Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. É como o dominioz falou. Além disso em modo roteado tua rede ira ficar mais protegida de alguns problemas, muitas vezes gerada no cliente.

2. Trabalho dos dois modos, mas na seguinte situação:
    Cliente que recebe via rádio e não tenho como cabear na área deixo ele roteado e libero o numero de IP de acordo com a quantidade de Maquinas que o mesmo possui na residência...
    Cliente que consigo formar grupos, deixo o radio em Bridge para poder ter o controle dos que estão ligados ao radio...
    Cliente que têm notebook em casa sedemos um roteador "sem custo" e já deixo configurado, roteado, IP manual (prefiro ter o trabalho de acesso o radio remotamente e liberar para um celular ou amigo do mesmo do que ter retorno de dhcp na rede)...

3. Olá Wesley. Eu fiz um post que pode te ajudar: https://under-linux.org/f143/control...98/#post624924

Transcrevo abaixo a parte do post que acredito poder dar uma luz na sua indagação:

Sobre a idéia de se dividir a rede em várias RBs, trata-se de uma excelente idéia. Infelizmente muita gente faz uma grande bridge, concentrando todo acesso numa RB somente, que as vezes fica muito distante de onde está o usuário.

Até se consegue levar, colocando filtros na bridge e colocando máscara /30 no clientes. Mas isso não é o melhor!

Na minha modesta opinião a melhor configuração é:

- Rotear a rede e colocar uma RB em cada POP.

- Colocar as WLAN das RB ou da Nano para aceitar somente os MACs conhecidos e com WPA. E mais importante, fazer tudo isso com o protocolo RADIUS. Feito isso somente quem é autorizado associa os rádio nos painéis!

- Colocar o rádio do cliente para discar PPPoE. Com isso o PPPoE fica transparente para o cliente, que nem saberá o login e senha. Se o cliente for Ubiquiti, na parte de rede colocar em modo router, com DHCP ativado, com o DHCP dando apenas 1 IP e colocando esse IP na DMZ. Com isso se você der um IP válido para o cliente estará tudo direcionado pela DMZ! Se o cliente quiser utilizar mais máquinas que compre um roteador, de preferência seu na hora da instalação! http://cdn03.under-linux.org/images/smilies/smile.png

- Deixar os cartões (ou nano) com velocidade baixa! Para que deixar um cartão a 11Mbps, se você vende acessos de apenas 1Mbps? Vai ficar forçando o rádio a conectar a 11Mbps a toa!

- Controlar para que nenhum usuário tenha sinal ruim. Um usuário com sinal ruim "segura" todo mundo que está no mesmo cartão!

É isso que tenho feito aqui nos provedores que dou assistência e tem ficado show de bola!

Sobre roteamento escrevi um texto tentando explicar para o pessoal:http://forum.radius.net.br/viewtopic.php?f=10&t=10

Espero ter ajudado!
    Abraço
    Fabricio

4. Fabricio,

Me desculpe pela intromissao.

Quando você cita que não é necessário deixar os rádios conectados a 11Mbps somente porque os clientes estão conectados a 1Mbps o correto não seria deixar as conexões dos clientes sempre a 11Mbps para o caso desta ser a velocidade do protocolo?

Digo isto porque, em minha humilde opinião, se todos os clientes interligados a um determinado PoP estiverem conectados sempre na maior velocidade possível (enlace cliente - antena do PoP) o tempo de resposta vai ser limitado pela capacidade de processamento do hardware do PoP (routerboard, etc.).

Entendo que se existirem clientes conectados em diversas velocidades ao PoP isto sim prejudica o desempenho do mesmo.

Com relação a configuração em bridge ou roteado seria melhor você buscar informação junto a alguma operadora de telecom, porque a estrutura delas opera com este tipo de finalidade e com certeza (e nem sempre) escolheram uma forma ótima de realizar este tipo de configuração. Isto serve para qualquer tipo de tecnologia, seja rádio ou Adsl.

Abraços

Tópicos Similares

1. Modem "VDSL" em Bridge ou Roteado com RB433UAH ?
    Por davidmilfont no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 02-05-2012, 10:59
  2. Hotspot em bridge ou separado?
    Por gulinhaster no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 05-11-2009, 13:56
  3. Bridge ou roteado - a velha discussão
    Por araujoprog no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 11-08-2009, 12:51
  4. Rede em Bridge ou Nat