+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Este enlace linka com este fresnel??

    Estou com uma proposta de levar entre 10mb e 30mb, as duas torres já estão instaladas sendo que a primeira (PONTO A) já está no limitite de sua estrutura, o (PONTO B) há possibilidade de aumentar.

    PONTO A: (Origem)12º 00' 23,2" S
    042º 36' 48,5" O
    ALTITUDE 930,9m
    TORRE: 24m

    (DISTÂNCIA 41,96km)

    PONTO B: (Destino)

    12º 17' 38,0" S
    042º 21' 46,8" O
    ALTITUDE: 1186,4m
    TORRE: 38m


    No meu rádio mobile estou com o pior fresnel de 1,5 mas não entendo muito este lance de fresenel, assim linka, não linka, qual melhor CUSTO x BENEFÍCIO para passar até 30MB nesse enlace???
    Alguem poderia me passar algo sobre fresnel para me esclarecer melhor?


    Tenho uma experiencia com o mobile em enlaces menores e funcionando perfeitamente, mas no máximo 25km

    Aguardo ajuda de todos.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Este enlace linka com este fresnel??

    Ai meu camaradas 59 visualizações e nenhum comentário... ajuda ai ehehhe

  3. #3

    Padrão Re: Este enlace linka com este fresnel??

    Amigo ... segue abaixo o cálculo do vosso link:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PontoA 24 >>> PontoB 38.pdf
Visualizações:	156
Tamanho: 	47,2 KB
ID:      	38284Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PontoA 40 >>> PontoB 38.pdf
Visualizações:	102
Tamanho: 	47,3 KB
ID:      	38285

    Em resumo:
    Ponto A com 24 metros não será possível fechar este enlace pois Fresnel obstruído. Terá necessidade de eleva-lo para pelo menos 40m.
    Não adianta levantar a antena do Ponto B pois o morro que esta atrapalhando esta próximo ao Ponto A.

    Fresnel:
    (Em palavras simples) - As antenas possuem uma angulação de abertura (em caso de Enlaces PTP em algo torno de 6°) nas duas pontas, se você rascunhar esta abertura saindo das duas antenas chegará um momento em que elas se encontrarão formando um campo de forma elíptica onde você encontrará a zona de fresnel (como pode-se observar nos exemplos abaixo).

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         300px-Fresnel_zone_disrupted.png
Visualizações:	212
Tamanho: 	53,0 KB
ID:      	38286
    Essa é uma explicação meio grosseira do assunto mas é só para formar a ideia do que seria pois o assunto é um tanto quanto extenso, basta pesquisar e estudar.
    Ex.
    (Ing) http://en.wikipedia.org/wiki/Fresnel_zone
    (Port) http://translate.google.com.br/trans...2FFresnel_zone

    Mas o que todos (ou pelo menos a maior parte) sabemos é que um enlace necessita da zona de Fresnel para que possua qualidade, pois quanto maior sua disponibilidade maior será o potencial do seu enlace. Consequentemente se quanto mais obstruído menor qualidade e potencial.

    Espero ter ajudado.

    Saudações

  4. #4

    Padrão Re: Este enlace linka com este fresnel??

    godoy obrigado por me responder, eu tenho aqui o RadioMobile, segundo ele ta com um fresnel de 1,4 pelo pdf do LigoWave me parece pior que no Mobile

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Fresnel.png
Visualizações:	391
Tamanho: 	78,4 KB
ID:      	38291
    Se puder compare os dois ai por favor... realmente não tem como fechar essa enlace com essa torre de 24m???
    Qual seria o pior fresnel para fechar um link no limite?

  5. #5

    Padrão Re: Este enlace linka com este fresnel??

    Citação Postado originalmente por redslack Ver Post
    godoy obrigado por me responder, eu tenho aqui o RadioMobile, segundo ele ta com um fresnel de 1,4 pelo pdf do LigoWave me parece pior que no Mobile

    Se puder compare os dois ai por favor... realmente não tem como fechar essa enlace com essa torre de 24m???
    Qual seria o pior fresnel para fechar um link no limite?
    O cálculo do RadioMobile foi mais claro referente a zona de Fresnel. Até onde sei, o Fresnel não possui um limite minimo exigido a não ser esta livre completamente. Lógico que quanto maior for seu espaço entre o solo mais livre estará de possíveis obstruções.

    O que tens que levar em consideração é que 1,4m é uma altura muito irrisória em relação a distância, pois qualquer obstrução que tiver mais do que essa altura (o que por sinal é facílimo) poderá prejudicar seu enlace. Árvores por exemplo geralmente são bem altas.

    Saudações