+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Galera, preciso ligar uma rede a outra a aproximadamente 3km de distancia. Por ser mais barato e acessivel, pretendo fazer isso usando cabo utp e switchs intelbras 100mb/s. Entretanto, nunca empilhei tantos switchs assim e estou com receito, pois ouvi dizer q o limite é de 16 switchs. Algum ja teve uma experiencia do tipo?
    obrigado!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    era melhor voce fazer um ponto a ponto com radio ,e mas viavel que este monte de switch e cabos .

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Galera, preciso ligar uma rede a outra a aproximadamente 3km de distancia. Por ser mais barato e acessivel, pretendo fazer isso usando cabo utp e switchs intelbras 100mb/s. Entretanto, nunca empilhei tantos switchs assim e estou com receito, pois ouvi dizer q o limite é de 16 switchs. Algum ja teve uma experiencia do tipo?
    obrigado!
    Bom Dia como o naldo disse
    3km aconselho ptp com radio mesmo uma nano m5 resolve seus problemas
    pois pense comigo 3km de utp não fica barato tu vai ter que usar cabo com qualidade estes cabos internos não vai aguentar vai ter que emplilhar os switchs alimentação pros mesmo como vai ser o transporte areo ou terrestre se for usar postes tem o custo se for enterrar tb

    eu iria de radio

  4. #4

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Entendi pessoal. O problema é que aqui tem o relevo nao ajuda. Sao muitos altos e baixos e muitas arvores, edifícios... RJ né... Nao tenho torre e nunca fiz ptp tambem...

    Mas agradeço pelas respostas, abraços
    Última edição por Bruno; 05-08-2012 às 00:03.

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Entendi pessoal. O problema é que aqui tem o relevo nao ajuda. Sao muitos altos e baixos e muitas arvores, edifícios... RJ né... Nao tenho torre e nunca fiz ptp tambem...

    Mas agradeço pelas respostas, abraços

    Hum agora entendi o porque do link ser via cabo
    amigo da uma olhada neste site www.ispshop.com.br
    la tem muito equipamento para o que você prescisa

  6. #6

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Se você tem como puxar tanto cabo de rede, porque nao coloca dois media converters (um em cada ponta) e puxa uma fibra ótica? Talvez nao sai tao barato, mas sai mais profissional e evita perda de pacotes.

  7. #7

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Pode empilhar sem problemas. Mas não use os 100m do cabo, use uns 90, mantenha energia com a máxima qualidade possível, de preferência com nobreak, pois qualquer travamento vai te causar um problemão.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  8. #8

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Esse site ispshop é muito bom mesmo. O problema é que tudo que é bom esta em falta.
    Sobre a fibra, seria muito bom mesmo amigo. O problema é estou totalmente por fora dos custos e de quem faça fibra. O bom seria eu dominar esta area. Penso em fazer um curso de fibra futuramente, pq daqui a pouco minha rede vai precisar de um anel backbone em fibra mesmo...
    sobre o empilhamento dos switchs, no curso da cisco eu havia ouvido falar que so podia 16 em linha, mas se pode mais, beleza. Obrigado!
    Quando fui no interior de SP fiquei encantado de como a terra é plana e tranquila pra fazer ptp. Quem dera se aqui fosse assim rs.

    Alguem tem uma noçao sobre fibra, custos por km lançado em postes, conversores e etc?

    Obrigado pelo apoio galera!

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    olha se vc contabilizar 3 mill metros de cabo utp externo mais 30 switch de qualidade sai quase o preço da fibra

  10. #10

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Boa noite caros colegas!
    Trabalhamos com desenvolvimento de equipamentos para redes cabeadas externas, quanto a situação de perca de pacotes e desempenho, principalmente no troughput quando do empilhamento dos switchs, tudo vai depender de como sua rede for montada. Se voce for unir dois pontos sem instalar clientes que gerem trafego no percurso, dificilmente voce tera problemas de percas. Isso porque os equipamentos irão simplesmente "repassar" os dados de um switch para outro. Numa situação que voce for ramificar essa linha principal, agregar clientes aliado ao trafego, os switchs normais irão perder desempenho e até travar em situações extremas. Por essas questões recomendo analisar bem sua situação e os equipamentos que utilizará.

  11. #11

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Esse site ispshop é muito bom mesmo. O problema é que tudo que é bom esta em falta.
    Sobre a fibra, seria muito bom mesmo amigo. O problema é estou totalmente por fora dos custos e de quem faça fibra. O bom seria eu dominar esta area. Penso em fazer um curso de fibra futuramente, pq daqui a pouco minha rede vai precisar de um anel backbone em fibra mesmo...
    sobre o empilhamento dos switchs, no curso da cisco eu havia ouvido falar que so podia 16 em linha, mas se pode mais, beleza. Obrigado!
    Quando fui no interior de SP fiquei encantado de como a terra é plana e tranquila pra fazer ptp. Quem dera se aqui fosse assim rs.

    Alguem tem uma noçao sobre fibra, custos por km lançado em postes, conversores e etc?

    Obrigado pelo apoio galera!
    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    olha se vc contabilizar 3 mill metros de cabo utp externo mais 30 switch de qualidade sai quase o preço da fibra
    Exato, e sem contar que ainda tem que considerar o cabo de energia.

    Nao acho que deva sair tao mais caro com fibra. Sugeri a fibra por praticidade, ja que você puxa uma única fibra e une os dois lados.

  12. #12

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Exato, e sem contar que ainda tem que considerar o cabo de energia.

    Nao acho que deva sair tao mais caro com fibra. Sugeri a fibra por praticidade, ja que você puxa uma única fibra e une os dois lados.
    Já conversei com pessoas que fizeram longa distancia em cabo de rede (em universidades e afins) e disseram que sempre dava algum problema, desconfiaram até de ddp. O caso é que a fibra veio justamente para resolver isso, além do que evita que oscilações de energia ou raios no caminho perturbem a sua rede(fibra não propaga energia). O custo da fibra em sai é menos de 1 real o metro, da ultima vez que fiz cotação (para um projeto de 2Km) ficava na média 15 reais o metro da fibra instalada + o projeto (se for usar postes) já incluso os conversores para 1Gbps. Mas creio que que para conseguir por um preço menor em grandes cidades. Considere que , sendo cabo de rede ou fibra você vai ter que pegar as autorizações dos órgãos competentes e que a empresa de energia cobra mais caro se for precisar de pontos de energia no trajeto, contando mais pontos a favor da fibra.

  13. #13

    Padrão Re: Limite para empilhamento de switchs X perda de paco

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Galera, preciso ligar uma rede a outra a aproximadamente 3km de distancia. Por ser mais barato e acessivel, pretendo fazer isso usando cabo utp e switchs intelbras 100mb/s. Entretanto, nunca empilhei tantos switchs assim e estou com receito, pois ouvi dizer q o limite é de 16 switchs. Algum ja teve uma experiencia do tipo?
    obrigado!
    no RJ.. só para curiosar.. qual é a finalidade?