+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Ola Senhores,

    Preciso fazer 2 links PTP proprios, ligando 3 prédios diferentes aonde nossa empresa tem escritórios. Cada prédio está a 3km um do outro mais ou menos. Estou no Rio de Janeiro, Capital.

    Os links funcionarão atraves de Nanostation M5, dentro das faixas de 5745 até 5805mhz , obedecendo os limites de EIRP, etc..

    Preciso de SCM para fazer isso ? Lembrando, NÃO revendo acesso a internet, este link seria para uso pessoal.

    Caso sim, quanto custa a licença ?

    Preciso licenciar somente os AP's ou também cada antena cliente ? Quanto custa cada licença para antena ?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Só precisaria de SCM se você prestasse serviço de comunicação, como não é o caso, não precisa.

  3. #3

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Só precisaria de SCM se você prestasse serviço de comunicação, como não é o caso, não precisa.
    Certo mas eu li que se você colocar uma antena pra comunicação outdoor (externa), de um prédio ou de uma casa para outra, precisa de um tal de SLP.

    Isso é necessário ou não ?

    Lembrando, estou no Rio de Janeiro, cidade super grande. Se fosse em cidade pequena eu nem me preocuparia....

  4. #4

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Nunca ouvi falar disso. Não vou te dizer que sim nem que não, mas desconheço e acho pouco provável que precise.

    Só precisaria se fosse utilizar frequência não liberada, que não é o caso de 2.4 e 5.8 Ghz.

  5. #5

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Realmente não precisa de SCM, mas precisa de SLP.

  6. #6

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Não precisa de nenhuma licença, mas você não pode deixar um pouquino de internet para quem esta te alugando o local, pois se isso ocorre você tera que ter SCM.

  7. #7

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Não precisa de nenhuma licença, mas você não pode deixar um pouquino de internet para quem esta te alugando o local, pois se isso ocorre você tera que ter SCM.
    Show de bola!

  8. #8

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Faz teu ptp tranquilo que não da nada velho.

  9. #9

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    A Resolução 506 é clara, nesse caso como o interesse é restrito, vc não precisa de nenhum tipo de autorização, muito menos o SLP, isso porque vc estará usando frequências livres - 5.8Ghz - mas precisará cadastrar as estações como radiação restrita no banco de dados da ANATEL, isso é possível por meio do sistema STEL que encontra no próprio site da Agência.

  10. #10

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Kleber, como é feito esse cadastro?

  11. #11
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Irdcx, se não quiser aborrecimentos, tira sua licença SLP, o mais caro é o projeto do engenheiro, as taxas da Anatel ficam por volta de 400,00, não sei te informar o valor do cadastro das estações, mas com certeza fica mais em conta do que uma autuação, não vai dar cadeia, mas vai dar multa. Os fiscais não irão até vc sem uma denúncia, mas se um provedor licenciado te denunciar, mesmo que n tenha nada a ver com ele, vai dar problema. Ao tirar sua licença SLP (Serviço Limitado Privado) com acessoria de engenheiro, ele faz todo o processo de cadastro junto à Anatel e te orienta dos passos a serem seguidos.
    Já auxiliei uma prefeitura para tirar a SLP, na época (2009) o projeto ficou em R$ 4.500,00 pagos em 10x (pode ser que hj seja mais em conta, pois muitos engenheiros estão na área fazendo esse tipo de projeto) a taxa de SLP na ANATEL ficou em R$ 400,00, ai cada estação tinha um valor que não sei te informar, pois foi o próprio prefeito que terminou o projeto ao todo ele montou 12 estações.
    Fica a dica, se te ajudei estrelinha pra mim. Abraço.

  12. #12
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Irdcx, dá uma olhada na dica do Kleber, pois não lembrei que a frequencia que vc quer usar é 5,8ghz, no caso que citei foi utilizado 2,4ghz. Boa sorte!

  13. #13
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Isso não se enquadra como SLP (Serviço Limitado Privado).

    Quando é para uso próprio e a atividade extrapola os limites da propriedade e se utilizando de equipamentos enquadrados como radiação restrita terá que ser solicitado a ANATEL a liberação para o cadastro no sistema STEL, para o serviço 099 - Serviço de Radiação Restrita.

    Este Serviço não depende de Emissão de Ato de Autorização e nem gera custos de taxas ao Solicitante. Mas se não for feito o cadastro, poderá ser autuado pela ANATEL.

    Dúvidas a disposição,

  14. #14
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Para facilitar o entendimento:

    - 045 Serviço de Comunicação Multimídia (SCM): Comercialização de serviços (internet, VOIP, etc). Gera custos de taxas e anuidades.

    - 019 Serviço Limitado Privado (SLP): Dentre as especialidades deste Serviço no que se referente particularmente em comparação com a SCM, só conheço o caso das Prefeituras (Projeto Cidades Digitais). Em sistemas privados, apenas se utilizar equipamentos que façam uso de frequências licenciadas e enquadrados como 019 e não sejam equipamentos de radiação restrita. Gera custos de taxas e anuidades.

    - 099 Serviço de Radiação Restrita: uso próprio, quando extrapola os limites da propriedade, sem compartilhamento com outras pessoas (físicas ou jurídicas), utilizando equipamentos enquadrados como radiação restrita. Sem custos de taxas e anuidades.

    Abs

  15. #15

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Nesse link http://sistemas.anatel.gov.br/stel/ clica em Radiação Restrita.

  16. #16

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    daqui uns dia precisa licença pra ter um ap em casa

  17. #17

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Olá Irdcx

    Respondendo a sua pergunta , de forma alguma é necessario licença para se fazer um link em frequencias de 2.4 Ghz ou 5.8 Ghz , se fosse qualquer outra frequencia fora destas duas , ai sim , vc teria que fazer um projeto solicitando a frequencia que está disponivel para vc trabalhar. Lembrando-se que vc não pode ter qualquer tipo de vantagem ou comercialização em favor deste link , ou seja tem que ser para uso póprio.





    Se te ajudei clique na estrelinha a baixo ......

  18. #18

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    daqui uns dia precisa licença pra ter um ap em casa
    Se seguir nessa linha de raciocínio proposta, a licença não vai precisar, mas tem que cadastrar o ap no sistema da anatel

  19. #19

    Padrão Re: Link PTP próprio em 5.8 precisa de SCM ?

    Pra usar 900mhz precisa de licença? Como esta isso hoje? No meu caso sera que posso usar ?