acho que por terem sido descontinuados a muito tempo nao ha mais versoes "atuais" de firmwares pra Tsunami,mas me lembro que a uns 3 anos atras ainda tinhamos um PTP com elas e nao tinha nenhum problema ao acessa-las nao,e tambem o desempenho pra epoca era excelente com latencia muito baixa e olha que era local bem poluido,agora Sysdata 2,4ghz ganhar da Tsunami vc pegou pesado hein rsrs...

    Abs.

    Citação Postado originalmente por fredericoafd Ver Post
    Pessoal,

    Tenho muitos rádios tsunami, BSU, RSU, SUI etc... quando comprei paguei caro por eles e hoje, apesar de serem 5.8ghz são extremamente sensíveis à ruídos e possuem mal funcionamento na interface web, que são bugs que nunca foram corrigidos...

    Alguém poderia me informar se existe algum firmware mais recente que permite o uso das tsunamis nos dias de hoje sem esses problemas ou algum macete que possa ser aplicado para burlar tais problemas? Acredito que muitos provedores estão passando por este mesmo problema e acho um absurdo um rádio que há 5 anos atrás chegava a custar R$8mil o par, não ter utilidade hoje... Em muitos casos é melhor fechar um PTP com um par de rádio sysdata em 2.4ghz do que com tsunami em 5.8ghz, isso é mais absurdo ainda... valew..

  4. #4

    Padrão Re: Tsunami Mp11a - Proxin

    o Sysdata 2.4 nao passa de uma Ovislink 5460AP, sao boas pra fazer ptp, mais o tsunami com certeza é melhor, mais hj em dia vale mais a pena vc aposentar isso tudo e usar ubiquiti.

  5. #5

    Padrão Re: Tsunami Mp11a - Proxin

    Caro Fernandols, infelizmente é realidade. Tinha um PTP de 5km com tsunami que passava 8megas tranquilo, latência excelente. Depois o link começou a passar menos banda, na faixa de 3megas, mas a latencia continuava boa. Troquei os rádios e continuou a mesma coisa, isso com sinal em -50. Por fim, estava passando 1 mega, mesmo assim com perda de pacote. Resolvi tirar e colocar um PTP em 2.4ghz. Passou 4megas tranquilo e sem dor de cabeça. Por fim, como precisava de mais banda, troquei por um ptp em mikrotik. Mas que o Sysdata foi melhor, não me resta dúvida.

  6. #6

    Padrão Re: Tsunami Mp11a - Proxin

    AS tsunamis assim como a maioria dos rádios 5.8ghz da época utilizam cartão mini-pci, como os do mikrotik. outro dia eu peguei um cartão r52h meia boca para testar em uma tsunami mas ela nem ligou, acho que deve precisar fazer alguma modificação, mas se conseguir fazer funcionar vai ser muito bom.

  7. #7

    Padrão Re: Tsunami Mp11a - Proxin

    Existe uma forma de "desbloquear" os cartões dos Tsunami MP11. Com isso libera todos os canais, tipo "compliance test" dos Ubiquiti.

    Dessa forma você consegue mais canais para fugir da interferência.

    Infelizmente não lembro exatamente tudo o que você precisa, sei que precisa uma máquina com linux, um adaptador igual esse http://produto.mercadolivre.com.br/M...erboard-14-_JM

    Tem um cara, que não sei se participa do fórum ainda, que sabe como fazer, olha o tópico aqui https://under-linux.org/f105/tsunami...abertos-98708/

  8. #8

    Padrão Re: Tsunami Mp11a - Proxin

    Estou feliz, gastei só 5 mil com um par de LongRange!!!!Triste mesmo, estou na mesma que vocês! Queria poder tirar algum proveito, mais não conheço nada que possa ser feito. Bom se desse para por um Mikrotik neles, e usar como uma RB411Ah pelo menos!

  9. #9

    Padrão Re: Tsunami Mp11a - Proxin

    Amigo, eu já havia feito atualização para liberar todos os canais mas fica a mesma coisa, independente do canal... Acho que o que atrapalha tudo é a falta de imunidade à ruidos, tipo um algorítimo igual à Ubiquit e Mikrotik possui. O chato é que ficamos com o pé atrás com esses fabricantes, como podemos garantir que isso não acontecerá novamente nos equipamentos atuais da proxin e tantos outros...