+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omni x Setorial

    pessoal, preciso de compartilhamento de pessoas aqui nesse forum através do titulo acima citado. Bom, vamos lá;
    Antenas setorial 5.8 (vertical) seja ela qual for, ela tem uma area pequena de propagaçao certo?
    Antenas setorial 5.8 (horizontal) seja ela qual for, ela tem uma area maior de propagaçao certo?
    Antenas omini 5.8 (horizontal) seja ela qual for, ela tem uma area maior de propagaçao certo?

    agora, se eu trabalhar em minha cidade somente com omini em pontos concetrados com distancia maxima de 2 km do cliente em angulo de 360º, qual seria a vantagem e a desvantagem q teria minha rede? sei tbm q a setorial joga muito mais longe....

    por favor comentem....

  2. #2
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão re: Omni x Setorial

    Citação Postado originalmente por alissonfan Ver Post
    pessoal, preciso de compartilhamento de pessoas aqui nesse forum através do titulo acima citado. Bom, vamos lá;
    Antenas setorial 5.8 (vertical) seja ela qual for, ela tem uma area pequena de propagaçao certo?
    Antenas setorial 5.8 (horizontal) seja ela qual for, ela tem uma area maior de propagaçao certo?
    Antenas omini 5.8 (horizontal) seja ela qual for, ela tem uma area maior de propagaçao certo?

    agora, se eu trabalhar em minha cidade somente com omini em pontos concetrados com distancia maxima de 2 km do cliente em angulo de 360º, qual seria a vantagem e a desvantagem q teria minha rede? sei tbm q a setorial joga muito mais longe....

    por favor comentem....
    Olá amigo,
    tem um post com assunto abordado:
    https://under-linux.org/f105/omni-x-setorial-70575/

    como já foi dito no post vai depender do que você pretender atender com estas omni, media de 20 a 30 clientes estourando com planos baixo. se for pra investir é ter retorno rapido melhor colocar setoriais porque você ira atender bem mais clientes com qualidade.

    DICA: coloque os setoriais para atender clientes mais longe do pop e deixa uma omni+bullet ou rb411 para atender clientes próximo.

    abraços...
    __________________________________________________________________
    Caso necessitar de alguém para configuração mikrotik,ubiquiti e speedr.
    wanderson costa
    luziania-Go
    [email protected]

    Se te ajudei clique na estrelinha abaixo!

  3. #3

    Padrão Re: Omni x Setorial

    Esquece omni para atender clientes, use sempre setoriais.
    Se o problema for o custo, incialmente vá de NanoStation no seu POP.
    Se não for, vá de Rocket + BaseStation.

    Abraços,

    Jonas Lima

  4. #4

    Padrão Re: Omni x Setorial

    Citação Postado originalmente por alissonfan Ver Post
    pessoal, preciso de compartilhamento de pessoas aqui nesse forum através do titulo acima citado. Bom, vamos lá;
    Antenas setorial 5.8 (vertical) seja ela qual for, ela tem uma area pequena de propagaçao certo?
    Antenas setorial 5.8 (horizontal) seja ela qual for, ela tem uma area maior de propagaçao certo?
    Antenas omini 5.8 (horizontal) seja ela qual for, ela tem uma area maior de propagaçao certo?

    agora, se eu trabalhar em minha cidade somente com omini em pontos concetrados com distancia maxima de 2 km do cliente em angulo de 360º, qual seria a vantagem e a desvantagem q teria minha rede? sei tbm q a setorial joga muito mais longe....

    por favor comentem....
    Setorial, seja vertical ou horizontal, com especificações semelhantes, irão ter a mesma cobertura. Não é a polaridade vertical ou horizontal que vai determinar a área de cobertura, mas outros fatores, como ângulo de irradiação , inclinação da antena ao ser fixada na torre, etc etc.

    Omni, como o próprio nome diz tem cobertura de 360º, consequentemente vai ter uma cobertura maior, o que nem sempre é a melhor solução.

    O que observo é um uso indiscriminado de antenas, muitos apelando para antenas de maior ganho, quando não precisam disso.
    Outra coisa a ser planejada é com relação ao crescimento esperado do POP.

    Uma coisa que vou falar e já sei que vai ter quem contrarie. Não digo como uma verdade absoluta, nem tenho capacidade para isso. É só um pensamento que tenho comigo. Para que colocar 4 painéis num POP que não vai ter mais que 30 ou 40 usuários? Todos nós sabemos do potencial de cada área que atuamos.
    4 painéis estarão ocupando 4 canais.

    Ah! mas vamos escolhendo canais que não interfiram um no outro alguém dirá. Certo
    Mas este canal vai aparecer até mesmo em outro pop nosso. Quando se trabalha com pequenas células não tem como fugir disso. Pode-se usar antenas com melhor relação frente x costas, com maior blindagem, com shield, etc etc. Mas o "consumo" dos canais estará lá, e atendendo 10 a 15 usuários quando muito. Um desperdíco.

    Um planejamento poderia indicar que uma boa omni de baixo ganho seria o melhor para um caso assim, já que estaria poupando o espectro da utilização de 4 canais. Um só canal iria atender a necessidade do POP.

    Sei que este comentário vai contra o uso corrente. Mas vamos pensar na organização que isso traria para todos os provedores da região. A faixa liberada para nós em 5.4 e 5.8 tem muito mais canais que em 2.4, mas ela não é infinita. Vai encher também e daí vão começar as encrencas.

    Porque não negociarem os provedores para que todos possam usar de forma racional o recurso que é escasso? A canalização.

    Eu tive um caso claro de falta de planejamento. Um outro provedor fez um enlace e eu tenho um POP bem no caminho do enlace dele. Simplesmente me tirou do ar.
    Daí fomos lá verificar e ele tinha colocado o enlace no mesmo canal que estavamos usando. Todos sabemos que não somos donos do canal, mas é aí que entra o planejamento. Com tantos canais disponíveis o sujeito foi lá e colocou bem em cima? 15 minutos depois que ele fechou o enlace nós já estavamos saindo fora para outro canal.
    Outra coisa: deixar 5.8 para enlaces especialmente os longos, já que não tem tanta limitação de potencia se necessário.
    E usar 5.4 em micro células onde tem limitação de potencia para atender os clientes.
    Creio que assim todo mundo viveria em paz. Só que em 5.4 não tem muita coisa homologada.

    Caso contrário daqui a algum tempo vamos ver gente reclamando que 5.8 não dá mais...

  5. #5

    Padrão Re: Omni x Setorial

    Concordo plenamente!!!